O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

782

CONTINUAM AS REPRESENTAÇÕES APRESENTADAS Á CAMARA DOS DIGNOS PARES.

Dignos Pares do Reino. — Os abaixo assignados, habitantes do concelho da villa da Ribeira Grande, districto de Ponta Delgada, da ilha de S. Miguel, receando que na Camara dos Senhores Deputados da Nação sejam approvados os projectos de lei sobre finanças apresentados pelo Governo, projectos que sendo sobremaneira vexatorios para os povos, levam ao mais profundo abysmo a Fazenda publica do nosso Paiz, que por toda a parte solta gemidos contra um systema de extorsão tal — não podem deixar de vir erguer seu brado no seio da Camara dos Dignos Pares, supplicando-lhe que negue approvação a taes medidas; e com tanta mais razão, quanto é certo que para os signatarios se tornam taes projectos mais gravosos, em quanto sobre a contribuição dos dizimos, que é uma decima, não sobre os rendimentos liquidos, mas sobre a producção bruta, lhes impõe quinze porcento, além das mais contribuições; de tudo o que resultaria para a ilha de S. Miguel um augmento de 30 contos de réis sobre o que hoje paga.

Dignos Pares do Reino. — A vós, reunidos como Camara conservadora, compete obstar a precipitação do Governo e da Camara dos Senhores