O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

788

Dignos Pares do Reino. — A Camara municipal de S. Vicente da Beira por si, e expressando a vontade de todos os cidadãos deste concelho vai perante vós exercer o direito de petição n'um objecto da maior importancia economica, que tem sido presente ás vossas deliberações, unindo os seus votos aos da quasi totalidade, dos seus concidadãos, para que rejeiteis as medidas apresentadas pelo Sr. Ministro da Fazenda.

Os novos emprestimos e os novos impostos são uma calamidade publica, que vem ainda aggravar mais os nossos sacrificios, e para cumulo delles n'um anno calamitoso de esterilidades, que deixa apoz de si uma longa serie de privações e mizerias.

Onerar por tal maneira as gerações presentes e futuras com uma divida enorme e seus juros, qualquer que seja o preconisado motivo, (excepto se fôra para defender a propria vida e independencia nacional) é injustificavel, e pensamos, que até repugnante ao coração de quem ama o seu paiz, seus filhos e netos.

Não queremos, e Deos nos defenda de caminhos de ferro, comprados por meios assim violentos de emprestimos sobre emprestimos, superiores aos nossos recursos, e que nos deixam hypothecados e tributários eternamente aos estrangeiros.

Continuar neste caminho é morrer. Façam-se as estradas transitaveis, mas por meios suaves, que virão naturalmente da reducção das despezas publicas, muitas inuteis e bem escusadas. Vós, Dignos Pares, não podeis auctorisar o Governo para contractos, cujas condições vos são occultas. Os Representantes da Nação não podem delegar o poder legislativo, e muito menos sobre objectos, que não podem emendar depois: repugna com a natureza das vossas funcções e mandato.

Os supplicantes abstem-se de entrar na analyse das ditas medidas, que tem sido expostas por toda a imprensa periodica independente, ella vos deve ter convencido das suas funestas consequencias.

São Vicente da Beira em sessão de 11 de Maio de 1836. = = O Presidente. M. Joaquim da Cunha Freire Pignatelly — O vice-Presidente, João dos Santos Vaz Rapozo = O Vereador, José Coutinho Barriga — O Vereador, Francisco da Fonseca Castel-branco = O Vereador, Francisco José Dias de Oliveira.