O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

N.º 72

Presidencia do exmo. sr. João Chrysostomo de Abreu e Sousa

Secretarios - os dignos pares

Frederico Ressano Garcia
Manuel Paes Villas Boas

SUMMARIO

Primeira parte (sessão preparatoria). - O digno par sr. presidente convida os srs. Ressano Garcia e Villas Boas a occuparem os logares de secretarios. - Procede-se á eleição de secretarios e são eleitos os srs. Ressano Garcia e Eduardo Montufar Barreiros. - Procede-se á eleição de vice secretarios e são eleitos os srs. condes de Bertiandos e de Paraty. - O sr. presidente declara que está sobre a mesa a carta regia que nomeia o presidente da camara e vae ser lida na sessão ordinaria, e declara organisada a mesa para a presente sessão legislativa. - É lida e approvada a acta da sessão preparatoria e o sr. presidente declara que vae passar-se á sessão ordinaria.

Segunda parte (sessão ordinaria). - E lida a carta regia que nomeou presidente da camara dos dignos pares o exmo. sr. João Chrysostomo de Abreu e Sousa. - É lida e approvada a acta da ultima sessão ordinaria. - O sr. presidente nomeia a deputação que ha de ir participar a El-Rei a constituição da mesa. - O sr. ministro da marinha participa que Sua Magestade receberá a deputação ámanhã á uma hora, e apresenta uma proposta do sr. ministro da justiça para que differentes dignos pares possam accumular as funcções. legislativas com as dos cargos dependentes d'aquelle ministerio. É approvada. - Procede-se á eleição de um vogal da commissão administrativa; É eleito o sr. Manuel Antonio de Seixas. - O sr. Sousa Pinto justifica a falta do digno par sr. Mexia Salema. - O sr. presidente participa o fallecimento dos dignos pares srs. José Fructuoso Ayres de Gouveia, Antonio Augusto de Aguiar, visconde de Borges de Castro Marquez da Graciosa, e propõe que seja lançado na acta um voto de sentimento. - Usam da palavra os srs. Antonio de Serpa, Bocage, ministro dos negocios estrangeiros, conde de Campo Bacilo e marquez de Vallada, sendo a proposta votada por unanimidade. - O sr. ministro da marinha apresenta uma proposta para que differentes dignos pares possam accumular as suas funcções legislativas com as dos cargos que exercem, dependentes d'aquelle ministerio. É lida é approvada. - O sr. presidente pede á commissão especial do regimento da camara, como tribunal de justiça, que se reuna.

O sr. Costa Lobo responde como membro d'esta commissão. - Procede-se á eleição da commissão de resposta ao discurso da corôa e são eleitos os srs. marquez de Rio Maior e Costa Lobo.

Sessão preparatoria

O sr. Presidente: - Convido os dignos pares os srs. Ressano Garcia e Villas Boas a virem occupar o logar de secretarios.

Fez-se a chamada.

O sr. Presidente: - Estão presentes 29 dignos pares. Está aberta a sessão preparatoria.

Vae proceder-se á eleição dos dignos pares que devera servir de secretarios na presente sessão legislativa.

Convido os dignos pares a formularem as suas listas.

Procedeu-se á chamada.

O sr. Presidente: - Convido os dignos pares os srs. Bandeira Coelho e Gusmão a occuparem o logar de escrutinadores.

Procedendo-se ao escrutinio, verificou se terem entrado na uma 36 listas, saindo eleitos os dignos pares os srs.:

Ressano Garcia, com 33 votos
Eduardo Barreiros 19 "

O sr. Presidente: - Vae proceder-se á eleição, dos dignos pares que devem servir de vice-secretarios.

Convido os dignos pares a formularem as suas listas.

Fez-se a chamada.

O sr. Presidente: - Convido os dignos pares os srs. Pinheiro Borges e D. Miguel Pereira Coutinho a occuparem o logar de escrutinadores.

Procedendo-se ao escrutinio, verificou-se terem saído eleitos os dignos pares os srs:

Conde de Bertiandos, com 38: votos
Conde de Paraty 36 "

O sr. Presidente: - Está sobre a mesa e vae ser lida na sessão ordinaria a carta regia que nomeia o presidente da camara dos dignos pares.

Declaro, pois, que a mesa da camara dos dignos pares está organisada para a sessão do anno de 1888.

Vae ler-se a acta da sessão preparatoria.

Lida na mesa foi approvada.

O sr. Presidente: - Vamos passar á sessão ordinaria.

Sessão ordinaria

O sr. Presidente: - Está aberta a sessão ordinaria. Vae ler-se a carta regia que nomeia o presidente d'esta amara para a actual sessão legislativa. Leu-se na mesa a carta regia e é do teor seguinte: "João Chrysostomo de Abreu e Sousa, do meu conselho do d'estado, par do reino, ministro e secretario d'estado honorario, amigo, eu El-Rei, vos enviu muito saudar, como aquelle a quem amo Tomando em consideração o vosso distincto merecimento, experiencia dos negocios publicos e mais circumstancias attendiveis, que concorrem em vossa pessoa: hei por bem, tendo em vista o disposto no artigo 1.° do decreto de 27 de janeiro d'este anno, nomear-vos

1