O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO 335

O sr. Presidente: - A respeito dos outros nossos collegas, que infelizmente falleceram no intervallo das sessões, peço á camara que se pronuncie tambem sobre a minha proposta, para, que se lance na acta que foi recebida com profunda magua a noticia do fallecimento d'aquelles dignos pares, e que se mande ás suas viuvas copia da acta d'esta sessão.

Posta á votação esta proposta, foi unanimemente approvada.

O sr. Presidente: - Como não está presente o governo, não podemos entrar na ordem do dia que estava pendente, porque ella carece da presença dos srs. ministros.

O sr. Visconde de Villa Maior: - Peço a palavra sobre a ordem.

O sr. Presidente: - Tem a palavra sobre a ordem o sr. visconde de Villa Maior.

O sr. Visconde de Villa Maior: - Mando para mesa um parecer da commissão de instrucção publica.

Leu-se na mesa e mandou-se imprimir.

O sr. Antonio Augusto de Aguiar: - Mando para a mesa os dois seguintes requerimentos.

(Leu.)

Leram-se na mesa e são do teor seguinte:

1.° Requeiro que se peça ao governo, pelo ministerio dos negocios estrangeiros, que remetta á mesa da camara, para ahi serem por mim consultados, todos os documentos ácerca das recentes negociações de um tratado com a Gran-Bretanha relativo ao Congo. = A. de Aguiar.

2.° Requeiro que se peça ao governo, com urgencia, que mande pelo ministerio da justiça que as differentes conservatorias do reino e ilhas adjacentes forneçam uma nota do valor da propriedade registada como hypothecada com relação ao dia 30 de junho de l88l. = A. de Aguiar.

O sr. Presidente: - Se não ha mais quem peça a palavra, vou levantar a sessão, visto não se poder continuar na ordem do dia.

A primeira sessão será ámanhã, e a ordem do dia a mesma que estava dada, e mais o parecer n.° 113, sobre o projecto n.° 91, se o ministerio estiver presente.

Está levantada a sessão.

Eram duas horas e tres quartos da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 30 de maio de 1881

Exmos. srs. Antonio Maria de Fontes Pereira de Mello; João Baptista da Silva Ferrão Carvalho de Mártens; Marquezes de Ficalho, de Fronteira, de Penafiel, de Sabugosa, de Vallada; Condes: das Alcaçovas, de Cabral, de Casal Ribeiro, de Castro, de Fonte Nova, de Gouveia, de Mesquitella, de Paraty, de Podentes; Bispos: de Lamego, eleito do Algarve; Viscondes: de Alves de Sá, de Bivar, de Borges de Castro; de S. Januario, da Praia Grande, de Soares Franco, de Villa Maior; Aguiar, Pereira de Miranda, Mello e Carvalho, Quaresma, Sousa Pinto, Francisco Machado, D. Antonio de Mello, Couto Monteiro, Serpa Pimentel, Cau da Costa, Xavier da Silva, Palmeirim, Carlos Bento, Sequeira Pinto, Montufar Barreiros, Fortunato Barreiros, Francisco Cunha, Margiochi, Henrique de Macedo, Maldonado, Andrade Corvo, Abreu e Sousa, Ferreira Lapa, Mendonça Cortez, Gusmão, Braamcamp, Castro, Fernandes Vaz, Reis e Vasconcellos, Manços de Faria, Ponte e Horta, Mello e Gouveia, Costa Cardoso, Mexia Salema, Vaz Preto, Franzini, Calheiros, Ferreira Novaes.