O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

614 ANNAES DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

ta? Aonde estaria bem, senão entre os soldados que defendessem a patria? Haviamos de levar o Rei constitucional fugitivo, de uma parte para outra como os seus Ministros responsaveis, emquanto se estava derramando o sangue dos que no campo da batalha vestiam honrosamente o uniforme?"

O Sr. Presidente: - Tenho a prevenir o Digno Par que deu a hora.

O Orador: - N'esse caso ponho ponto ás minhas considerações, por hoje, e peco a V. Exa. que me reserve a palavra para a sessão seguinte.

O Sr. Presidente: - Fica o Digno Par com a palavra reservada para a sessão de ámanhã. O Digno Par Sr. Hintze Ribeiro pediu a palavra para antes de se encerrar a sessão ; mas teve a amabilidade de dizer-me que era apenas para fazer um pedido.

Tem, pois, S. Exa. a palavra.

O Sr. Ernesto Hintze Ribeiro: - Agradeço a concessão da palavra; mas tenho o dever de definir o meu direito. A Camara votou ha dias que, ao encerrar-se a sessão, não era conveniente renovar as questões até ahi tratadas. Acato essa resolução; mas o que a Camara não resolveu, nem podia resolver, porque isso importava uma violencia, era que se não permittisse que qualquer Digno Par, ao encerrar-se a sessão, pedisse a palavra e a obtivesse para fazer qualquer pedido, qualquer communicação, qualquer instancia, ou ainda para dar ou pedir explicações sobre qualquer circumstancia ou facto que tenha occorrido durante o debate.

A Camara resolveu que, ao encerrar-se a sessão, não podiam, ser renovadas as discussões até ahi travadas; mas não impediu que qualquer Digno Par pedisse a palavra para os fins que deixa apontados.

O Sr. Presidente: - Foi essa exactamente a interpretação que deu á deliberação da Camara.

O Orador: - Pedi a palavra para fazer um pedido extremamente simples. Rogo ao Sr. Presidente a fineza de communicar ao Sr. Ministro da Fazenda que se digne comparecer n'esta sala, no dia em que tiver de se discutir o projecto que se destina a augmentar os soldos aos officiaes de terra e mar, porque desejo explicar, perante S. Exa., o meu voto, como membro que sou da commissão de fazenda.

(O Digno Par não reviu).

O Sr. Presidente: - A deputação que tem de apresentar a Sua Majestade El-Rei o autographo da proposta relativa á acta geral da Conferencia de Algeciras, é composta dos seguintes Dignos Pares:

Hintze Ribeiro.
Veiga Beirão.
Moraes Carvalho.
Antonio de Azevedo Castello Branco.
Pimentel Pinto.
Julio de Vilhena.
Marquez de Alvilo.

Sua Majestade digna-se receber esta deputação ámanhã á uma hora da tarde.

A ordem do dia para a sessão de ámanhã é a mesma que vinha para hoje.

Está levantada a sessão.

Eram 5 horas e 35 minutos da tarde.

Dignos Pares presentes na sessão de 19 de dezembro de 1906

Exmos. Srs. Augusto José da Cunha; Sebastião Custodio de Sousa Telles; Marquez Barão de Alvito; Marquezes: de Avila e de Bolama, de Pombal; Condes: de Arnoso, de Bertiandos, do Bomfim, do Cartaxo, de Figueiró, de Paraty, de Sabugosa, de Valenças, de Villar Sêcco; Viscondes: de Asseca, de Monte-São, Pereira de Miranda, Antonio de Azevedo, Eduardo Villaça, Costa e Silva, Santos Viegas, Teixeira de Sousa, Telles de Vasconcellos, Campos Henriques, Arthur Hintze Ribeiro, Ayres de Ornellas, Palmeirim, Carlos Maria Eugênio de Almeida, Eduardo José Coelho, Ernesto Hintze Ribeiro, Mattoso Santos, Veiga Beirão, Coelho de Campos, Ferreira do Amaral, Francisco Machado, Francisco Maria da Cunha, Almeida Garrett, Baptista de Andrade, Grama Barros, D. João de Alarcão, João Arroyo, Teixeira de Vasconcellos, Gusmão, Mello e Sousa, Moraes Sarmento, José Lobo do Amaral, José Luiz Freire, José de Alpoim, José Maria dos Santos, Silveira Vianna, José Vaz de Lacerda, Luciano Monteiro, Rebello da Silva, Pimentel Pinto, Pessoa de Amorim, Poças Falcão, Bandeira Coelho, Affonso de Espregueira, Pedro de Araujo e Sebastião Dantas Baracho.

O Redactor,

F. ALVES PEREIBA.