O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 31

SESSÃO DE 11 DE MARÇO DE 1881

Presidencia do exmo. sr. Vicente Ferrer Neto de Paiva (presidente supplementar)

Secretarios - os dignos pares

Visconde de Soares Franco
Eduardo Montufar Barreiros

SUMMARIO

Leitura e approvação da acta da sessão antecedente. - A correspondencia é enviada ao seu destino. - O digno par o sr. Andrade Corvo requer que se peça com urgencia ao governo copia das informações do governador da India ácerca da execução do tratado de 1878. - Approvação da proposta do sr. marquez de Vallada, para que a sessão fosse adiada para o dia immediato.

Ás duas horas e um quarto da tarde, sendo presentes 38 dignos pares, o sr. presidente declarou aberta a sessão.

Lida a acta da sessão precedente, julgou-se approvada na conformidade do regimento, por não haver reclamação em contrario.

Mencionou-se a seguinte:

Correspondencia

Um officio do professor Pereira Caldas, remettendo para a bibliotheca das côrtes, o folheto Encomio a Camões, primeiro de uma serie de onze em via de publicação.

Foi mandado depositar na bibliotheca.

(Estavam presentes os srs. presidente do conselho e ministro da guerra.}

O sr. Presidente: - Creio que não ha duvida nenhuma em se mandar para a livraria das côrtes o exemplar do elogio a Camões, a que se refere o officio que acaba de ser lido.

Entretanto vou consultar a camara a este respeito.

Consultada a camara, resolveu-se affirmativamente.

O sr. Andrade Corvo: - Mando para a mesa o seguinte requerimento.

Leu-se na mesa e é do teor seguinte:

Requerimento

Requeiro que se peça ao governo, com urgencia, copia das informações do governador geral da India, ácerca da execução do tratado de 1871. = Andrade Corvo.

Mandou-se expedir.

O sr. Marquez de Vallada: - Proponho que seja adiada a sessão para amanhã em vista da solemnidade do dia de hoje, que faz com que grande numero de pares não estejam presentes.

Como v. exa. sabe, é uso e costume desde muitos annos não haver sessão no dia de hoje, e eu peço para que se não altere esta pratica constante, uma vez que não ha negocios urgentes a tratar n'este momento. Se os houvera, de certo não faria similhante proposta. Portanto, peço a v. exa. queira consultar a camara se concorda que a sessão seja adiada para amanhã.

O sr. Presidente: - A camara ouviu o requerimento do sr. marquez de Vallada. Os dignos pares que approvam que a sessão seja adiada para amanhã, em vista da solemnidade do dia de hoje, tenham a bondade de se levantar.

Foi approvado;

O sr. Presidente: - A sessão terá logar ámanhã, 12 do corrente, sendo a primeira parte da ordem do dia a discussão do parecer n.° 168, e a segunda parte a continuação da que estava dada para hoje.

Está levantada a sessão.

Eram duas horas e vinte e cinco minutos da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 11 de março de 1881

Exmos. srs.: Vicente Ferrer Neto de Paiva, João Baptista da Silva Ferrão de Carvalho Mártens; Marquezes, de Monfalim, de Sabugosa, de Vallada, Arcebispo de Evora; Condes, dos Arcos, de Avillez, de Castro, de Linhares, da Ribeira Grande, Bispo de Vizeu; Viscondes, de Alves de Sá, de Bivar, de Borges de Castro, da Borralha, de Chancelleiros, da Gandarinha, de S. Januario, das Laranjeiras, de Ovar, de Portocarrero, da Praia Grande, de Seabra, de Soares Franco, de Valmor, de Villa Maior; Barão de Ancede; Mendes Pinheiro, Mello e Carvalho, Quaresma, Antonio Machado, Barros e Sá, Secco, Couto Monteiro, Magalhães Aguiar, Rodrigues Sampaio, Pequito de Seixas, Serpa Pimentel, Cau da Costa, Xavier da Silva, Palmeirim, Montufar Barreiros, Fortunato Barreiros, Francisco Cunha, Henrique de Macedo, Andrade Corvo, Ferreira Lapa, Mendonça Cortez, Braamcamp, Reis e Vasconcellos, Fernandes Vaz, Raposo do Amaral, Mancos de Faria, Camara Leme, Ponte e Horta, Costa Cardoso, Mexia Salema, Franzini, Canto e Castro, Seixas, Pires de Lima, Pereira Dias, Ferreira de Novaes, Calheiros, Seiça e Almeida.

31