O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

374 ANNAES DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

rações e factos de homem e de politico, eu não posso deixar de prestar tambem homenagem.

Esse cavalheiro é o Sr. João Franco Castello Branco.

Se as palavras dos Dignos Pares são para mim merecedoras do maior respeito, as palavras do chefe do Governo, no tocante á sua veracidade, não podem merecer-me a menor duvida.

Confesso, portanto, que com muita admiração minha, me acho enleado entre as declarações do Sr. João Franco, espontaneas, expostas perante o Parlamento, de que adeantamentos illegaes haviam sido feitos á Casa Real, e as declarações conformes, harmonicas, dos tres Dignos Pares.

Se não houvesse ainda outras razões, aquellas que acabo de dizer seriam a. demonstração provada da absoluta indispensabilidade de que venha para a Camara tudo quanto possa existir sobre tal assumpto.

Mas outras versões ha ainda, e ponderosas.

Sr. Presidente: é absolutamente indispensavel esclarecer completamente a opinião publica, para apurar se onde está a absoluta exactidão dos factos, se nas declarações do chefe do Governo, se nas declarações que fizeram os tres Dignos Pares, com a responsabilidade que lhes assiste como chefes de Governos transactos.

Peço, pois, repito, que luz completa se faça para inteira aclaração do assumpto perante o paiz.

(O Digno Par não reviu).

O Sr. Presidente do Conselho de Ministros e Ministro do Reino (João Franco Castello Branco): - Pedi a palavra para dar um esclarecimento ao Digno Par Sr. João Arrojo.

S. Exa. referiu-se a prisões hoje realizadas no Terreiro do Paço.

Já estou habilitado a dizer que essas prisões foram feitas em harmonia com
as instrucções que a policia recebeu do Governo. Desde que se deram os acontecimentos de Alcantara, a policia teve ordem para não consentir qualquer manifestação na rua, e, se a houvesse, para fazer dispersar a multidão.

Estas instrucções da policia não puderam ser cumpridas, pelo que ella se viu na necessidade de effectuar algumas prisões.

O facto não teve aquella importancia ou valor que o Digno Par lhe attribuiu.

Referiu-se ainda o Digno Par aos discursos de outros membros d'esta Camara que hoje usaram da palavra.

Pela minha parte, tenho a dizer, quanto a este assumpto, que é indispensavel que elle venha ao Parlamento; e ha de vir.

Então o Digno Par terá occasião de poder avalial-o devidamente.

Por agora só devo dizer que me sinto bem, pois a opinião publica ainda não me retirou a sua confiança; antes, pelo contrario, me acompanha, e d'este facto acabo de ter a prova n'uma representação que ha pouco me foi entregue por uma numerosa commissão de commerciantes da cidade do Porto, representação firmada por 1:824 assignaturas de individuos que militam em diversas agremiações politicas, e alguns até no partido republicano.

N'essa representação pedem ao Governo que continue seguindo o caminho já encetado.

O Sr. João Arroyo: - Por esse caminho não vae longe.

0 Orador: - Entre a opinião de 1:824 individuos e a opinião do Digno Par ou de algum outro membro da Camara, é natural que tenha mais valor a da representação. (Apoiados).

(S. Exa. não reviu).

O Sr. Presidente: - A primeira sessão é na sexta-feira, 23, com a mesma ordem do dia.

Está encerrada a sessão.

Eram 5 horas e 30 minutos da tarde.

Dignos Pares presentes na sessão de 21 de novembro de 1906

Exmos. Srs.: Augusto José da Cunha ; Sebastião Custodio de Sousa Telles; Marquez-Barão de Alvito ; Marquezes: de Avila e de Bolama, de Pombal, de Sousa Holstein; Arcebispo-Bispo da Guarda; Condes: de Arnoso, do Bomfim, do Cartaxo, de Figueiró, de Monsaraz, de Paraty, de Sabugosa, de Villar Secco; Viscondes: de Asseca, de Monte-São, de Tinalhas; Moraes Carvalho, Pereira de Miranda, Antonio de Azevedo, Eduardo Villaça, Costa e Silva, Santos Viegas, Costa Lobo, Teixeira de Sousa, Telles de Vasconcellos, Campos Henriques, Arthur Hintze Ribeiro, Ayres de Ornei-las, Carlos Palmeirim, Carlos Eugenio de Almeida, Eduardo José Coelho, Serpa Pimentel, Ernesto Hintze Ribeiro, Mattoso Santos, Veiga Beirão, Dias Costa, Francisco Machado, Francisco de Medeiros, Francisco Maria da Cunha, Ressano Garcia, Almeida Garrett, Jacinto Candido, João Arroyo, Teixeira de Vasconcellos, Vasconcellos Gusmão, Mello e Sousa, Avellar Machado, José de Azevedo, Dias Ferrei rã, Moraes Sarmento, José Luciano de Castro, José Luiz Freire, José Maria de Alpoim, José Maria dos Santos, Silveira Vianna, José Vaz de Lacerda, Julio de Vilhena, Luciano Monteiro, Rebello da Silva, Pimentel Pinto, Pessoa de Amorim, Poças Falcão, Bandeira Coelho, Affonso de Espregueira, Pedro de Araujo, Sebastião Dantas Baracho, Deslandes Correia Caldeira e Wenceslau de Lima.

Redactor,

ALBERTO PIMENTEL.