O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

EXTRACTO DA SESSÃO DO St DE MAIO. Presidência do £m.ma Sr. Cardeal Patriareha. Secretários —Os Srs, Conde de Mello, Conde da LouzI.

Pelas duas horas da tarde, tendo-se verificado a presença de 43 dignos Pares, declarou o Em.1110* Sr. Presidente aberta a sessão.

JLen-se a acta da antecedente, contra a. qual não houve reclamação.

O Sr. SeeretarioConác de Mello deu eonta da seguinte correspondência:

Um officio do digno Par Almeida Proença, participando, que lendo de sair da capital para a sua casa na província da Beira Baixa, não pôde concorrer ás sessões desta Camará, o resto do tempo da presente sessão legislativa,

Ficou a Camará inteirada.

O Sr. Marques áe Vallada eomeçfm dizendo, que por motivo de moléstia não tem comparecido na Canura, mas que hoje, quando vem a ella, pela primeira vez depois da sua doença, careço de se defender perante os seus collegas e o pak, das graves e falsisssimas accusações, e pérfidas insinuações que no jornal,.a Revolução de Setembro, lhe fez a elle orador, o redactor do referido jornal, o Sr. A. R. Sompayo; porque, como cs-valheiro, não podia deixar passar as calumniaa torpes do dito redactor, ao qual deste logar rei» pende que, em tudo quanto disse contra elle digno Par, tinha mentido (sussurro).

O orador admira-se deste sussurro, e pergunta seporaccaso elle não tem direito a defender-se...

O Sr. Presidente — O digno Par tem direito do sã defender; mas a questão é, se é nesta Gamar» que lhe compete a defeza (muitos apoiados); epóde empregar a respeito de designadas pessoas, expressões como as que tem empregado (apoiados).

O orador, continuando diz, que não foi agraciado pela regeneração, o que prova pela leitura de um documento authentico. Por outro igual mostra que não recebera uma cõmmonda em recompensa de serviços de espionagem, ou eleitoraes, mas que reclamara a commenda de Santa Maria de Vallada, que havia séculos andava na sua casa, » que fora recompensa dos grandes serviços que seus avós tinham prestado na África.

Sente que o digno Par o Sr. Aguiar esteja mostrando que não gosta de que elle orador se esteja defendendo de insinuações tão malévolas, e de accusações tão falsas.

O Sr. Aguiar — Eu não mostrei desagrado ; mas agora digo, que me desagrada altamente, e que julgo impróprio desta casa um similhante escândalo (muitos apoiados — sussurro).

O Sr». Síarquez, continuando, declara também, muito solemnemente, que não pertence, nunca, pertenceu, e espera que não virá ^a partencer a sociedades secretas, ou maçónicas : que tinha ba-viio em sua casa uma reunião accidental,, & que nada Unha de secreta, para se tractar dos festejos quo se haviam, de fazer por oceaiião do regresso do nobre Duque de Saldanha; e que em, 1846 tinha ido uma só vez a casa do Sr. Manoel de Jesus Coelho, onde também concorreu o dito, (Sr.) A. R. Sampayo, a qual fora para tractar>de eleições, assumpto, que por sua natureza não pód$ consi(Jertr-se exclusivo das sociedades secretas; sendo por conseguinte uma calumnia vil quanto a esse respeito diz, e insinua a pessoa com quem tivera o dissabor de concorrer (sussurro mais pronunciado.— O Sr. Visconde ãe Fonte Arcada — Peço a palavra). * *

O orador não sabe como explicar este sussurra, que só se poderia admittir se elle oíTendesse a ordem e a dignidade da Camará; epede ao Sr. Presidente que lhe mantenha o seu direito de defeza.

O Sr. Presidente — Pois eu consultarei a Gamara se é conforme á ordem., e dignidade desta Gamara, o que o digno Par está dizendo (muitos apoiados). S. Ex." está fallando sobre indivíduos que não estão nesta casa.

(Entrou o Sr. Ministro do Reino.)