O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

904

SECRETARIA. DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

Em virtude de resolução da camará dos dignos pares do reino, tomada em sessão de hontem, se publica o seguinte:

Ministério do reino.— Direcção geral de instrucção publica.— 3.a Repartição. — Livro 20.— N.° 259.— Ill.m" e ex.mo sr.—Respondendo aos quesitos apresentados pelos dignos pares condes do Sobral c Thomar no que respeita a assumptos a cargo da direcção geral de instrucção publica n'estc ministério, e que acompanharam o officio de v. ex.a cie 8 do corrente, cumpro-mo informar a v. ex.a para quo so sirva'faze-lo presente á camará dos dignos pares: 1.° Que nos asylos de Santa Catharina o Nossa Senhora da Conceição ha tres mestras, sendo duas no primeiro, e uma no segundo, as quaes, posto que não terihum titulo do capacidade, se acham comtudo habilitadas para ob-te-lo sem dependência de exame, por estarem comprehen-didas na excepção do § único do artigo 28.° do decreto de 10 de janeiro de 1851; 2.° Que o collegio protestante sito na freguezia de Santa Isabel c exclusivamente destinado para educação e instrucção de filhos de familias inglezas des-

validas; mas que assim mesmo o seu director foi mandado intimar para solicitar a necessária auctorisação; o.° Que o collegio denominado de S. Pedro c S. Paulo é um seminário exclusivamente destinado para educação o instrucção de sacerdotes para o serviço da igreja catholica em Inglaterra. Este seminário foi auctorisado pelos alvarás de 3 de dezembro de 1621 e 20 do agosto de 1626. Por este ultimo alvará estava elle sujeito á superintendência do inquisidor geral, não se tendo posteriormente á extineção d'esta auctoridade tomado outra alguma providencia a este respeito, estando ainda dependente de consulta do conselho geral de instrucção publica o regulamento definitivo para as habilitações dos estrangeiros que pretenderem ensinar exclusivamente os alumnos das suas nações.

Deus guarde a v. ex." Secretaria de estado dos negócios do reino, cm 23 de março de 1861.=111.mo o ex.mosr. conde do Peniche, digno par do reino, secretario da camará dos dignos pares. = Marquez de Loiãê.

Secretaria da camará dos dignos pares do reino, em 27 de março do 1861.= .Diogo Augusto de Castro Constâncio.