O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 38

SESSÃO DE 23 DE MARÇO DE 1881

Presidencia do exmo. sr. Vicente Ferrer Neto de Paiva (presidente supplementar)

Secretarios-os dignos pares

Eduardo Montufar Barreiros
Francisco Simões Margiochi

SUMMARIO

Leitura e approvação da acta da sessão antecedente. - A correspondencia é enviada ao seu destino. - O digno par, o sr. Basilio Cabral é introduzido na sala, presta juramento e toma assento na camara. - O sr. presidente participa á camara que recebera um officio, dirigido á mesa pelo sr. presidente do conselho, em que se declara que o governo não podia, na presente sessão, comparecer na camara dos dignos pares.

Ás duas horas e um quarto da tarde, sendo presentes 30 dignos pares, o sr. presidente declarou aberta a sessão.

Lida a acta da sessão precedente, julgou-se approvada, na conformidade do regimento, por não haver reclamação em contrario.

Mencionou-se a seguinte

Correspondencia

Um officio do ministerio das obras publicas, remettendo 100 exemplares dos quadros graphicos dos serviços dependentes d'aquelle ministerio.

Outro, da camara dos senhores deputados, remettendo a proposição de lei fixando a força do exercito para o corrente anno.

Foi á commissão de guerra.

O sr. Presidente: - Consta-me que se acha nos corredores do edificio o novo par do reino, o sr. Bazilio Cabral Teixeira de Queiroz, a fim de tomar assento na camara. Convido os dignos pares, Daun e Lorena e Pereira Dias, para introduzirem na sala s. exa.

Foi introduzido na sala, e leu-se a seguinte:

Carta regia

Bazilio Cabral Teixeira de Queiroz, do meu conselho. Amigo. Eu El-Rei vos envio muito saudar. Tomando em consideração os vossos distinctos merecimentos e qualidades, e attendendo a que pela vossa categoria de governador civil em differentes districtos, com dez annos de exercicio, vos achaes comprehendido na disposição do artigo 4.° da carta de lei de 3 de maio de 1878: hei por bem, tendo ouvido o conselho d'estado, nomear-vos par do reino.

O que me pareceu participar-vos para vossa intelligencia e devidos effeitos.

Escripta no paço da Ajuda, em 7 de janeiro de 1881. = EL-REI. = José Luciano de Castro.

Para Bazilio Cabral Teixeira de Queiroz, do meu conselho.

Prestou juramento e tomou assento o novo digno par.

O sr. Presidente: - Peço a attenção da camara para um officio que acaba de se receber da presidencia do conselho de ministros.

Leu-se na mesa um officio da presidencia do conselho de ministros, participando á camara dos dignos pares não poder o governo comparecer á sessão.

Ficou a camara inteirada.

O sr. Presidente: - Em vista d'esta declaração não podemos entrar na ordem do dia. Teremos sessão ámanhã, 23 do corrente, e a ordem do dia é a mesma que estava dada para hoje.

Está levantada a sessão.

Eram duas horas e trinta minutos da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 22 de março de 1881

Exmos. srs.: Vicente Ferrer Neto de Paiva, Duque de Loulé; Marquezes, de Ficalho, de Monfalim, de Penafiel; Arcebispo de Evora; Condes, dos Arcos, de Avillez, de Bertiandos, de Cabral, de Castro, de Fonte Nova, de Linhares, da Ribeira Grande; Bispos, de Vizeu, eleito do Algarve; Viscondes, de Alves de Sá, de Bivar, de Borges de Castro, da Gandarinha, das Laranjeiras, da Praia Grande, de Seabra, de Valmór, de Villa Maior; Barão de Ancede; Mendes Pinheiro, Ornellas, Quaresma, Antonio Machado, Barros e Sá, Couto Monteiro, Sampaio, Pequito de Seixas, Serpa Pimentel, Cau da Costa, Xavier da Silva, Palmeirim, Teixeira de Queiroz, Carlos Bento, Montufar Barreiros, Fortunato Barreiros, Francisco Cunha, Margiochi, Henrique de Macedo, Andrade Corvo, Ferreira Lapa, Gusmão, Braamcamp, Reis e Vasconcellos, Mancos de Faria, Ponte e Horta, Costa Cardoso, Mexia Salema, Camara Leme, Daun e Lorena, Pires de Lima, Pereira Dias, Franzini, Calheiros, Ferreira Novaes, e Seiça.