O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.°49

SESSÃO DE 10 DE JUNHO DE 1899

Presidencia do exmo. sr. José Maria Rodrigues de Carvalho

Secretarios — os dignos pares

Julio Carlos de Abreu e Sousa
Conde de Bertiandos

SUMMARIO

Leitura e approvação da acta. — Correspondencia. — O digno par Correia de Barros manda para a mesa um parecer da commissão de fazenda referente ás emendas ao projecto que auctorisa a amoedação de nickel. Foi a imprimir. — O digno par D. Luiz da camara Leme declara que se tivesse assistido ao final da sessão anterior teria rejeitado a moção do digno par Pereira Dias, e em seguida allude á reorganisação do exercito. — O digno par conde de Lagoaça participa que a commissão de fazenda escolheu para seu presidente o digno par Pereira de Miranda, em substituição do digno par Ernesto Hintze Ribeiro, e agradece a este o zêlo e intelligencia com que presidiu sempre á mesma commissão. — O digno par Fernando Larcher rectifica uma parte do summario da sessão anterior, e refere-se ás actas da commissão de guerra.— O digno par Margiochi declara que se tivesse assistido á sessão passada teria rejeitado a proposta do digno par Pereira Dias. — O digno par conde de Thomar pergunta ao governo se está disposto a fazer approvar um projecto que se destina á creação de um sanatorio para tuberculosos, e apresenta a sua declaração de voto em relação á proposta do digno par Pereira Dias, approvada na sessão antecedente.— O sr. presidente do conselho dá explicações referentes a medidas contra a tuberculose.— O digno par Ernesto Hintze Ribeiro manda para a mesa uma declaração de voto do digno par Frederico Arouca, e agradece as palavras proferidas ha pouco pelo digno par conde de Lagoaça. — Os dignos pares conde da Azarujinha e Antonio de Azevedo Castello Branco justificam as suas faltas á sessão antecedente, e declaram que se a ella tivessem assistido rejeitariam a proposta do digno par Pereira Dias. — O digno par Telles de Vasconcellos participa que não póde comparecer á sessão de hoje por motivo de doença. — O digno par Carlos Palmeirim pergunta se já chegaram uns documentos que requisitou ao ministerio da guerra.—Entre o digno par conde de Lagoaça e o sr. presidente do conselho de ministros trocam-se explicações ácerca de convites para os jantares do paço, realisados por occasião da visita das esquadras allemã e ingleza.— O digno par Fernando Larcher manda para a mesa um exemplar das actas da commissão de guerra.

Ordem do dia: é approvado sem discussão o parecer n.° 3,35, respeitante ás emendas ao projecto do cabo submarino. —E posto em discussão e approvado, depois de considerações apresentadas pelos dignos pares conde de Thomar, Francisco Maria da Cunha e Pereira Dias, o parecer n.° 125, que trata da reorganisação do exercito.—Designa-se a proxima sessão e a respectiva ordem do dia.

(Estiveram presentes á sessão os srs. presidente do conselho, e ministros da guerra, da marinha e das obras publicas.)

Pelas tres horas e dez minutos da tarde, verificando-se a presença de 37 dignos pares, o sr. presidente declarou aberta a sessão.

Foi lida, e seguidamente approvada, a acta da sessão antecedente.

Mencionou-se o seguinte

Expediente

Officio do sr. ministro da fazenda, datado de 8 do corrente, satisfazendo um pedido de documentos feito pelo digno par Ernesto Hintze Ribeiro.

Mandaram-se entregar ao digno par.

Officio do sr. ministro da fazenda, datado de 8 do corrente, satisfazendo, em parte, a um pedido de documentos feito pelo digno par Ernesto Hintze Ribeiro.

Mandaram-se entregar ao digno par.

Officio do sr. ministro da fazenda, datado de 8 do corrente, remettendo os documentos pedidos pelo digno par E. Hintze Ribeiro, e que constam da conta das receitas e despezas realisadas do exercicio de 1897—1898 comparadas com as dos dois exercicios de 1895-1896 e de 1896-1897.

Mandaram-se entregar ao digno par.

Officio do sr. ministro da marinha, datado de 3 do corrente, participando que não póde remetter a esta camara o processo respectivo ás construcções dos navios do estado em França, pedido pelo digno par Fernando Larcher, por ser muitissimo volumoso o dito processo, e por ser agora necessario n’aquelle ministerio; mas declarando que o digno par póde examinal-o na respectiva secretaria.

Foi dado conhecimento doeste officio ao digno par.

Officios do sr. ministro do reino, datados de 5 e 8 do corrente, remettendo uns documentos pedidos pelo digno par Telles de Vasconcellos, referentes á construcção da praça da cidade da Guarda.

Mandaram-se entregar ao digno par.

O sr. Correia de Barros: — Pedi a palavra para mandar para a mesa o parecer da commissão de fazenda, respectivo ás emendas apresentadas ao projecto da amoedação do nickel.

Foi a imprimir.

O sr. D. Luiz da Camara Leme: — Sr. presidente, eu não pude assistir, por incommodo de saude, ao final da ultima sessão d’esta camara, em que foi votada a moção do sr. Pereira Dias, mas, se estivesse presente, tel-a-ía rejeitado com a devida vénia ao seu auctor.

Vi depois pelos jornaes que os meus illustres collegas da commissão de guerra, pela voz auctorisada e eloquente do digno par e meu amigo o sr. Hintze Ribeiro, se tinham demittido da commissão, declarando que mo discutiam o projecto.

Eu, sr. presidente, no primeiro dia em que fallei aqui sobre o assumpto, disse que nada havia combinado com os meus illustres collegas, e que, portanto, cada um fizesse o que entendesse.

Accrescentei que me devia considerar exonerado de presidente da commissão e oxalá, sr. presidente, que eu nunca lá tivesse ido. (Apoiados.)

O digno par o sr. Hintze Ribeiro, como acabo de dizer, declarou que os meus illustres collegas se tinham demittido da commissão e que não discutiam o projecto Pois eu, sr. presidente, não posso deixar de ser solidario com s. exas. (Vozes: — Muito bem, muito bem.)

E note v. exa. que era meu desejo discutir este assumpto; infelizmente, porém, não só o meu estado de saude tal não permittiria, mas é mesmo contra a opinião do meu medico que eu me encontro aqui.