O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 1357

CAMARA DOS DIGNOS PARES

EXTEACTO DA SESSÃO DE 31 DE MAIO DE. 1861 presidência do ex.m° sr. visconde de eaborim vice-presidente

ti , . ¦¦. (Conde de Peniche

Secretários: os dignos pares|D_ Pe(Jro Br;to ão R.Q

A's duas horas e meia da tarde, achando-se reunido o numero legal, declarou o sr. presidente aberta a sessão.

Fez-se a leitura da acta da sessão antecedente, que na conformidade do regimento se julgou approvada, por não haver reclamação em contrario.

Deu-se conta ãa seguinte corresponãencia:

Um officio do ministério da marinha e ultramar, enviando, para ser archivádo, um autographo do decreto das cortes geraes sob n.° 121.

Teve o competente destino.

O sr. Presidente: — Nomeio os dignos pares os srs. conde de Thomar e Joaquim Antonio de Aguiar para introduzirem na sala os novos dignos pares que devem prestar juramento.

Foram introduzidos na sala e prestaram juramento, tomando depois assento na camará, os ex.mos srs. Marino Miguel Franzini, Joaquim Filippe de Soure e Francisco José da Costa Lobo.

ORDEM DO DIA

Propoz-se á discussão o seguinte parecer: PARECER N.° 3

Foi presente á commissão especial, designada pela sorte, em conformidade com o artigo 6.° da carta de lei de 11 de abril de 1845, a pretensão de Cazimiro Barreto Ferraz Sachetti, filho legitimo e primogénito do falleeido par do reino visconde da Granja, pedindo ser investido na mesma dignidade de par do reino, por se verificarem n'elle todos os requisitos exigidos pela mesma lei, o que instruiu com os documentos que juntou.

A commissão, tendo examinado com toda a circumspec-ção os mencionados documentos, e feito as devidas confrontações com as disposições da referida lei, é de parecer que o pretendente está nos termos de ser admittido a tomar assento n'esta camará, prestando previamente o respectivo juramento.-

Sala da commissão, em 27 de maio de 1861. = Conci!e do Sobral—Conde de Santa Maria = Barão ãe Pernes=Vis-conãe ãe Algés.

(Entraram os srs. ministros ãa fazenãa e ãa guerra).

Não havendo quem pedisse a palavra, distribuiram-se as espheras para a votação, entrando na urna quarenta e uma.

O sr. Secretario:—Entraram na urna quarenta e uma espheras brancas, e houve portanto unanimidade na votação que approvou o parecer da commissão.

O sr. Presiãente:—Nomeio os dignos pares os srs. conde de Thomar e Joaquim Antonio de Aguiar para introduzirem na sala o novo digno par que me consta se acha nos corredores.

Feita a introducção, prestou juramento e tomou assento na camará o novo digno par o sr. Barreto Ferraz.

O sr. Presidente:—Antes de entrarmos na segunda parte da ordem do dia, tem a palavra o sr. conselheiro Ferrão.

O sr. Ferrão:—Sr. presidente, pedi a palavra, em primeiro logar, para participar que o sr. visconde de Fornos não pôde comparecer á sessão de hoje por motivo justificado, nem poderá talvez comparecer a mais algumas.

Em segundo logar para expor á camará que, não sendo nunca demasiados os esclarecimentos, que possam obter-se sobre a importante questão do credito predial, cuja iniciativa renovei pela segunda vez n'esta camará, entre as diversas publicações que desde 1858, e em toda a Europa, têem sido feitas sobre este trabalho, sobresáe uma das mais modernas, a penúltima de que tenho conhecimento, a qual appareceu o anno passado, e foi inserta na Revista ãa Legislação Franceza e Estrangeira, na revista clássica de La-boulaie.

Esta analyse tem por titulo:

«Code règlementaire du crédit foncier en Portugal, par M. da Silva Ferrão.

«Examen de cette publication au point de vue doctrinal et historique».

Vem assignada por Sagot-Lesage, doutor em direito.

O auctor em uma breve dissertação, que todavia oceupa trinta e tantas paginas de impressão, analysa conscienciosamente este trabalho e de um modo o mais honroso e favorável, expondo porém, com relação á França, algumas duvidas.

Para dizer em annotações alguma cousa sobre estas duvidas, para que a camará tome conhecimento d'esta analyse, e porque ella vem publicada n'uma revista que tem poucos assignantes n'esta capital, parece-me conveniente que a camará consinta que ella seja impressa para ser distribuída pelos dignos pares, do mesmo modo que outros documentos da mesma natureza, e sobre este tão transcendente objecto, têem sido mandados imprimir.

N'esta persuasão, requeiro a v. ex.a se digne consultar a camará, se permitte esta impressão.

O sr. Presiãente:—Os dignas pares ouviram o sr. conselheiro Ferrão, que pede para que seja impresso um trabalho sobre o credito predial. Os dignos pares que são de opinião que se imprima tenham a bondade de se levantar.

