O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

SESSÃO N.° 26

EM 29 DE FEVEREIRO DE 1904

Presidencia do Exmo. Sr. Luiz Frederico de Bivar Gomes da Costa

Secretarios - os Dignos Pares

Visconde de Athouguia
Fernando Larcher

SUMMARIO.- Leitura e approvação da acta. - Expediente. - O Digno Par Sebastião Baracho pede que lhe seja enviada a copia de um officio que foi lido na mesa. Em seguida occupa-se da permanencia do engenheiro francez Mr. Croneau na direcção superior do Arsenal de Marinha, e por ultimo refere-se a arbitrariedades praticadas pelo Administrador de Sobral do Monte Agraco. - Responde a S. Exa. o Sr. Presidente do Conselho. - O Digno Par Moraes de Carvalho requere que as sessões d'aqui em deante terminem ás seis horas. - Approvado. - O (Digno Par Jacinto Candido manda para mesa uma nota de interpellação ao Sr. Ministro da Marinha e este membro do Governo declara-se desde já habilitado a responder a ella.

provincia. - Conclue o seu discurso começado na sessão antecedente o Digno Par Sebastião Telles. - Segue no uso da palavra o Digno Par Jacinto Candido. - O Digno Par Santos Viegas requer que a sessão seja prorogada até terminar a interpellação. - Este requerimento é approvado. - Responde aos dois oradores o Sr. Ministro da Marinha. - Depois de algumas considerações apresentadas pelo Digno Par Eduardo José Coelho, encerra-se a sessão e designa-se a immediata, bem como a respectiva ordem do dia.

Assistiu a toda a sessão o Sr. Ministro da Marinha e a parte d'ella o Sr. Presidente do Conselho.

Ás duas horas e quarenta e cinco minutos da tarde, verificando se a presença de 21 Dignos Pares, o Sr. Presidente declarou aberta a sessão.

Foi lida, e seguidamente approvada, a acta da sessão antecedente.

Mencionou-se o seguinte expediente:

Officio do lar. Presidente do Conselho e Ministro do Reino communicando que não existem n'aquella secretaria os documentos a que se refere o officio d'esta Camara n.° 121, e por isso foram requisitados da estação competente em 10 do corrente mez as respectivas copias que serão remettidas logo que se achem concluidas.

Officio da Exma. Sra. D. Anna de Albuquerque da Camara Leme agradecendo a esta Camara o voto de sentimento pela morte de seu esposo o Digno Par D. Luiz da Camara Leme.

Para o archivo.

Officio da Exma. Sra. D. Barbara Franchi de Abreu e Sousa, agradecendo a esta Camara o voto de sentimento pela morte de seu marido o Digno Par Julio Carlos de Abreu e Sousa.

Para o archivo.

Officio do Sr. Ministro do Reino, remettendo 180 exemplares do fasciculo n.° 12 do Boletim Commercial.

Mandaram-se distribuir.

O Sr. Sebastião Baracho: - Pede ao Sr. Presidente que lhe diga a que documentos se refere o officio que foi lido na mesa.

São documentos do Ministerio do Reino respeitantes ao recenseamento eleitoral de Lisboa? Se o officio trata de documentos respeitantes ao recenseamento eleitoral de Lisboa pede ao Sr. Presidente o favor de lhe mandar copia d'esse officio.

O Sr. Presidente: - A copia do officio será enviada ao Digno Par.

O Orador: - Sente não ver na sala o Sr. Jacinto Candido porque, tendo este Digno Par, na sessão anterior, tratado de assumpto a que elle, orador, alludiu nas duas ultimas sessões, e dê-lo referir-se-lhe mais uma vez, ser-lhe-hia agradavel que S. Exa. estivesse presente, se bem que o Digno Par Sr. Jacinto Candido foi o primeiro a reconhecer que elle se expressara com a correcção- que se preza de seguir, quando se refere a membros d'esta casa, presentes ou ausentes.

Registado, pois, o justo reconhecimento pela forma correcta por que alludiu ao Sr. Jacinto Candido quando S. Exa. não estava presente, vae, amoldando se aos mesmos preceitos, tratar do assumpto de que S. Exa. se occupou, sob o aspecto geral e feição que lhe imprimiu.

Vae dizer á Camara, tão succintamente quanto lhe seja possivel, o seu parecer e a sua opinião relativamente ao uso e abuso dos estrangeiros.

Em principio é contrario ao estrangeirismo e, por o ser, é que se insurge contra o facto de, em vez de se prepararem padres em Portugal para as missões, se irem buscar ao estrangeiro, entregando-se-lhes assim serviços e responsabilidades, que só assentariam bem no padre portuguez que, naturalmente, ama o dominio, a auctoridade e o bom nome das nossas colonias.

É tambem contra o estrangeirismo, quando elle se affirma pela fórma des-