O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DOS PARES. 215

intendo que deve ir, e como provavelmente se decidirá depois della o examinar é que ha de haver uma discussão; mas o Digno Par quer que haja duas sobre o mesmo Projecto! (Apoiados.) Acho que isto não e muito razoável, e menos ainda quando se exige só para satisfazer a vontade do Digno Par, ou o seu capricho. Feita a segunda leitura da sua proposição, S. Exa. sustentou-a: o Sr. Ministro do Reino pediu depois a palavra para lhe responder, mas eu não lha concedi sem que primeiro a Camara assim o determinasse; ultimamente pediu-a tambem outro Digno Par, e eu declarei que a não terá sem licença da Camara. Agora vou consultala.

Effectivamente fôram tomados votos, e decidiu-se — que não houvesse agora discussão sobre o Projecto do Sr. Conde de Lavradio.

O SR. PRESIDENTE: — Não posso por tanto dar a palavra a mais nimgue.— Pergunto á Camara a que Commissão ha de remetter-se o Projecto?

Resolveu-se que á de Legislarão.

O SR. CONDE DE LAVRADIO: — Eu tinha, a dar uma explicação, mas não a dou.

O SR. PRESIDENTE: — Ha de haver uma discussão expressamente sobre o Parecer que a Commissão der a respeito do Projecto do Digno Par, e então terá occasião de dar quantas explicações quizer.

Acabam de distribuir-se os documentos annexos ao Projecto de Lei relativo ao bill de indemnidade: é de crer que os Dignos Pares desejem demoralos alguns dias em suas mãos; (Apoiados.) ficará por tanto reservada para a Segunda-feira seguinte a discussão do mesmo Projecto. Nem amanhan nem no Sabbado póde haver Sessão, por que não ha trabalhos promptos: peço por isso aos Dignos Pares, que são Membros de Commissões, queiram reunir-se afim de adiantar alguns. — Está fechada a Sessão.

Eram duas horas e meia.

N°.26 Sessão de 20 de Fevereiro. 1843.

(PRESIDIU o SR. DUQUE DE PALMELLA.)

Foi aberta a Sessão pelas duas horas da tarde;. estiveram presentes 36 Dignos Pares — os Srs. Duques de Palmella, e da Terceira, Marquezes de Abrantes, de Fronteira, de Loulé, das Minas, de Ponte de Lima, e de Santa Iria, Condes do Bom fim, da Cunha, do Farrobo, de Lavradio, de Lumiares, de Paraty, de Rio Maior, de Semodães, e de Villa Real, Viscondes de Fonte Arcada, da Graciosa, de Laborim, de Oliveira, de Sá da Bandeira, da Serra do Pilar, de Sobral, e de Villarinho de S. Romão, Miranda, Ribafria, Gamboa e Liz, Margiochi, Pessanha, Giraldes, Cotta Falcão, Silva Carvalho, Serpa Machado, Polycarpo José Machado, e Trigueiros. — Tambem estiveram presentes os Srs. Ministros dos Negocios do Reino, da Justiça, da Marinha, e dos Estrangeiros.

Lida a Acta da Sessão precedente, ficou approvada.

Mencionou-se a correspondencia, a saber:

1.° Um Officio pelo Ministerio do Reino, em resposta a outro desta Camara que acompanhara um Requerimento (approvado) do Digno Par Visconde de Sá da Bandeira, dizendo que todos os papeis que havia naquelle Ministerio, relativos á emigração que de Portugal e das Ilhas adjacentes tem continuado para paizes estrangeiros, foram remettidos á Camara dos Srs. Deputados.—Ficou a Camara inteirada.

Disse então

O SR. VISCONDE DE SÁ DA BANDEIRA:—Tendo-se apresentado um Projecto nesta Camara sobre a emigração para paizes estrangeiros, será conveniente chamar á Commissão os Srs. Ministros dos Negocios do Reino e da Marinha, para elles dizerem alguma couza a este respeito; acho mesmo necessario que SS. Exa. emittam a sua opinião sobre esse Projecto.

O SR. MINISTRO DOS NEGOCIOS DO REINO: —Com muito gosto comparecerei logo que seja avisado para isso.

O SR. PRESIDENTE: — Para esse fira não e precisa votação da Camara: a Mesa se encarrega de fazer avisar opportunamente a SS. Exa.

Leu-se depois

2.° O seguinte

Officio.

III.mo e Exmo. Sr. — Accusando a recepção do Officio de V. Exa. de 8 do currente no qual suscita a satisfacção do pedido no de 9 de Janeiro antecedente, que acompanhou a copia do Requerimento do Digno Par José da Silva Carvalho, approvado em Sessão do dito dia 9 de Janeiro, em que solicita a remessa dos resultados que existem neste Ministerio a meu cargo das Circulares expedidas em 19 de Abril e 17 de Outubro de 1839, em consequencia de uma requisição da Camara dos Senhores Deputados para se proceder a um inquerito industrial comprehendendo a agricultura, fabricas e commercio, e varios outros objectos, e pelo que toca á mesma agricultura tambem o resultado do que foi mais extensivamente recommendado na Portaria de 26 de Outubro de 1835, assim como os trabalhos que deve ter feito a Commissão d’Estatistica e Topographia creada por Decreto de 30 de Abril de 1841; tenho a honra de enviar a V. Exa. a inclusa nota, contendo a indicação dos Districtos em que houve algum resultado da mencionadas Circulares de 19 de Abril e 17 de Outubro de 1839, ou em relação a alguns Concelhos, ou a todos elles; advertindo que pelo que toca ao numero de fabricas em cada Concelho, suas differentes especies, e numero de operarios nellas empregados, sendo ao Ministerio dos Negocios da Fazenda que os Governadores Civis, e anteriormente a elles os Administradores Geraes dos Districtos, remetteram os respectivos mappas, é ahi que elles devem existir quando não tenham sido enviados a alguma das duas Camaras Legislativas pelas quaes me consta terem sido requisitados por differentes vezes.

Por esta occasião permitia-me V. Exa. ponderar-