O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 1249

CORTESJàERftES

SESSÃO REAL DE ABERTURA DA LEGISLATURA

PRINCIPIADA EM 20 DE MAIO DE 1861

Pouco antes da uma hora da tarde, achando-se reunidos na sala das sessões da camará dos senhores deputados da nação portugueza os dignos pares do reino e os senhores deputados da nação portugueza, estando presentes os ex.mo* ministros da coroa; s. ex.a o sr. visconde de Laborim, vice-presidente da camará hereditária, tomou a cadeira da presidência, e, na conformidade do programma, nomeou a deputação para ir receber á entrada do palácio Suas Magestade e Alteza o Serenissimo Senhor Infante D. Luiz, composta dos

Dignos pares Visconde de Castro

Visconde de Campanhã

Barão das Larangeiras

D. Antonio José de Mello

Visconde de Benagazil

Marquez de Ficalho

Marquez de Vianna

Visconde da Luz

Marquez da Ribeira

D, Pedro dè Menezes Brito do Rio

Conde de Rio Maior

Barão de Pernes; Srs. deputados Manuel Antonio Vellez Caldeira Castello Branco

Hermenegildo Augusto de Faria Blanc

Fernando Augusto Villas Boas

Antonio Luiz de Seabra

Antonio Correia Caldeira

Luiz Mendes de Vasconcellos

Augusto Xavier da Silva

José da Silva Mendes Leal Júnior

João Baptista da Silva Ferrão de Carvalho

Mártens Conde da Torre

Augusto Xavier Palmeirim José Maria de Abreu; a qual saiu immediatamente da sala para o indicado fim.

Pela uma hora da tarde entraram na sala da camará Suas Magestade e Alteza, precedidas d'aquella deputação, e acompanhadas da corte e mais pessoas que, em observância do referido programma, deviam assistir á sessão real.

Tendo Suà Magestade tomado assento na cadeira do thro-no, e havendo Sua Magestade El-Rei permittido que se assentassem os membros das duas camarás, leu o seguinte:

«Dignos pares do reino e senhores deputados da nação portugueza:

«Depois de breve interrupção dos trabalhos parlamentares, são de novo chamados os corpos legislativos a occu-par-se dos negócios da governação publica, para os quaes constitucionalmente se torna necessário o seu concurso. E com a maior satisfação que em momento tão solemne me encontro no meio de vós.

«Com todas as potencias nossas alliadas continuamos felizmente a manter as melhores relações de amizade.

«Houve completa tranquillidade no acto eleitoral a que ultimamente se procedeu. É mais uma prova de que a nação está amadurecida para o exercicio das mais importantes das suas prerogativas politicas.

«O desenvolvimento da viação publica continua a merecer a seria attenção do meu governo. Um empréstimo importante, celebrado em condições vantajosas, com capitalistas nacionaes, proporcionará valiosos recursos a este ramo do serviço publico, para a regularisação do qual pelo ministro respectivo vos serão presentes as necessárias providencias.

«Tem de ser chamada a vossa attenção para a conveniente resolução de algumas propostas, antecedentemente apresentadas, cuja iniciativa será renovada pelo meu governo.

«O progresso do rendimento dos impostos indirectos é bastante satisfactorio, e indica a rápida tendência para o restabelecimento do equilíbrio entre a receita e a despeza do estado. Pelo meu ministro da fazenda vos serão" apresentadas algumas medidas com o fim de modificar no sentido do bem do serviço e da conveniência dos contribuintes algumas das disposiçõãs legislativas, que a experiência tem mostrado carecerem de uma tal modificação.

«As nossas províncias ultramarinas, mais do que nunca, reclamam a solicitude dos poderes do estado. O desenvol-

vimento do commercio e da agricultura d'aquellas regiõe é de tanto maior importância quanto é certo que os géneros da producção do seu solo podem em breve offerecer subsídios valiosos á industria nacional e estrangeira. Pelo ministro competente vos serão apresentadas as convenientes propostas sobre o assumpto.

«Pelos diversos ministérios vos será dado conhecimento das providencias que as necessidades publicas reclamam com maior urgência. Espero do vosso zelo e intelligencia a mais decidida cooperação para o engrandecimento do paiz a que nos ufanámos de pertencer.

«Está aberta a sessão.»

Concluída a leitura, Suas Magestade e Alteza saíram da sala com o mesmo cortejo e etiqueta que tivera logar n,a entrada.

Voltando depois á sala a grande deputação, s. ex.a o sr. presidente levantou a sessão, sendo hora e meia da tarde.

Palacio das cortes, em 20 de maio de 1861.=0 conselheiro official maior, director geral, Diogo Augusto de Castro Constâncio.

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×