O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

77

DIARIO DO GOVERNO.

1.º Escrutinio.

Numero total das Listas, não mencionando o das Actas annulladas....... 2:944

Maioria absoluta, o minimo.......... 1:473

Sahiu eleito Senador o Sr.

João José Vaz Preto Giraldes........ 1:474

2.° Escrutinio.

Foi eleito Senador, o Sr.

Conde do Bomfim..................... 1:698 Votos.

Substitutos, os Srs.

Francisco de Almeida Proença........ 1:675

Luiz José Ribeiro................... 1:617

O Sr. Conde do Bomfim prefere por Leiria, e em consequencia os dous Senadores que vêem a entrar são

João José Vaz Preto Giraldes, e Francisco Tavares d'Almeida Proença, e para Substituto Luiz José Ribeiro; e são exactamente os mesmos que entrariam se não fôssem annulladas varias Actas, tanto no 1.º como no 2.° escrutinio, e contra o que ha dous Protestos; e, portanto, é inutil entrar na discussão da legalidade, ou illegalidade das Actas annulladas.

17.° CIRCULO — LEIRIA.

Este Circulo dá dous Senadores, e dous Substitutos.

A Mesa Eleitoral do Circulo recebendo as Actas parciaes das diversas Assembléas, achou serem 34, faltando a Acta de Aljubarrota, por se não ter alli verificado a Eleição; e calculou o numero de votantes em 4:760.

A Mesa Eleitoral notando que em varias Assembléas se praticaram illegalidades, julgou conveniente fazer das mesmas menção especial, o que efectivamente fez, e constam da Acta respectiva.

Por occasião do apuramento se fizeram protestos e reclamações, a fim de se annullarem algumas Actas das Assembléas parciaes, mas a Mesa não se julgou authorisada para o fazer; e passando a contar as listas respectivas, achou serem 4:303, — faltando a declaração do numero das que se encontraram nas Urnas de Pombal, Redinha, Marinha-Grande, e Serra do Bouro.

Esta falta deu logar a reclamações, e não se considerando a Mesa revestida de poderes sufficientes, para decidir questões de similhante natureza, representou ao Governo em 29 de Agosto, e suspendeu tanto a conclusão da Acta, como a entrega dos Diplomas aos Cidadãos que com probabilidade se podia julgar terem obtido maioria absoluta de votos.

Convencida a Mesa de que o 2.º Escrutinio tinha uma épocha marcada, tomou o expediente de na falta do numero de Listas recorrer ás relações dos votantes, para por estas calcular o numero d'aquellas: e á face de tal operação, julgou que as listas de Pombal montariam o numero de 134, Redinha de 89, Marinha-Grande de 149, e Serra de Bouro de 85, que juntas ao primeiro numero davam em resultado 4:760; devendo por isso presumir-se que Luiz Mosinho d'Albuquerque obtivera 3:232 votos para Senador; e que não havendo algum outro Cidadão que obtivesse a maioria absoluta, ss devia proceder a 2.° Escrutinio para um Senador e dous Substitutos.

No primeiro de Outubro se reuniram os portadores das Actas parciaes do 2.º Escrutinio, que foram 28, faltando os das Assembléas das Côrtes, Carangogeira, Minde, Carvalhal-Bemfeito, e Alvorninha, por não comparecer um numero sufficiente de Cidadãos para organisarem as respectivas Mesas, o que consta dos Officios remettidos pelos Presidentes das Assembléas ao Presidente da Camara Municipal; e passando-se ao apuramento, teve maioria relativa para Senador o Conde do Bomfim com 2:639, e para Substitutos José Faria Gomes de Oliveira com 2:023, e Francisco Antonio Fernandes com 1:911, aos quaes a Mesa mandou passar seus Diplomas.

18.º CIRCULO - LISBOA.

Este Circulo dá seis Senadores, e seis Substitutos.

1.° Escrutinio.

Numero total das Listas.............. 13:528 Votos.

Maioria absoluta, minimo............. 6:765

Foram eleitos Senadores, os Srs.

Conde das Antas................... 8:267

Conde do Farrobo.................. 6:775

2.° Escrutinio.

Foram eleitos Senadores, os Srs.

Anselmo José Braamcamp............ 8:069

Barão de Prime.................... 7:861

Barão de Villa Nova de Foscôa..... 7:790

José Maria Moreira de Bergara..... 7:577

Substitutos os Srs.

