O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

823

REPRESENTAÇÃO APRESENTADA PELO DIGNO PAR CONDE DE THOMAR, EM SESSÃO DE 14 DO COERENTE MEZ.

Dignos Pares do Reino. — Muitas são as representações que de todas as partes tem affluido ás Camaras legislativas, contra os projectos financeiros do Governo; e são taes, e tantas as razões, que, para esse fim, tem produzido os seus signatarios, que parece impossivel haver quem, de boa fé, defenda, e apoie taes medidas. Pois nó momento mesmo em que os povos solicitam o allivio dos impostos ordinarios, por causa dos estragos da cholera, da molestia das vinhas, das chuvas, pela carestia das subsistencias, e de outros males que os affligem, é que o Governo se lembra de propôr um augmento extraordinario e medonho dos mesmos impostos! Serão boas as obras para que o Governo pretende taes recursos, e sacrificios dos povos, mas é certo que sem essas obras tem esta nação vivido, e prosperado por muitos seculos, para ainda poder esperar por algum tempo mais, e por occasião opportuna. Se outras nações tem feito essas obras, não podemos nós comparar-nos com ellas, porque os pequenos e pobres nunca podem acompanhar os grandes e poderosos. Os impostos muito onerosos, como aquelles que o Governo acaba de propôr, só fazem descontentes.

Dignos Pares do Reino! Por honra vossa, pela do proprio Governo, e por utilidade de toda a nação, attendei ás representações dos povos, rejeitando os projectos financeiros do Governo, que, quando admittidos e approvados, só podiam levar-se a effeito por meio da força. Poupai a esta infeliz nação mais essa calamidade. Assim vo-lo pedem os povos, e especialmente os habitantes deste concelho, que, para evitar repetições fastidiosas, tomam como suas as representações da cidade do Porto.

Deos guarde as pessoas de VV. Ex.ªs Sernancelhe, em sessão extraordinaria da Camara municipal de 8 de Maio de 1856. = 0 presidente, José Joaquim de Almeida Leitão —O fiscal, José Telles Cardoso de Mello =0 vogal Luiz Pinto Borges = 0 vogal, Filippe José Coelho —O vogal, Antonio José Dias Serodio = 0 escrivão da Camara, Antonio Manoel de Sobral.