O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5

"mente habilita-la a satisfazer até agora á maior parte dos seus encargos, e é de esperar que em breve não só affiance aos credores da divida interna consolidada o pontual pagamento dos seus juros, e annuidades, mas tambem que proporcione ao Governo um amplo recurso para novas operações de credito, em que possam ser attendidos como de justiça os direitos dos mais credores do Estado."

"A divida contrahida nos paizes estrangeiros, cujos dividendos não tem podido ser pagos desde o segundo semestre de 1837, é um assumpto da maior importancia, em que a honra Nacional, e o credito do Governo se acham empenhados. Uma Commissão especial foi encarregada de Me propôr os meios que julgar mais adoptaveis para o pontual desempenho deste encargo, e Espero que brevemente vos serão apresentadas, pelo Ministerio competente, as convenientes Propostas, que Confio tomareis na mais seria consideração."

"A continuação da cobrança, e applicação dos rendimentos publicos no proximo anno carece da vossa authorisação: este transcendente objecto Me determinou a reunir-vos antes do dia marcado na Lei Fundamental."

"Está aberta a Sessão Extraordinaria das Côrtes Geraes da Nação Portugueza."

Terminada a leitura, Suas Magestades Se levantaram, Sahindo da Sala com o mesmo acompanhamento, e formalidades guardadas na Sua entrada. E de todo o referido mandou o Presidente Decano fazer a presente Acta, que assignou. - Visconde de Semodães, Presidente Provisorio.

CAMARA DOS SENADORES.

ACTA DA PRIMEIRA REUNIÃO PREPARATORIA, EM 10 DE DEZEMBRO DE 1838.

Meia hora depois do meio dia se reuniram na Sala das Sessões os quinze Senadores abaixo mencionados. O Sr. Visconde de Semodães tomou a Presidencia, por ser o mais velho; e por serem os dous mais moços, occuparam os legares de Secretarios os Srs. Bergara, e Trigueiros. Feita a chamada verificou o Sr. Secretario Provisorio Bergara, que se achavam presentes os Srs. Anselmo José Braamcamp, Barão de Villa Nova de Foscôa, Bazilio Cabral Teixeira de Queiroz, Conde do Bomfim, Conde de Villa Real, Duque da Terceira, João Cardozo da Cunha Araujo e Castro, José Cordeiro Feio, José Maria Moreira de Bergara, Manoel Antonio Vellez Caldeira Castello-Branco, Manoel de Castro Pereira de Mesquita, Manoel Duarte Leitão, Venancio Pinto do Rego Cêa Trigueiros, Visconde de Sá da Bandeira, e Visconde de Semodães. O Sr. Presidente observou que achando-se presente um numero muito pequeno de Senadores, lhe parecia que a Camara se não podia ainda hoje constituir, e accrescentou que julgava tambem conveniente, que unicamente para o fim de começar os trabalhos, a Assembléa se regesse pelo Regulamento da Camara dos Pares. Depois de breve discussão resolveu-se que a Camara dos Senadores não podia hoje constituir-se. O Sr. Presidente disse que sobre a Mesa estavam diversos Officios, e que entrava em duvida se deviam, ou não abrir-se. Depois de pe-

B