O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

350 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

por ella o eleitor votará com conhecimento de causa e com mais alguma independencia.

O sr. Mártens Ferrão: — Depois de algumas ponderações e argumentos deduzidos do que a pratica tem ensinado, observou que a lei não seria uma arma eleitoral, como não podia ter sido concebida com esse intuito.

O sr. Marquez de Vallada: — Reforçou algumas das rasões apresentadas, e quiz assim responder ao sr. Mártens Ferrão.

O sr. Presidente: — Está acabada a inscripção.

Foram mandadas para a mesa diversas emendas ao projecto que se vae votar; por consequencia entendo eu, e vejo que é essa tambem a opinião de quasi todos os dignos pares que tomaram parte n’esta discussão, e do governo, que o mais conveniente é votar o projecto na sua generalidade, sem prejuizo das emendas, que todas hão de ir á commissão, a qual ha de dar um parecer especial sobre ellas.

Quando se discutir esse parecer, os dignos pares, auctores das diversas emendas, terão nova occasião de sustental-as. (Apoiados.)

Agora vou. pôr o projecto á votação, que é só uma, na generalidade e na especialidade.

O sr. Marquez de Vallada: — Requereu votação nominal.

O sr. Presidente: — Eu vou consultar a camara sobre o requerimento do digno par; mas, repito, a votação de que se trata é unicamente da materia do projecto, sem prejuizo das emendas.

Consultada a camara, não concedeu a votação nominal.

Posto o projecto á votação, por levantados e sentados, foi approvado.

O sr. Presidente: — Está evidentemente approvado.

As emendas vão ser mandadas á commissão.

Não podemos deixar de ter sessão amanhã. (Apoiados.) Será, pois, a seguinte sessão ámanhã, 11. A ordem do dia são os pareceres n.ºs 299, 308, 298, 313, 301, 296, 303 e 288.

Está levantada a sessão.

Eram seis horas da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 10 de abril de 1878

Exmos. srs.: Duque d’Avila e de Bolama; Cardeal Patriarcha; Marquezes, de Monfalim, de Sabugosa, de Vallada; Condes, de Cabral, de Cavalleiros, de Linhares, da Ribeira Grande, do Rio Maior, do Bomfim; Viscondes, do Bivar, de Fonte Arcada, dos Olivaes, de Porto Covo, da Praia, da Praia Cirande, do Seisal, da Silva Carvalho, de Soares Franco; D. Affonso de Serpa, Ornellas, Mello e Carvalho, Barros e Sá, D. Antonio de Mello, Paiva Pereira, Serpa Pimentel, Costa Lobo, Barjona de Freitas, Xavier da Silva, Palmeirim, Carlos Bento, Sequeira Pinto, Montufar Barreiros, Larcher, Martens Ferrão, Braamcamp, Pinto Bastos, Vaz Preto, Franzini, Cau da Costa, Fontes Pereira de Mello.