O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

578 ANNAES DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

xasse de ser alvo das reformas continuas a que tem sido submettida.

Absoluta e completamente de accordo. O Digno Par deu a razão por que se apresentou este projecto: é para ver se lhe não succede como á commissão superior de guerra, que tem sido, como bem disse o Digno Par, alvo de reformas continuas.

Vamos ver se esta corporação tem mais estabilidade, se os futuros Ministros da Guerra teem menos acção sobre ella, do que teem tido sobre a commissão superior de guerra, que tantos e tão grandes alterações tem soffrido ao sabor e ao capricho de cada Ministro.

Sr. Presidente: está a dar a hora e eu não desejo ficar com a palavra reservada, porque não desejo concorrer para a demora na approvação d'este projecto, por isso eu não posso responder a muitas e variadas considerações que fizeram os Dignos Pares que me precederam, como eu tanto desejava, tendo alem d'isso materia bastante que desejava expor á Camara.

Basta dizer que não me referi ao que se passa nos exercitos das outras nações, que muito interessava para a defesa d'este projecto.

Sr. Presidente: vê V. Exa. e a Camara, pela exposição que fiz, que varias tentativas se teem feito, mas todas até agora infructiferas, para termos um plano detalhado de defesa do paiz, de modo que soubéssemos com a devida antecedencia o que se ha de fazer no momento do perigo, onde ha de haver muita confusão, muita duvida e muita perturbação.

Faço votos para que esta corporação que se vae organizar ponha termo a tantas hesitações e dê o resultado que o paiz espera das suas luzes e do seu patriotismo.

Sr. Presidente: os Dignos Pares Srs. Pimentel Pinto e Baracho referiram-se ao final do meu relatorio, em que eu digo que é uma tentativa patriotica que o Governo emprehendeu, uma experiencia que vae tentar.

E que os futuros Ministros poderão modificar, accrescentar, alterar e mesmo derogar, se a experiencia mostrar que não dá os resultados que se esperam.

Não ha duvida que ninguem poderá affirmar que este projecto vá resolver completamente o assumpto. É uma tentativa que se vae fazer, e oxalá dê resultado.

O que eu confio é nos bons desejos do illustre Ministro da Guerra e faço votos para que S. Exa. veja coroado do melhor êxito a sua patriotica tentativa.

Peço desculpa á Camara pelo tempo que lhe tomei e aos Dignos Pares, a quem tive a honra de responder, se porventura proferi alguma phrase, que decerto foi involuntaria, que os tivesse maguado. Pela estreiteza de tempo não pude dar ás minhas considerações o desenvolvimento que os discursos dos Dignos Pares os Srs. Pimentel Pinto e Dantas Baracho requeriam; mas no meu logar de relator do projecto, a minha obrigação era defendê-lo.

Foi isso o que procurei fazer.

Relevem-me todos o desordenado do meu discurso, que, pela estreiteza do tempo, foi, se pode assim dizer-se, um discurso á vara larga,

Vozes: — Muito bem.

O Sr. Presidente: — Deu a hora.

A ordem do dia para ámanhã é a mesma de hoje.

Está levantada a sessão.

Eram 5 horas e 30 minutos.

Dignos Pares presentes na sessão de 17 de dezembro de 1906

Exmos. Srs.: Augusto José da Cunha, Sebastião Custodio de Sousa Telles, Marquez Barão do Alvito; Marquezes: de Avila e de Bolama, de Pombal, de Sousa Holstein; Condes: de Arnoso, de Bertiandos, do Bomfim, de Figueiró, de Paraty, de Sabugosa; Visconde de Monte-São; Antonio de Azevedo, Santos Viegas, Teixeira de Sousa, Telles de Vasconcellos. Campos Henriques, Arthur Hintze Ribeiro, Ayres de Ornellas, Palmeirim, Vellez Caldeira, Carlos Maria Eugênio de Almeida, Eduardo José Coelho, Serpa Pimentel, Ernesto Hintze Ribeiro, Fernando Larcher, Mattoso Santos, Veiga Beirão, Coelho de Campos, Ferreira do Amaral, Francisco Machado, Francisco de Medeiros, Francisco Maria da Cunha, Almeida Garrett, Baptista de Andrade, Gama Barros, Jacinto Candido, D. João de Alarcão, João Arroyo, Teixeira de Vasconcellos, Gusmão, Moraes Sarmento, José Lobo do Amaral, José Luiz Freire, José de Alpoim, José Maria dos Santos, José Vaz de Lacerda, Julio de Vilhena, Luciano Monteiro, Pimentel Pinto, Pessoa de Amorim, Poças Falcão, Bandeira Coelho, Affonso de Espregueira, Eduardo Villaça e Sebastião Dantas Baracho.

O Redactor,

ALBERTO BRAMÃO.