O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 91

SESSÃO DE 26 DE JUNHO DE 1882

Presidencia do exmo. sr. João Baptista da Silva Ferrão de Carvalho Mártens

Secretarios — os dignos pares

Eduardo Montufar Barreiros
Visconde de Soares Franco

SUMMARIO

Approvação da acta da sessão antecedente. — Correspondencia. — Lêem-se na mesa varias representações ácerca do syndicato de Salamanca. — O sr. Vaz Preto manda para a mesa uma representação e um requerimento sobre o mesmo assumpto; pergunta ao governo o que ha sobre uma proposta de capitalistas, relativa ao caminho de ferro do Douro e ao subsidio ao syndicato. e refere-se a um artigo da Revolução da setembro. — Sobre este incidente faliam os srs. presidente da camara e Sampaio. — O sr. ministro das obras publicas responde ao sr. Vaz Preto. — Representação, contra o projecto relativo ao syndicato de Salamanca. — O sr. Henrique de Macedo apresenta um parecer da commissão, e refere-se á nova lei de contabilidade e a ter sido illegal a reunião dos quarenta maiores contribuintes verificada em Lisboa. — Responde o sr. presidente do conselho de ministros. — O sr. Pereira Dias refere-se ao artigo da Revolução de setembro, a que alludíra o sr. Vaz Preto. — Requerimento do sr. Vaz Preto. — Ordem do dia: continua a discussão do parecer n.° 94 sobre o projecto relativo ao syndicato de Salamanca. — Usam da palavra os srs. presidente do conselho de ministros, Abreu e Sousa, e Pires de Lima. que requer vá a uma commissão uma proposta apresentada pelo sr. presidente do conselho. — Sobre este incidente, que ficou pendente, falla o sr. ministro das obras publicas — Representação a favor do projecto relativo ao syndicato de Salamanca. — Apresentam-se os pareceres de commissões sobre os projectos de lei ácerca das obras de oiro e prata, e das horas em que devem estar abertas as bibliothecas publicas.

Ás duas horas e um quarto, sendo presentes 27 dignos pares, o sr. presidente declarou aberta a sessão.

Lida a acta da sessão precedente, julgou-se approvada na conformidade do regimento, por não haver reclamação em contrario.

Mencionou-se a seguinte:

Correspondencia

Um officio de Francisco Antonio Tavares, inventor das luzes telegraphicas, convidando os dignos pares do reino a assistirem á experiencia, que terá Jogar no dia 26 do corrente pelas nove e meia horas da noite. Esta experiencia poderá ser observada do alto de Santa Catharina, Aterro ou Terreiro do Paço.

A camara ficou inteirada.

Doze representações das camaras municipaes dos concelhos de Alcobaça, Fafe, Braga, Villa Real, Vieira, Guimarães, Villa Verde, Terras de Douro, Povoa de Lanhoso, Tondella, Santa Comba Dão e Cabeceiras de Basto a favor do projecto relativo ao syndicato de Salamanca.

Resolveu-se que fossem publicadas no Diario do governo.

Um officio do sr. presidente do concelho de ministros, participando que o conselheiro Thomás Antonio Ribeiro Ferreira reassumiu as funcções de ministro do reino.

A camara ficou inteirada.

(Assistiram á sessão os srs. presidente do conselho e ministro das obras publicas.)

O sr. Vaz Preto: — Sr. presidente, pedi a palavra para mandar para a mesa uma representação da camara municipal de Idanha a Nova contra o syndicato de Salamanca. Peço a v. exa. que consulte a camara para que seja publicada no Diario do governo.

Ao mesmo tempo aproveito a occasião para mandar para a mesa um requerimento, que vou ler, para que o sr. ministro das obras publicas tenha conhecimento d’elle e possa satisfazel-o com toda a brevidade possivel; e se assim o não fizer, eu fico no direito de tirar da falta d’estes documentos as illações, que não serão muito agradaveis nem satisfactorias para o sr. ministro das obras publicas. (Leu.)

Aproveito tambem a occasião para perguntar a s. exa. se é verdadeira a noticia, que vem publicada em alguns jornaes, de que diversos capitalistas importantes fizeram. ao governo uma proposta ácerca do caminho de ferro de Salamanca, para evitar que o governo dispense o subsidio aquelle caminho de ferro e de ao syndicato a garantia do juros de 130:000$000 réis annualmente?

Desejava saber o que ha de verdade a este respeito. Sr. presidente, o fim principal para que eu pedi a palavra não era este, mas outro mais serio; foi para tratar um assumpto grave, mas só no caso de estar presenteo sr. Sampaio, a quem tenho de me dirigir.

No sabbado, a Revolução de setembro publicou um artigo altamente offensivo para a opposição da camara dos pares. Note a camara, eu não quero, nem venho para aqui discutir artigos de imprensa, porque á imprensa responde-se na imprensa.

Mas como o auctor d’esse artigo é um par do reino, devia ter a coragem de nos dizer aqui de frente a frente o que se atreveu a escrever lá fóra.

Torno a repetir, eu não quero discutir a imprensa, mas provocar o nosso collega o sr. Sampaio a declarar se considera como dito aqui no parlamento o que affirmou n’aquelle artigo, para me dar occasião de repellir as injurias e insultos com que pretende menoscabar a opposição,

Para v. exa. reconhecer que tenho rasão de estar indignado, vou ler um trecho das amabilidades com que o nosso collega mimoseou a opposição,

Vou fazer esta leitura, visto o sr. Sampaio com aceno de cabeça confirmar que o artigo é seu, e que o considera como se a sua doutrina fosse aqui sustentada por elle proprio.

N’esse artigo diz o seguinte. (Leu.)

Parece incrivel, V. exa. acha bom?

Gosta d’estas provocações immerecidas?

Esta é a injuria que o sr. Sampaio atira ás faces da opposição; o sr. Sampaio que ainda se não justificou da accusação que lhe tem sido feita de ter distraindo quarenta e tantos contos de réis durante o tempo que geriu a pasta do reino!

É o sr. Sampaio quem nos vem dizer, que a mira da opposição é o oiro do sr. Burnay!

O sr. Sampaio devia saber que a opposição é seria e grave, e que um dos seus membros, um dos que mais crua guerra tem feito ao governo, tenho sido eu; eu que tenho tido sempre todas as contemplações para com o sr. Sampaio, e para com os seus cabellos brancos.

S. exa. não devia nunca querer molestar por aquella fórma a opposição d’esta casa, que tem tido sempre para com s. exa. toda a qualidade de attenções, attendendo ao estado melindroso da sua saude.

A essas attenções, a esses cuidados responde agora

91