O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

SESSÃO N.° 38

EM 5 DE ABRIL DE 1904

Presidencia do Exmo. Sr. Luiz Frederico de Bivar Gomes da Costa

Secretarios - os Dignos Pares

Visconde de Athouguia
Fernando Larcher

SUMMARI0.- Leitura e approvação da acta.- Expediente. - É lido um officio do Digno Par Moraes Sarmento, incluindo uma representação da Camara Municipal de Moura contra as propostas de fazenda. Consultada a Camara deliberou que seja publicada no Diario do Governo. - É lido tambem um officio do presidente de um comicio realizado em Braga, a 25 do mez passado, juntando uma representação votada no mesmo comicio contra as propostas de fazenda. Foi mandada publicar no Diario do Governo. - O Sr. Presidente declara que vae interromper a sessão por algum tempo, na esperança de que o chefe do Governo possa ainda hoje vir dar conta á Camara da alteração ministerial. Reaberta depois, o Sr. Presidente designa o dia da sessão seguinte, visto que o Governo continua empenhado na discussão da outra casa do Parlamento.

Ás duas horas e trinta minutos da tarde, verificando-se a presença de 22 Dignos Pares, o Sr. Presidente declarou aberta a sessão.

Foi lida, e seguidamente approvada, a acta da sessão antecedente.

Mencionou-se o seguinte expediente:

Dois officios sobre documentos requeridos pelos Dignos Pares Conde de Bomfim e Castro Mattoso.

Á secretaria.

É lido na mesa um officio do Digno Par Moraes Sarmento, remettendo uma representação da Camara Municipal de Moura contra as propostas de fazenda.

Consultada a Camara, foi mandada publicar no "Diario do Governo", estando em termos, e enviada á commissão de fazenda.

Seguidamente é lido outro officio do Sr. Manoel Bento de Carvalho, na qualidade de presidente de um comido realizado na cidade de Braga, no dia 25 do proximo passado mez, remettendo uma representação votada no mesmo comido contra as propostas de fazenda.

Mandou-se publicar no "Diario do Governos", estando em termos.

O Sr. Presidente: - O Sr. Presidente do Conselho vae á outra Camara, segundo a praxe estabelecida, dar conta e explicar a alteração que houve no Gabinete. Se S. Exa. tiver tempo, virá ainda hoje a esta Camara.

Interrompe, portanto, a sessão até ás 4 horas e meia. Se a esta hora, e ao reabrir a sessão, ainda não estiver presente o Governo, designará dia para a proximo reunião da Camara.

(Eram 2 horas e 40 minutos da tarde).

As quatro horas e trinta cinco minutos é reaberta a sessão.

O Sr. Presidente:- Não se tendo apresentado até agora o Governo, e sendo provavel que não possa comparecer n'esta Camara antes das seis noras, encerra a sessão, marcando a seguinte para ámanhã, com a mesma ordem do dia que estava dada, isto é, discussão dos pareceres n.ºs 94, fixando a forca do exercito para o anno de 1904-1905; 97, fixando a força naval para o mesmo anno; e 98, relativo ao contingente de recrutas para o exercito, armada, guarda municipal e fisgai para o anno de 1904.

Eram quatro horas e trinta e cinco minutos da tarde.

Dignos Pares presentes na sessão de 5 de abril de 1904

Exmos. Srs.: Luiz Frederico de Bivar Gomes da Costa; Alberto Antonio de Moraes Carvalho; Marquezes: de Avila e de Bolama, do Lavradio, de Penafiel, de Pombal; Condes: de Bertiandos, do Bomfim, de Castello de Paiva, de Figueiró, de Mártens Ferrão, de Monsaraz, de Villar Secco; Visconde de Athouguia, Costa e Silva, Santos Viegas, Costa Lobo, Teixeira de Sousa, Ayres de Ornellas, Palmeirim, Sequeira Pinto, Eduardo José Coelho, Serpa Pimentel, Fernando Larcher, Baptista de Andrade, Jacinto Candido, D. João de Alarcão, Mendonça Côrtez, Avellar Machado, Frederico Laranjo, Silveira Vianna, Julio de Vilhena, Pessoa de Amorim, D. Luiz de Sousa, Miguel Dantas, Pedro Victor, Polycarpo Anjos, Sebastião Telles, Sebastião Dantas Baracho.

O Redactor:
Luiz CRESPO.

Rectificação

Nos Annaes n.° 36, de 22 de março, pag. 431, col. 3.ª, e linha 7.ª onde se lê escola, leia- se escala.