Foi approvaão.

O sr. Conãe ãe Thomar: — Sr. presidente, peço ser in-scripto para renovar a iniciativa de um projecto de lei que apresentei na sessão passada e que a camará já discutiu.

O sr. Presidente: — Segundo uma deliberação ultimamente tomada pela camará, e que altera em parte o que se achava determinado pelo regimento, teremos agora a nomear a commissão de negócios ecclesiasticos, que deve ser composta de cinco membros. Peço aos dignos pares que preparem as suas listas.

Entraram na drna 40 listas, maioria absoluta 21.

O sr. presidente conviãou para escrutinadores os srs. eonãe ãas Alcáçovas e conãe ãe Rio Maior.

Corrido o escrutínio saíram eleitos:

O em.m0 sr. Caldeai Patriarcha, com......... 39 votos.

Os ex.m08srs. Mello e Carvalho............... 35 »

Bispo de Coimbra.............. 32 x>

/ Silva Ferrão......'............. 32 »

Marquez de Vallada............ 24 »

O sr. Ministro ãa Fazenãa (A. J. d'Avila):—Peço á camará permissão para o digno par o sr. Joaquim Filippe de Soure poder accumular, querendo, as funcções de par com as que exerce no tribunal commercial de segunda instancia. Como não está presente o meu collega da justiça, por isso faço este requerimento.

Posto á votação, foi approvado.

O sr. D. Antonio José ãe Mello: — Osr. visconde de Campanhã encarregou-me de participar a v. ex.a e á camará que não pôde comparecer á sessão de hoje e talvez a mais algumas por incommodo de saúde.

Continuanão a orãem do dia, passou-se â eleição ãa commissão ãe fazenãa composta ãe 7 membros.

Entraram na urna 36 listas, maioria absoluta 19. Corrido o escrutinio saíram eleitos:

Os ex.mos srs. Visconde de Castro com.......35 votos.

Margiochi...................34 »

Visconde de Castellões.........34 »

Visconde de Algés............30 »

Barão de Villa Nova de Foscoa. 30 » Felix Pereira de Magalhães .... 26 »

Silva Ferrão.................22 »

O sr. Ferrão: — Sr. presidente, tenho a participar que se acha installada a commissão de legislação, sendo nomeado v. ex.a presidente, e eu secretario, relator será a quem competir, por distribuição entre os membros da mesma commissão, ou como julgar conveniente em relação a cada um dos negócios que forem submettidos ao seu conhecimento e exame.

Passou-se á eleição ãa commissão ãe marinha e ultramar, que é composta de 7 membros.

Entraram na urna 33 listas, maioria 17. Saíram eleitos:

Os ex.mos srs. Conde de Linhares com........33 votos.

João da Silva Carvalho........31 »

Visconde de Castellões.........30 »

Conde do Bomfim.............28 »

Franzini....................28 »

D. Antonio José de M$llo......26 . »

Não tendo nenhum ãos oídros ãignos pares obtião maioria absoluta ãe votos, ãevia proceãer-se a segunão escrutinio para o membro que faltava.

Osr. Presidente:—Como não ha já numero nasala, não podemos continuar na eleição do membro que falta, nem tratar do assumpto relativo ao regimento da camará, por também não estar presente o digno par que tem de se oceupar d'este objecto. Como os trabalhos na outra camará, segundo sou informado, se acham atrasados (O sr. Visconãe de Castro:— Apoiado) não urge termos sessão amanhã, e por isso destino para ella o dia de segunda-feira, 3. — Está fechada a sessão. Eram cinco horas ãa tarãe.

Relação dos dignos pares que estiveram presentes na sessão do dia 31 de maio de 1861

Os srs.: Visconde de Laborim; marquezes de Ficalho, de Niza, de Ponte do Lima, e de Vianna; condes das Alcáçovas, de Mello, de Peniche, da Ponte, da Ponte de Santa Maria, do Rio Maior, do Sobral, ede Thomar; Viscondes de Algés, de Benagazil, de Castellões, de Castro, da Luz, de Ovar, ede Sá da Bandeira; barões de Foscoa, das Laran-geiras, de Pernes, e da Vargem da Ordem, Mello e Salda-

Página 1358

4558

nha, Antonio José tVAvila, Antonio de Azevedo Mello e Carvalho, Cazimiro Barreto Ferraz Sacehetti, Sequeira Pinto, F. P. de Magalhães, Ferrão, Francisco José da Costa Lobo, Margiochi, Moraes Pessanha, Aguiar, Joaquim Filippe de Soure, José Joaquim dos Reis e Vasconcellos, Larcher, José Augusto Braamcamp, Eugénio de Almeida, José Maria Baldy, José Lourenço da Luz, Silva Sanches, Marino Miguel Franzini, Manuel Antonio Vellez Caldeira Castello Branco, Brito do Rio.

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×