O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

«f»i

EXTRACTO DA SESSÃO DO 1.» DE MAIO.

Presidência do Ecú.™ Sr. Marquez de Loulé

(Presidente supplementar). Secretários— Os Srs. Conde de Mello.

Conde de Fonte Nova. (Assistia o Sr. Ministro ãa Marinha).

Pelas duas horas da tarde, tendo-se verificado a presença de 38 dignos Pares, declarou o Ex.m0 Sr. Presidente aberta a sessão.

Leu-se a acla da de 21 de Abril, e as das re-uniõra de 26, 28 do mesmo mez, contra as quaes não houve reclamação.

O Sr. Secretario Conde de Mello deu conta da seguinte correspondência :

Ura oflScio do Ministério das Obras Publicas, declarando qqe, em quanto não responde ás perguntas approvadaa por esta Gamara, em sessão de 9 de Janeiro deste anno, diz que o Governo tem concorrido para a construcção do caminho de ferro de lesta com a quantia de 399:992j$500 réis; e que o desenvolvimento que tem tido os trabalhos do mesmo, consta do relatório dos fiscaes do Governo, que, por cópia, en?ia.

Para * secretaria.

-----do Ministério da Guerra, remeltendo, já

sanccionado, um dos authographcis do Decreto das Cortes garaes, que fixa,a força do exercito pua o anno económico de 1854 a 1855.

Para o archivo.

— do Ministério das Obras Publicas, remet-tendo, já sanceionado, um dos authographos do Decreto das Cdrtes geraes, que authorisa a Camará municipal da villa do Barreiro a perceber os direitos de passagem, applicados para a guarda, conservação e melhoramento de uma ponte de embarque e desembarque, Junto 4? mesma villa*

Para o arçhivo,

7—do digno Ptr, Conde d&Loti*S (Joio), participando não poder comparecer na Camará, por estar anojado pelo fallecimento de uma tua cunhada.

Foi mandado desanojar na fôm* do estyío. tul^lrll . ,msteri<í p='p' reino='reino' dos='dos' re-='re-' do='do' gocios='gocios'>

rn™írt]raQrfonãd0' um dos amhographos do Dec/eto das Cortes gftraes> pelo f éFsa-

PEDRO V, durante a sua rainoridade, a viajar por alguns dos paires mais illustrados da Europa.

Para o archívo.

O Sr, Secretario Conde de Mello — Tenho qae participar á Camará, que o digno Par o Sr. D. Pedro de Brito do Rio me encarregou de declarar, que não podia comparecer á sessão de hoje.

O Sr. Presidente — O digno Par o Sr. Conda da Louiã participou achar-se anojado, a Camará por conseguinte quererá que S. Ex.* seja desa-nojado na forma do estylo (apoiados). Por esta occasião cumpre*me participar á Camará que a Deputação por ella nomeada, para no dia 29 de Abril cumprimentar Suss Magegtades, foi recebida por Aquelles Augustos Senhores, com a sut eosturaada benevolência. E «u que como Presidente da Deputação tive a honra de ser o interprete dos sentimentos desta Camará apresentei então a Sua Magestade Regente a seguinte Mensagem (leu).

«Senhor! Celebra-se hoje um dos mais impor-«tantes anniversarios da Monarchia.

«A Camará dos Pares do Reino, Tem celebra-lo «com Vossa Magestade,

«O Grande Príncipe, apenas lhe foi conferido «o Governo do Estado, cogitou logo de o repar-«lir com o seu povo, e commetteu á sua gutrdt «as generosas estipulações em que sabiamente li-«gara as liberdades publicas, e as regalias do «Throno.

«Este famoso Acto, que a nação acolhera com «o maior alvoroço, e que sellou com tanto sau-«gue, constituiu a nossa vida política, assigna-«lou o nosso futuro, e deu cunho á nossa hiato-«ria. Somos decididamente uma nação em que «os Monarchas não podem deixar de ser libe-«raes, em que nunca faltará amor aos que assim «forem.

«Vossa Magestade aprecia melhor que ninguém «os sentimentos de que a Camará dos Pares por «esta occasiâo lhe fax homenagem, porque se a «sorte o chamasse a reger um povo, a que o ar-«bitrio das homens, e o poder do tempo, hou-«vessem roubado as instituições, faria o que fez «o nosso Libertador de saudosisiima memória.

« A Camará dos Pares, congralulando-se com uVossa Mageslade, sabe que se congratula com «um Príncipe, que se uniu em espirito ás nossas «épocas heróicas, que abraçou convicto a nossa «Lei política, sabe que no Seu Coração Leal e «Bondoso achou nm coração verdadeiramente por-«tuguez.

«Senhor! Vossa Magestade é depositário de «um precioso legado de gentilezas, demartyrios, «de liberdade ecitilisação. Esse legado éa Carta « Constitucional; em breve o entregará Vossa Ma-«gestade ao Senhor D. PEDRO V, de quem a «nação confiadamente espera, um Governo, que «corresponda á esmerada educação que recebeu, «aos bons exemplos, que Seus Augustos Pais lhe «tem dado, e ás sábias tradições, que seu glorioso a «Avó lhe impoz como um preceito de família; e «que não cessa de lhe recotimendar, com o im-« morredouro esplendor da Sua gloria.

«A Regência de Vossa Magestade ha-de ficar «era boa memória entre os portuguezes. Vossa «Mageetade não ambiciona; por certo, outra «honra, nem outro galardão. Esse, desde já, lho «vaticina a Camará dos Pares, e pela sua parte «lho assegura.

«São estes, Senhor, os leaes e sinceros sen-«timentos da Camará dos Pares. Digne-se Vossa «Magestade acceital-os benignamente.»

Levantando-se então o Sr. Presidente, e posta logo toda a Garoara de pé, S. Ex.' leu a Resposta de El-Rei, que é a seguinte:

« Agradeço á Gamara dos dignos Pares do Reino «a expressão de seus votos, pela conservação da «Carta constitucional da monarcfra.

« Este código, que todos venerámos, como da-«diva de um Rei filosopho, que sacrificou a Sua «preciosa existência em defensa das liberdades «pátrias, que também nos campos de batalha sus-«tentou heroicamente, esle código será sempre o «objecto da nossa profunda veneração.

«A Gamara dos dignos Pares do Reino, con-« correndo para o sustentar illezo, merecerá o res-«peito, e as bênçãos da generosa nação portu-« gueza.»

O Sr. Visconde ãa Granja, por parte da com-missão de guerra, leu e mandou para a Mesa um parecer da mesma commisíão, sobre a proposição de Lei n.° 92 da Gamara dos Srs. Deputados.

À imprimir.

O Sr. Serpa Machado — Sr. Presidente, levanto me para fazer uma rectificação, ou explicação, não das minhas palavras, porque as não proferi, mas do silencio que guardei n'uma das sessões desta Gamara, em que, por proposta de um digno Par, se nomeou uma commissío de inquérito relativamente a negócios do ultramar, e especialmente ao Governo geral de Angola: então uma parte dos membros nomeados para essa commis-são, pediram escusa de fazerem parte da mesma commissão, pelas razões que eu me não farei cargo de expender agora, mas as quaes a Camará não attendeu, e no entanto SS. Es." declararam que não tomariam parle nos trabalhos da commissão. Eu que tive a honra de ser nomeado membro da commissão por esta Gamara, fui silencioso, e necessito, por conseguinte, de explicar as razões do meu silencio,