Antonio Manoel de Noronha......... 7:544

Barão de Faro..................... 7:436

Barão do Sobral................... 7:403

Antonio Osorio de Castro Cabral e Albuquerque... 7:387

No primeiro Escrutinio na Acta do Tojal não vem expresso o numero das Listas, mas do numero dos votos se conclue ser 99; e nas Actas da Conceição Nova, e da S. Domingos de Rana falta a outorga dos poderes.

No segundo Escrutinio notam-se na Acta deste Circulo algumas irregularidades, e Protestos relativos ás Assembléas parciaes de Lisboa, 2.ª, 3.ª, 8.ª, 15.ª, 19.ª, 23.ª, e 42.ª — Grandola, Caparica, Alcabideche, S. Martinho de Cintra, S. João de Lampas: e ainda que as Eleições de todas estas Assembléas parciaes se annullassem, o resultado total á Eleição seria exactamente o mesmo que acima fica exposto, como se verificou.

19.° CIRCULO - ALEMQUER.

Este Circulo dá um Senador, e um Substituto.

O Senador eleito Bento Pereira do Carmo excusou-se; e o Substituto José da Silva Carvalho optou Deputado: em consequencia não ha motivo para examinar a legalidade da Eleição deste Circulo.

20.º CIRCULO - SANTAREM.

Este Circulo dá tres Senadores, e tres Substitutos.

Dividiu-se este Circulo em 53 Assembléas Eleitoraes, e outras tantas foram as Actas, que se apresentaram na Mesa do Apuramento; 5736 votos, que combinados com as Listas dos votantes se acharam conformes, e exactas, sendo votados com maioria absoluta para Senadores os Srs.

Francisco Manoel Trigoso.......... 3:899 Votos.

Marquez de Saldanha............... 3:824

João Salinas Benevides............ 3:116

Substituto o Sr.

Polycarpo José Machado............ 3:044

No 2.° Escrutinio houveram 50 Actas, e outras tantas foram as Assembléas Eleitoraes, sendo o numero dos Votantes 3:951. E se bem que se não pode verificar se este numero era exacto, por não terem sido remettidas as Listas, que deviam acompanhar as Actas de Alcanede, Arêas, Golegã, Abitoreiras, e Constancia, comtudo apurados os votos, se achou terem obtido maioria relativa para Substitutos os Srs.

Conde de Bomfim.................. 3:112 Votos.

Duque da Terceira................ 2:460

Nas Actas de Santo Ildefonso, Pinheiro Grande e S. Braz não se declarou o numero de Listas, que entraram nas Urnas.

No dia 30 de Setembro não podendo a Mesa ultimar os seus trabalhos até ao Sol posto, em logar de deixar fechados os respectivos papeis em um cofre de 3 chaves distribuidas á sorte pelos Mesarios, e guardado na casa da Municipalidade, os entregou ultimamente ao Continuo da Camara Municipal, debaixo da responsabilidade do Presidente da Mesa.

21.º CIRCULO — PORTALEGRE.

Dous Senadores.

1.° Escrutinio. — Actas parciaes 28. — Votantes 3:170 — Senadores — José Barreto Castellino Cotta Falcão 2:475 votos. — Manoel Antonio Vellez Caldeira 2:015. — Substituto Barão d'Argamassa 1:892 votos.

2.° Escrutinio. — Votantes 1:358 — Senador Substituto Conde do Bomfim, 901 votos.

Em S. Salvador em Elvas foram admittidos a votar alguns Cidadãos não recenseados. Diz o Administrador de Arronches, que no 1.º Escrutinio se admittiram a votar os não recenseados. Em Campo Maior foi arrombado o Cofre, em que se guardavam as Listas, e achou-se maior numero que as que se tinham contado, e tiradas umas, e substituidas por outras. Fez-se exame do arrombamento, e procedeu-se a nova Eleição.

22.° CIRCULO — EVORA.

Este Circulo dá dous Senadores, e dous Substitutos.

O numero dos Votantes em todo o Circulo foi 2:315 em 32.ª Assembléas.

No 1.° Escrutinio obteve maioria absoluta o Sr. Duque da Terceira com 1160 votos.

No 2.º Escrutinio obteve maioria de votos, Venancio do Rego Cêa Trigueiros 1:624.

E Sahiram Substitutos os Srs. Fotos.

Duque de Palmella................ 1:522

Conde de Avillez................. 1:170

Não consta das Actas do 1.º, e 2.° Escrutinio quem fôssem os individuos nomeados para compôr a Mesa; posto que no fim appareçam as assignaturas.

