O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4

aventura nestes tempos de politicas oscillações o fanatismo tem procurado seduzir os incautos, a pureza da Religião Catholica tem sido conservada entre todos os Portuguezes."

"Não posso annunciar-vos, como esperava, a conclusão do Tratado com a Grã-Bretanha para a suppressão do trafico da escravatura; Confio porém que não está longe o dia, em que se deverá concluir um ajuste definitivo. Com a França se entabolaram tambem negociações tendentes ao mesmo fim. O interesse da Monarchia exige a total suppressão daquelle commercio inhumano, o qual nas nossas Provincias Africanas obsta á civilisação, e torna alli impossivel a propagação do Evangelho. Convém que as Nações maritimas se ajudem mutuamente nesta obra de justiça, e de politica, e que concordem em Tratados, que, impedindo efficazmente a continuação do trafico, assegurem ao mesmo tempo a liberdade do commercio, e o respeito devido á independencia das Nações contrahentes. Temos ainda a lamentar a continuação da guerra civil, que devasta a Hespanha. A Causa da Rainha Catholica, tão intimamente ligada com a da liberdade da Nação Hespanhola, excita o meu mais vivo interesse."

"O paiz goza de socego: todavia em alguns pontos do Reino o estado da segurança publica não é satisfatorio. Os dous Districtos do Sul tem continuado a ser infestados por pequenos bandos rebeldes, que, quando encontrados, hão constantemente sido batidos, ou dispersos pelas briosas forças, que os perseguem."

"A experiencia tem mostrado que algumas das nossas Leis administrativas, fiscaes, e de justiça carecem de ser melhoradas; Estou Certa que essa mesma experiencia vos guiará nas reformas necessarias altamente reclamadas pelo estado do Reino."

"Chamo a vossa attenção sobre as Propostas de Leis, que a semelhante respeito vos serão apresentadas pelos Meus Ministros."

"As nossas Provincias Ultramarinas reclamam igualmente o vosso cuidado: a respeito destas Ordenei que tambem vos sejam presentes algumas Propostas."

"Dos Relatorios, que vos serão apresentados, conhecereis o que se tem feito no intervallo, que decorreu entre o encerramento do Congresso Constituinte, e a presente Sessão Legislativa, e quanto convém acudir com promptas, e opportunas providencias ás necessidades do Paiz."

"O Ministro da Fazenda vos apresentará o estado dos fundos publicos, e o Orçamento dos recursos necessarios para fazer face ás despezas, e encargos do Estado. E'-me sobre modo agradavel o poder desde já annunciar-vos que a Fazenda Nacional offerece actualmente um futuro lisongeiro, que deve inspirar confiança aos seus credores."

"Acham-se na maior parte resgatadas as antecipações, que oneravam os rendimentos mais importantes do Estado, e, se as necessidades do Serviço não obrigarem a novos sacrificios, Confio que, antes de findo o proximo anno de 1839, nenhum encargo de tal natureza continuará a affectar ás rendas publicas."

"O cumprimento das obrigações contrahidas para o desempenho destas rendas, e a execução de outras providentes medidas devidas ao zelo, e patriotismo das Côrtes Constituintes, tem merecido a Minha Particular Attenção, podendo assegurar-vos que, todas as vezes que as necessidades publicas o tem permittido, o Meu Governo ha sido sollicito em manter o Credito Nacional."

"O augmento da dotação da Junta do Credito Publico veio feliz-