O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 98

SESSÃO DE 1 DE FEVEREIRO DE 1886

Presidencia do exmo. sr. José de Mello Gouveia

Secretarios - os dignos pares

Francisco Simões Margiochi
Antonio José d'Avila

SUMMARIO

Leitura e approvação da acta. - Não houve correspondencia. - Prestam juramento e tomam assento os dignos pares eleitos srs. João Ribeiro dos Santos, Lourenço Antonio de Carvalho e Guilhermino Augusto de Barros. - O digno par visconde de Bivar manda para a mesa o parecer da commissão de verificação de poderes sobre o diploma do par eleito Jeronymo da Cunha Pimentel. A imprimir. - Ordem do dia: São approvados os pareceres n.ºs 159 a 163, sobre os diplomas dos pares eleitos srs. Adriano de Abreu Cardoso Machado, José Carlos Infante Passanha, conde da Boa Vista, Hermenegildo Gomes da Palma e José Maria dos Santos. - O digno par Cau da Costa manda para a mesa o parecer da commissão de verificação de poderes sobre o diploma do par eleito conde da Alpendurada.

Ás duas horas e meia da tarde, estando presentes 24 dignos pares, o sr. presidente declarou aberta a sessão.

Lida a acta da sessão precedente, julgou-se approvada, na conformidade do regimento, por não haver reclamação em contrario.

Não houve correspondencia.

O sr. Presidente: - Acham-se nos corredores da camara alguns pares do reino, que vem tomar assento.

Convido os dignos pares srs. visconde de Monte São e Sequeira Pinto a introduzirem na sala o sr. João Ribeiro dos Santos.

Entrando na sala, prestou juramento e tomou assento o digno par sr. João Ribeiro dos Santos.

Seguidamente foram introduzidos na sala, prestaram juramento e tomaram assento os srs. Lourenço Antonio de Carvalho e Guilhermino Augusto de Barros, sendo pelo sr. presidente nomeados introductores para o primeiro d´estes dignos pares os srs. conde da Praia e Pedro Jacome Correia, e para o segundo os srs. conde de Castro e José Silvestre Ribeiro.

O sr. Visconde de Bivar: - Mando para a mesa o parecer da commissão de verificação de poderes relativo á eleição do digno par Jeronymo da Cunha Pimentel.

imprimir.

ORDEM no DIA

Foram lidos na mesa e approvados unanimemente, sem discussão, os seguintes pareceres n.ºs 169 a 163.

PARECER N.° 159

Senhores. - A vossa primeira commissão de verificação de poderes examinou attentamente o diploma eleitoral e mais documentos apresentados pelo par eleito pelo collegio especial scientifico, dr. Adriano de Abreu Cardoso Machado.

O diploma está em fórma perfeitamente regular e legal (documento n.ºs 1 e 1-A).

O documento n.° 2, certidão do decreto que concedeu ao referido par eleito a jubilação com o acrescimo do terço do respectivo ordenado, na qualidade de lente da academia polytechnica do Porto, por contar mais de trinta annos de bom e effectivo serviço no magisterio e mais de cincoenta annos de idade, prova em forma legal que o dr. Adriano de Abreu Cardoso Machado está incluido na categoria 18.ª das mencionadas no artigo 4.° da lei de 3 de maio de 1878, e tem a idade exigida pelo artigo 2.° da lei de 24 de julho de 1885.

Os outros tres documentos apresentados (n.ºs 3, 4 e 5), provam ou estabelecem presumpção legal sobre a posse pelo requerente dos outros requisitos exigidos pelas leis de 3 de maio de 1878 e de 24 de julho de 1885 para tomar assento na camara dos pares; a vossa commissão é portanto de parecer, visto como já por vós foi approvada a eleição de pares pelo collegio especial scientifico em relação a todos os eleitos, que o par eleito dr. Adriano de Abreu Cardoso Machado, seja admittido a prestar juramento e a tomar assento n´esta camara.

Sala das sessões, em 29 de janeiro de 1886. = Mexia Salema = D. A. C. Sequeira Pinto = Augusto Xavier Palmeirim Barros e Sá = H. de Macedo, relator.

N.° 1

Illmo. e exmo. sr. - Tenho a honra de transmittir a v. exa. a copia authentica da acta em que v. exa. foi eleito digno par do reino, pelo collegio especial dos estabelecimentos scientificos. Esta copia servira de diploma.

Deus guarde a v. exa. Academia real das sciencias de Lisboa, 7 de dezembro de 1885. - Illmo. e exmo. sr. conselheiro Adriano de Abreu Cardoso Machado, digno par do reino, ministro honorario,. lente jubilado da academia polytechnica do Porto. = José Maria Latino Coelho, secretario da mesa do collegio especial.

N.º 1-A

Acta da eleição a que procedeu o collegio especial para a eleição de pares

Aos 2 dias do mez de dezembro de 1885, ás dez horas da manhã, na sala principal da bibliotheca da academia real das sciencias, estando presentes os delegados dos differentes estabelecimentos scientificos que constituem o collegio especial, e tomando os seus logares os vogaes da mesa eleita na sessão preparatoria do dia 29 de novembro, o presidente do collegio eleitoral, José Maria da Ponte Horta, annunciou que se ia passar á votação, e fazendo-se a chamada de todos os delegados vieram todos entregar as suas listas, que o presidente recebeu e depositou na urna, e procedendo-se ao apuramento das listas obtiveram os seguintes cidadãos os votos seguintes:

Adriano de Abreu Cardoso Machado, lente da
academia polytechnica do Porto........... 35 votos

Antonio Augusto da Costa Simões, lente da
universidade............................. 33 "

Antonio dos Santos Viegas, lente da universidade
......................................... 32 "

Jayme Constantino de Freitas Moniz, lente do

urso superior de letras................. 29 "

Luiz de Almeida e Albuquerque, lente da escola polytechnica............................. 19 "

José Maria Latino Coelho, lente da escola polytechnica ......................................... 18 "

98