Nas Actas do 1.° Escrutinio da Matriz de Terena, de Santo Antonio dos Arcos d'Extremoz, de Santo Antão, e annexas, e do Vimieiro não consta o numero das Listas, posto que existam as Relações dos Votantes.

Faltaram a Acta, e as Listas de Cabrella e annexas de Landim, e de Santo Antonio das Vendas Novas.

No 2.º Escrutinio tambem não mencionam o numero das Listas, as Actas de Monte-Mor o Novo, S. Thiago de Terena, S. Pedro de Terena, e Soromenha.

A Acta de Cabrella foi entregue ao Presidente da Camara de Monte-Mór, em carta fechada, e não pelo que devia ser o portador da mesma, além de irregularidades que contém.

Na Acta da Assembléa da Sé, vem uma Reclamação do Cidadão Bartholomeu Pessanha de Mendonça contra a Eleição da mesma Freguezia, dando-a por nulla; porque em vista da declaração feita pelo Regedor da Parochia, Antonio Maria da Costa, se observava um suborno, promovido por authoridade usurpada; mostrando a Assembléa a sua approvação, se mandou lavrar esta Reclamação assignada por 11 Cidadãos.

A declaração do Regedor foi a seguinte: Que um Votante lhe tinha apresentado quatro Listas (que a Mesa não abrio) dizendo-lhe tinham sido dadas por um Cabo companheiro, do seu Districto, por ordem delle Regedor, e que logo depois que o Soldado Jacintho Alberto, da Guarda Nacional, tinha vindo, dissera elle Regedor que se acautellasse, porque um Cabo dissera que tinha ordem do seu Regedor para ír buscar Listas a casa de Manoel Gomes Ferreira; declarando mais que outros muitos Cabos se achavam na Assembléa, para deitarem as suas Listas, que lhes tinham sido entregues por Cabos de Policia seus subordinados, e interrogados elles, assim o declararam.

Ainda que se annullasse esta, e as outras Actas, não se offenderia a Eleição.

23.° CIRCULO - BEJA.

Este Circulo dá dous Senadores, e dous Substitutos.

Da Acta geral não consta o numero dos votantes; mas em vista das Actas parciaes se* conheceu ser 2:036, em 31 Assembléas.

No primeiro escrutinio obtiveram pluralidade absoluta, os Srs.

José Cordeiro Feio................. 1:653 Votos.

Marquez de Saldanha................ 1:644

Foram eleitos Substitutos, os Srs.

Bento Pereira do Carmo, com........ 1:621

Bernardo Antonio Zagallo, com...... 1:224

Consta que se receberam as Actas de todo o Circulo, excepto a do Concelho de Barrancos, sendo só pelo Presidente apresentadas á Junta as listas de que falla o Artigo 54 da Lei Eleitoral, das quaes se não tomou conhecimento.

Ha no fim da Acta uma declaração, que não parece da mesma letra do corpo da Acta. E consiste em dizer, que se guardaram as disposições do §. 2.º do Artigo 58 da Lei Eleitoral.

Não acompanharam a Acta as relações dos votantes dás Assembléas de Villa Nova de Baronia, Concelho d'Alvito, da Matriz de Castro Verde, de Torrão, e Odivellas, da Villa d'Alvito, de S. Salvador de Serpa, de S. Theotonio, Saboia, e Santa Clara, Concelho da Odemira, de Nossa Senhora da Conceição, Concelho de Barrancos: á excepção deste Concelho, do qual a Mesa não apurou os votos por não ter vindo a Acta, vieram todas as outras; posto que as de Nossa Senhora da Visitação de Villa Alves, e de Messejana não expressem o numero das listas.

Apesar destas irregularidades, o resultado da Eleição é o voto da maioria dos votantes.

24.° CIRCULO — FARO.

Este Circulo dá tres Senadores, e tres Substitutos.

Os votantes foram 2:931, em 27 Assembléas.

Obtiveram pluralidade absoluta para Senadores os Srs.

Barão de Faro...................... 1:718 Votos.

Luiz Ribeiro de Sousa Saraiva...... 1:718

Basilio Cabral..................... 1:716

E para Substitutos os Srs.

José Ferreira Pinto Basto Junior... 1:695

José Osorio de Castro Cabral....... 1:641

João de Vasconcellos e Sá.......... 1:545

A Junta do Circulo tomou tres resoluções:

1.ª Considerou um Protesto, que achou na Acta da Assembléa Eleitoral da Sé, do Cidadão José Joaquim Ramalho, que tendo concorrido a votar no dia 12 lhe não foi recebido o voto, porque o seu nome se não achava com