O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

684

CAMARA DOS DIGNOS PARES.

EXTRACTO DA SESSÃO DE 14 DE MAIO.

Presidência do Ex.mo Sr. Marquez de Loulé, Vice-Presidente supplementar.

Secretarios – os Srs. Conde da Louzã (D. João),

Brito do Rio.

(Assistia o Sr. Ministro da Marinha.)

Depois das duas horas da tarde, tendo-se verificado a presença de 28 Dignos Pares, declarou o Ex.mo Sr. Presidente aberta a sessão.

Leu-se a acta da antecedente contra a qual não houve reclamação.

Deu-se conta do seguinte

Officio do Fiscal do Conselho de Saude remettendo 50 exemplares da Revisão dos Regulamentos Sanitários. — Mandaram-se distribuir.

O Sr. D. Pedro do Rio — É para participar á Camara, que em conformidade do que ella determinou, fui desanojar o Digno Par o Sr. Conde da Ponte.

O Sr. Visconde de Sá — É para mandar para a Mesa dois requerimentos; um do Major de cavallaria Francisco Maria Monteiro, e outro de José Ignacio Peres Teixeira Mourão (leu-os).

A commissão de guerra.

O Sr. Visconde de Fonte Arcada declara que não usou hontem da palavra, que tinha pedido porque, quando ella lhe chegou, já S. Ex.ª o Sr. Ministro do Reino havia saido da sala; que se S. Ex.ª estivesse presente havia de fazer hoje uso della, mas não está, nem o Sr. Presidente do Conselho, o que seria o mesmo; pede ao Sr. Presidente que, quando qualquer destes dois Srs. Ministros esteja presente lhe queira dar a palavra, porque tem de fazer reflexões, que reputa graves, mesmo gravissimas sobre o que aqui se disse por parte do Governo, ás quaes não póde então dar seguimento pela razão dita de não se achar presente algum dos dois Srs. Ministros.

O Sr. Presidente — Parecia-me conveniente, que o Digno Par pedisse a palavra nessa occasião, porque eu não posso responder pela minha memoria.

O Sr. Visconde de Fonte Arcada — Mas V. Ex.ª póde inscrever-me com essa declaração.

O Sr. Presidente — Mas V. Ex.ª não póde ter dúvida em pedir a palavra n'essa occasião.

O Sr. Visconde de Fonte Arcada— Mas a mim parece-me que isto já aqui se tem feito por vezes....

O Sr. Presidente — Eu não respondo pela minha memoria.

O Sr. Conde de Thomar — O que lhe parece é que, visto estar presente o Sr. Ministro da Marinha, S. Ex.ª houvesse de combinar com os seus collegas o comparecerem mais vezes nesta casa, pois que não se torna necessaria na outra Camara a presença de todos os Srs. Ministros para a discussão que alli tem logar: essa presença alli basta que seja dos Srs. Ministros que são Deputados ou dos que tomam parte na discussão: a esses não se póde com justiça exigir a sua pre-