O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 32

SESSÃO DE 13 DE ABRIL DE 1883

Presidencia do exmo. sr. João de Andrade Corvo

Secretarios - os dignos pares

Visconde de Soares Franco
Visconde de Chancelleiros

SUMMARIO

Leitura e approvação da acta. - Correspondencia. - Lança-se na acta una voto de sentimento pela morte do digno par sr. conde de Porto Covo da Bandeira. - Justifica-se a falta do sr. Antonio Francisco Machado. - O sr. Barros e Sá apresenta o parecer das commissões de guerra e marinha. - O sr. Abreu e Sousa insta pela remessa de documentos já pedidos ao ministerio da guerra.

Ás duas horas e meia da tarde, sendo presentes 35 dignos pares, o sr. presidente declarou aberta a sessão.

Lida a acta da sessão precedente, julgou-se approvada na conformidade do regimento, por não haver reclamação em contrario.

Mencionou-se a seguinte

correspondencia

Um officio do sr. João Maria de Magalhães, participando que sua cunhada a exma. sra. condessa de Porto Covo da Bandeira o encarregou de participar á camara dos dignos pares o fallecimento de seu presado marido o digno par do reino o conde do mesmo titulo, e que se ha de sepultar no sabbado 14 do corrente, saíndo o prestito funebre pelas onze horas da manhã, da sua capella, na rua de S. Domingos á Lapa.

A camara ficou inteirada.

O sr. Presidente: - Acaba de ler se na mesa a participação da morte do sr. conde de Porto Covo da Bandeira.

Creio que a camara approva que se lance na acta um voto de sentimento pela morte d'este nosso collega. (Muitos apoiados.}

O sr. D. Antonio José de Mello: - Pedi a palavra para declarar a v. exa. que o sr. Antonio Francisco Machado me encarregou de participar a v. exa. e á camara, que não tem comparecido a algumas sessões por incommodo de saude, e pelo mesmo motivo deixará de comparecer a mais algumas.

O sr. Barros e Sá: - Mando para a mesa o parecer das commissões de guerra e de marinha sobre o projecto de lei que estabelece a competencia do supremo tribunal administrativo para tomar conhecimento das questões e reclamações dos officiaes do exercito e da armada relativas a preterições.

Mandou-se imprimir.

O sr. João Chrysostomo: - Sr. presidente, na sessão de 13 de março proximo preterito, tive a honra da mandar para a mesa um requerimento pedindo varios esclarecimentos pelo ministerio da guerra.

Faz hoje justamente um mez, mas esses documentos ainda não chegaram.

O sr. presidente do conselho, tambem na sessão de 27 de março disse n'esta camara que já tinha dado ordem a fim de serem mandados á camara, e que se não tinham Chegado ainda proximamente chegariam.

Entretanto são passados mais de quinze dias e ainda não vieram.

N'estes termos, peço a v. exa. que renove o meu pedido visto não terem sido ainda cumpridas as ordens do sr. ministro da guerra.

O sr. Presidente: - Far-se-ha de novo communicação ao sr. ministro da guerra.

Os dignos pares que hão de compor a deputação que deve acompanhar o prestito funebre do nosso collega, o sr. conde de Porto Covo, receberão aviso em suas casas.

O parecer que foi mandado para a mesa pelo sr. Barros e Sá vae a imprimir, e será distribuido pelos dignos pares para ser discutido na primeira sessão, que terá logar na proxima segunda feira, 16 do corrente.

Está levantada a sessão.

Eram duas horas e tres quartos da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 13 de abril de 1883

Exmos. srs. João de Andrade Corvo; Marquez e Penafiel; Condes, de Alte, de Cabral, de Rio Maior, de Samodães, de Bomfim; Viscondes, de Almeidinha, de Chancelleiros, de S. Januario, de Soares Franco, de Villa Maior; Ornellas, Pereira de Miranda, Quaresma, Barros e Sá, D. Antonio de Mello, Costa Lobo, Palmeirim, Bazilio Cabral, Carlos Bento, Fortunato Barreiros, Francisco Cunha, Jeronymo Maldonado, Abreu e Sousa, Braamcamp, Baptista de Andrade, Reis e Vasconcellos, Ponte Horta, Costa Cardoso, Mexia Salema, Silvestre Ribeiro, Seixas, Pires de Lima, Franzini, Placido de Abreu, Carneiros, Thomás de Carvalho, Vicente Ferrer, Seiça e Almeida.