O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

276 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

"7.ª General de brigada ou contra-almirante."

Sala das sessões da camara dos pares 2 de abril de 1878. = Antonio Florencio de Sousa Pinto.

Foi admittida á discussão.

O sr. Barros e Sá: - Apesar da hora estar bastante adiantada, não póde deixar de responder ao sr. conde do Rio Maior. O orador teria desejo de saber se s. exa. e radical, ou conservador, isto é, se impugna o projecto em nome dos principios radicaes ou dos conservadores, visto servir-se simultaneamente de uns e de outros; porque de um ou de outro modo tornaria mais facil a resposta. Apesar d'isso foi respondendo a cada uma das objecções do sr. conde, umas das quaes lhes pareciam contradictorias, outras contraproducentes, vindo a concluir que as categorias eram justas e necessarias, e que não ficava esta camara desvirtuada por a lei que se discute, como o sr. conde receiava; o que tratou de provar citando as opiniões dos srs. duque de Palmella e conde do Lavradio em 1843.

Maravilhou-se de que s. exa. considerasse uma calamidade a entrada do funccionalismo n'esta camara por effeito das categorias...

O sr. Conde de Rio Maior: - Eu não disse isso.

O Orador: - Oppõe á opinião do sr. conde de serem as categorias contra a carta a sua propria opinião - é de que a não offendem em cousa alguma. Se lhe disser que é uma opinião contra a outra, dirá que tem com tudo a differença de que esta concorda bem com a carta, e até com a maioria dos paizes constitucionaes, incluindo a Hespanha.

O sr. Visconde da Praia Grande: - Mando para a mesa um parecer da commissão de marinha.

Leu-se na, mesa, e mandou-se imprimir.

O sr. Presidente: - A ordem do dia para ámanhã 3 do corrente, é a continuação da que estava dada para hoje e mais o parecer n.° 282.

Ficam com a palavra os srs. Vaz Preto e conde de Rio Maior.

Está levantada a sessão.

Eram cinco horas e dez minutos da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 2 de abril de 1878

Exmos. srs.: Duque d'Avila e de Bolama; Cardeal Patriarcha; Duque de Palmella; Marquezes, de Ficalho, de Fronteira, de Sabugosa, de Vallada, do Vianna, de Mon-falim; Condes, do Casal Ribeiro, de Cavalleiros, de Paraty, da Ribeira Grande, de Rio Maior, de Cabral, do Bomfim, das Alcaçovas, do Farrobo; Viscondes, de Alves de Sá, de Bivar, de Fonte Arcada, de Porto Covo, da Praia Grande, de Seabra, de Seisal, da Silva Carvalho, de Soares Franco, da Praia, dos Olivaes; D. Affonso do Serpa, Mello e Carvalho, Barros e Sá, D. Antonio de Mello, Fontes Pereira de Mello, Paiva Pereira, Serpa Pimentel, Costa Lobo, Xavier da Silva, Palmeirim, Carlos Bento, Barreiros, Larcher, Mártens Ferrão, Ornellas, Pinto Bastos, Reis e Vasconcellos, Vaz Preto, Franzini, Menezes Pitta, Sequeira Pinto, Sousa Pinto.