O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 3 DE AGOSTO DE 1869

Presidencia do exmo. sr. Conde de Lavradio

Secretarios - os dignos pares

Conde de Fonte Nova
Jayme Lancher

Ás duas horas e um quarto da tarde, sendo presentes 21 dignos pares, foi declarada aberta a sessão.

Lida a acta da precedente, julgou-se approvada na conformidade do regimento, por não haver observação em contrario.

Não houve correspondencia.

O sr. Presidente: - Cumpre-me declarar á camara que o digno par secretario, o sr. visconde de Soares Franco, não póde comparecer á sessão de hoje, e talvez a mais algumas, por estar justamente impedido.

O sr. Presidente do Conselho de Ministros (Marguez de Sá da Bandeira): - Pedi a palavra para participar á camara n'esta occasião as nomeações dos novos ministros.

Tendo o sr. Pequito e o sr. conde de Samodães pedido a sua exoneração, foi aceita por Sua Magestade, que se dignou nomear para as duas pastas, da fazenda e da justiça, aos srs. Saraiva de Carvalho e Mendonça Cortez, deputados ambos. Elles virão apresentar-se n'esta camara logo que lhes seja possivel saírem da outra camara, onde actualmente estão.

O sr. Vaz Preto: - Acabo de ouvir a declaração do sr. presidente do conselho, e s. exa. disse muito bem que era do dever dos srs. ministros virem aqui, mas que o não podem fazer agora por estarem envolvidos n'uma questão muito seria que se ventila na outra camara; por consequencia requeria a v. exa. que se suspendesse esta sessão até ás quatro horas, em que naturalmente será que s. exas. poderão aqui vir. Nós temos de pedir ao governo muitas explicações, e eu pela minha parte declaro desde já que tenciono tomar bastante calor por entender que se não procedeu constitucionalmente na reconstrucção ministerial que acaba de ter logar.

O sr. Ferrer: - Sr. presidente, eu tambem sou partidario da economia de tempo, mas hontem prorogou-se a sessão na camara dos senhores deputados, e provavelmente tambem se proroga hoje, e por isso entendo que não se ganha nada em estarmos aqui á espera sem saber a que horas acabará a sessão na outra camara. S. exas. hão de necessariamente aqui vir, e se não vem hoje, virão ámanhã, e então não acho que sé deva prorogar a sessão do hoje (apoiados).

O sr. Vaz Preto: - Desisto da minha proposta; porém insisto na necessidade de, se os srs. ministros não comparecerem n'esta casa, o fazerem ámanhã, porque a camara tem que pedir serias explicações.

O sr. Presidente: - Vou ler os nomes dos dignos pares que, conjunctamente com o presidente, hão de compor a deputação que tem de levar á presença de Sua Magestade alguns decretos das côrtes para receberem a sua real sancção.

Os nomes dos dignos pares que hão de compor a deputação são, alem do presidente, os seguintes:

Exmos. srs. Conde de Fonte Nova.

Conde de Castro.

Conde d'Avila.

Conde de Linhares.

Conde de Samodães.

José Joaquim dos Reis e Vasconcellos.

Ainda se não sabe o dia e hora em que Sua Magestade receberá a deputação; logo que se souber, serão avisados os dignos pares.

Não sei se alguma commissão tem pareceres a apresentar?

O sr. Mello e Saldanha: - Mando para a mesa tres pareceres da commissão de guerra.

Leram-se na mesa, e foram a imprimir.

O sr. Presidente: - Não havendo mais objecto algum a apresentar á apreciação da camara, a primeira sessão será amanhã, e a ordem do dia apresentação de pareceres e as explicações que porventura serão pedidas aos srs. ministros, em consequencia da reconstrucção.

Está levantada a sessão.

Eram duas horas e tres quartos da tarde.

Relação dos dignos pares que estiveram presentes na sessão de 3 de agosto de 1869

Os exmos. srs.: Condes, de Lavradio, de Castro; Marquezes, de Ficalho, de Fronteira, de Sá da Bandeira, de Sabugosa; Condes, d'Avila, de Campanhã, de Fonte Nova, de Fornos, da Ponte, de Rio Maior; Viscondes, de Algés, de Benagazil, de Fonte Arcada, de Ovar, da Vargem da Ordem; Mello e Carvalho, D. Antonio José de Mello, Silva Ferrão, Larcher, Pinto Bastos, Reis e Vasconcellos, Baldy, Rebello da Silva, Preto Geraldes, Menezes Pitta, Fernandes Thomás, Ferrer.