O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

636 ANNAES DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

O Sr. Francisco Maria da Cunha: — Seguindo a orientação do Sr. Pimentel Pinto, não vou agora discutir o projecto que está na tela do debate. Pedi a palavra para me referir unicamente ás considerações que acabam de fazer os dois Dignos Pares que me antecederam no uso da palavra.

Em primeiro logar agradeço a S. Exas. as referencias que fizeram a meu respeito, e que me penhoram tanto mais quando vêem de dois cavalheiros que são dois officiaes distinctissimos, com a melhor reputação.

Na minha qualidade de presidente da commissão de guerra, logar que exerço ha bastante tempo, primeiro por ser o general mais antigo, e ultimamente por ter sido nomeado pelo Governo para presidir a essa commissão, eu não posso fazer excepção alguma entre os seus membros; todos teem dedicado o melhor dos seus estudos e dos seus serviços. O Sr. Sebastião Telles é um militar erudito, de grande reputação, que não pode deixar de merecer a consideração de todos nós, mas a verdade é que todos teem trabalhado por igual para satisfazer aos seus compromissos.

O Sr. Moraes Sarmento não podia ter a intenção de fazer qualquer excepção, e muito menos fazer qualquer consideração desagradavel para os membros d'aquella corporação, nem o podia fazer, porque, se o fizesse, censurava-se a si mesmo, porque ainda ha pouco tempo concorreu para a commissão de guerra com assumptos variadissimos, o que o levou depois a publicar um livro sobre esses trabalhos.

E o que posso asseverar á Camara é que na commissão de guerra não ha trabalho que esteja suspenso.

(S. Exa. não reviu).

O Sr. Presidente: — Está esgotada a inscripção; vae votar-se. Ha uma moção de adiamento do Sr. Baracho ; vae ler-se.

(Lida na mesa foi rejeitada).

O Sr. Presidente: — Vae ser-se o projecto.

(Lido na mesa foi approvado).

O Sr. Presidente: — Vão ler-se as emendas mandadas para a mesa pelo Sr. Conde do Bomfim.

(Leram-se e foram rejeitadas).

O Sr. Presidente: — Está encerrada a sessão.

A proximo sessão é amanhã; a ordem do dia os pareceres n.ºs 20 e 22.

Eram 7 horas e 15 minutos da tarde.

Dignos Pares presentes na sessão de 20 de dezembro de 1906

Exmos. Srs.: Augusto José da Cunha ; Sebastião Custodio de Sousa Telles ; Marquez-Barão de Alvito; Marquezes: de Avila e de Bolama e de Pombal; Condes: de Arnoso, de Bertiandos, do Bomfim, do Cartaxo, de Figueiró, de Paraty, de Sabugosa, de Valenças e de Villar Secco; Viscondes: de Asseca e de Monte-São; Antonio de Azevedo, Eduardo Villaça, Costa e Silva, Santos Viegas, Teixeira da Sousa, Telles de Vasconcellos, Campos Henriques, Arthur Hintze Ribeiro, Ayres de Ornellas, Palmeirim, Carlos Maria Eugênio de Almeida, Eduardo José Coelho, Serpa Pimentel, Ernesto Hintze Ribeiro, Coelho de Campos, Ferreira do Amaral, Francisco Machado, Francisco Maria da Cunha, Almeida Garrett, Baptista de Andrade, Gama Barros, D. João de Alarcão, João Arroyo, Teixeira de Vasconcellos, Gusmão, Mello e Sousa, Moraes Sarmento, José Lobo do Amaral, José Luiz Freire, José de Alpoim, José Vaz de Lacerda, Luciano Monteiro, Pimentel Pinto, Pessoa de Amorim, Poças Falcão, Bandeira Coelho, Affonso de Espregueira, Pedro de Araujo e Sebastião Dantas Baracho.

O Redactor,
ALBERTO BRAMÃO.