O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 50

SESSÃO DE 24 DE ABRIL DE 1878

Presidencia do exmo. sr. Duque d'Avila e de Bolama

Secretarios - os dignos pares

Visconde de Soares Franco
Montufar Barreiros

(Assistiu o sr. ministro do reino.)

Á uma hora e um quarto da tarde, achando-se presentes 20 dignos pares, o exmo. sr. presidente declarou aberta a sessão.

Leu-se a acta da precedente, que se julgou approvada na conformidade do regimento, por não haver reclamação em contrario.

Mencionou-se a seguinte

Correspondencia.

Um officio do exmo. sr. Alberto Antonio de Moraes Carvalho Junior, agradecendo á camara o voto de sentimento mandado lançar na acta, por occasião do fallecimento de seu pae o digno par Alberto Antonio de Moraes Carvalho.

Ficou a camara inteirada.

ORDEM DO DIA

O sr. Presidente: - Chamo a attenção da camara. Vamos entrar na ordem do dia, que é a continuação da discussão do projecto sobre a reforma da instrucção primaria. Ficou pendente o artigo 4.°, a respeito do qual hontem o digno par, o sr. Vaz Preto, apresentou uma proposta de eliminação do numero 3.° do mesmo artigo.

Consultarei a camara se admitte á discussão aquella proposta. Os dignos pares que a admittem, tenham a bondade de se levantar.

Foi admittida.

O sr. Mártens Ferrão: - Como relator, apresentou varias considerações defendendo o artigo em discussão.

O sr. Conde de Rio Maior: - Hontem, quando o digno par, o sr. Vaz Preto, apresentou aqui algumas observações a respeito da gymnastica, foram ellas acolhidas com sorrisos por parte de alguns dos meus dignos collegas. Pareceu-me, porém, que a minha memoria me não enganava, lembrando-me ter lido em tempo alguma cousa sobre este ponto.

Não pude colher infelizmente os esclarecimentos que necessitava, porque a minha saude continua a não ser prospera; todavia posso hoje dizer que a gymnastica para meninas é tambem uma d'aquellas questões sujeita a discussão. Que qualidade de gymnastica é esta?

Referir-me-hei a um auctor que se tem occupado de educação, e que, sem recusar este ensino, diz não ter enthusiasmo por elle, e julga mesmo indispensavel ser discretamente applicado. São as proprias palavras do escriptor.

Sr. presidente, eu entendo igualmente que não nos deve cegar a moda, e este ensino convem ser dado com precaução, de modo que se não julgue, nem se pense que o fim é habilitar ás donzellas de uma nação á celebridade gymnastica, tornando-as dignas de figurarem em um circo proprio para estes espectaculos. (Riso.}

Deve a creança do sexo feminino ser educada com as qualidades necessarias para ser boa mãe de familia e optima educadora de seus filhos; este é o nosso fim, e tudo o mais é romance.

Em vista das declarações do sr. relator da commissão, sobre a maneira como a gymnastica ha de ensinar-se, não vejo inconveniente em que se conserve esta disposição no projecto.

É unicamente para robustucer as forças physicas e não para que a donzella fique habilitada e em condições de com facilidade entrar em qualquer circo equestre! (Riso.) Fique isto bem explicado.

Eu, sr. presidente, não sou de fórma alguma adversario do ensino da gymnastica, e visto a camara me fazer o favor de ouvir benevolamente as minhas reflexões, devo declarar-lhe, creio, que a primeira escola de instrucção primaria em Lisboa, onde se estabeleceu o ensino de gymnastica, foi exactamente uma que estava sob a minha direcção.

O sr. Vaz Preto: - Mas não era uma escola de meninas.

O sr. Conde de Rio Maior: - Não era uma escola de meninas, era de rapazes; mas citei o facto para mostrar que não sou adversario da gymnastica. (Riso.) Foi, repito, essa escola, que funccionava sob a minha direcção, a primeira na capital que estabeleceu esse ensino.

Em conclusão, nos termos em que o sr. relator da commissão declarou que esse ensino deve ser ministrado, acceito-o perfeitamente; mas com a latitude, que se lhe póde dar não me parece que seja admissivel; e eu pergunto se algum dos dignos pares, que tem filhas de dez ou doze annos, estará resolvido a chamar um professor de gymnastica para as ensinar?

As discussões não são nunca inuteis, e d'esta colhemos a vantagem de se esclarecer o assumpto, evitando assim que alguns professores, muito enthusiastas e cheios de zêlo em cumprir a lei, vão estabelecer este ensino por fórma que possa contrariar os bons costumes, e ser ridiculo.

O sr. Vaz Preto: - Sr. presidente, eu desejo a gymnastica para o sexo masculino, porque entendo que o desenvolvimento physico deve acompanhar o desenvolvimento moral e intellectual; mas com respeito ao sexo feminino não professo as mesmas opiniões. Eu entendo que a primeira virtude que deve ter a mulher é o pudor, e elle não se concilia bem com os taes exercicios gymnasticos, basta para isso o terem de se vestir com fatos improprios de uma senhora, e terem de tomar certos posições, que poderão ser muito bonitas, mas que não vão bem a uma mulher que se procura educar para a familia.

Se esta lei, sr. presidente, é destinada a levar a instrucção ás camadas mais infimas, este ensino é perfeitamente desnecessario, porque as mulheres do campo, quasi todas ellas têem a força physica consideravelmente desenvolvida, não pela gymnastica, mas pela necessidade de se empregarem nos trabalhos pesados e violentos que lhes garantem a subsistencia. Para as classes abastadas, tambem me parece desnecessario, porque, como muito bem disse o digno par que me precedeu, estou igualmente convencido de que não haverá nenhum digno par, que tenha filhas de dez ou doze annos, que mande chamar um professor para lhe ensinar gymnastica.

Eu bem sei, sr. presidente, que esta disposição se não póde pôr em pratica, bom como muitas outras do projecto; mas é exactamente por isso que não desejava ver a disposição consignada aqui, pois considero um pessimo systema o legislar para se não cumprir.

Estou persuadido, como disse, que muitas das disposi-

50