O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

um nu dois Mom-hros não obstnSse a qualquer C(>mbinação, que ainda lem de se" sujeita á1 decisão dtts Carnaras.

O SR. AGUIAR: —O que'e verdade e que a Constituição exige que os Projecloá para que se nomea umn Comimssâo Mixta sejam examinados? por um igual n'umero de Dc-pulnrdos e Senfidoies: e a letra da Constituição no Artigo 67: por consequência se aqui nos não achamos uns e oulros em numero igual nada podemos fazer sem infringir aquella disposição; nem se diga que basta que a qclla igualdade se dê no nomeação fcila pela respectiva Camará; não é isso o que a Constituição retjucr: è com esto fim que se nomeara os subslitiilos, e se assim não fosse, era escusado nomeart-m-se. Portanto intendo que em quanto não houver igual nufnero, nào podemos progredir nesta discussão.

O SR. VELLEZ CALDEIRA : — É verda^ de que deve haver ignal numero de Deputados c Senadores rin presença das palavras da Constituição; porque a Constituição diz que deve ser examinado o negocio sobre que houver divergência por i$ua! numero de Senadores e de Deputados; mu*, senão comparecer o total dos que por cada Camará forniu nomeados, havemos d« estar á espera que um Senador, ou De-pulado queira vir pnia a Commissâo. — Pela fulia de um só, ficarão sempre paralysados os trabalhos! !! O coso e muito simples, Sr. Presidente, eslno presentes 13 Deputados e 14 Se-nudores, s

O S«. ATUFAR: — Sr. Presidente, não e possivi-l adoptar o arbítrio lembrado pelo illus-tre Senador, o Sr. Caldeira, porque não pôde reconhecer-se na Commissâo, o direito de excluir qualquer dos seus Membros. Mns, diz o illustre Senador, então o que havemos cLi fa-xei ? Esperar que venha mais um Deputado? Havemos de fazer o que l^m .feito o Senado muitas ve/es, que e', quando não ha o numero legal designadv) pela Constituição , inleirornper os trabalhos: havemos de esperar, se a Co;n-missHo intender que devemos esperar, o tempo que á Commissâo parecer, paia que possa chegar algum dos Membros que faltam, e senão houver o numero legal , -havemos de fazer nós C >minissào Aflixla, o mesmo que fuz cada uma das Camarás, quo o, reservar para outro dia a disrussão (pie devia ter lo«ar.

O Su. VLLLI-Z CALDEIRA: — Sr. Presidente, quando se chamam os Senadores Substitutos, c paia ssuhstiiuir faltas, havendo-as. Os Substitutos fão dnu-j, c o total dos Senadores presentes é 14-: logo nào era necessário chamar um destes Substitutos, visto que o numero dos M ombros da outra Camará era só d*113 : quando nào houvesse igual numero de um e outro lado, e que fr^e necessário iguala-lo, então e' que teria logar chamar os Substitutos. E nào se dign que isto o privnr do voto quem o deve ter; porque o Substituto só deve ter voto quando é necessário; neste caso não e necessário, por consequência não deve ter voto; e pôde a Commissâo continuar os «eus trabalhos.

OSn. PRESIDENTE:—Creio que a Com-missão nào quereiú tomar sobre si decidir se será legal ou não a discussão , uma vez que fal-

DOS SENADORES,

tá a igualdade perfeita dos Membros presentes ; porque â igiialdade de Membros eleitos -existe, e esta é a igualdade de que, me parece, tra-cla a Constituição. Ora , se neste caso nào se apiesenta um numero igual de Membros, não se segue por isso que haja desigualdade. Poiém,' eu não chamo a decisão da Commissão sobre isto; porque vejo que ha muita divergência do opiniões; 'alguns Senadores differem muito da opinião de alguns Deputados. A Constituição nào determina o nifrnero de Membros de que se há dê compor a Commissão, e só determina que haja igual numero de Membros de ambas as Camarás, parece-me que convidando um dos Srs. Senadores supplentes, que foram convidados a entrar, a desistir do seu logar, ao menos temporariamente, se consegue assim evitar este embaraço, islo^é, vê-se a Commi-são constrangida a pedir a um dos seus Membros que já linha tomado assento que delia saía.

O SR. TAVARES D'ALMEIDA: — Não convenho em que um Membro seja excluído pela razão de se igualarem os dous lados da Camará, ò que eslá,, csUi; antes não haja Commissâo. ( Apoiados.) Nós os Senadores estamos cm numero completo; se a outra parte não eslá em numero completo não haja Commissâo, (/Apoiados.) mas excluir quem tem direito de eslar, não approvo.

O SR. PRESIDENTE: — Nesse caso não lenho remédio senão consultar a Commissâo.

Q SR. AGUÍAR:— Devemos esperar.

O SR. TAVARES D'ALMEIDA: — Pa*-recc-me lambem que a discussão não ha de ser rnuilo morosa; porque eu tenho diante de mim as alterações.... {Rumor.) Ah ! Eu cuidei que cbte era o resultado que tinha havido, mas agora ouvi dizer que' não e' este o resultado, que havia um outro; então, ficando addiada esta Commiásão paia outro dia, haverá tempo para ser impressa esta ultima votação da Camará dos Srs. Deputados, e islo nos servirá de lexlo para a discussão ; esta e' uma circurnstan-cia , c ha mais a outro circumstancra da falta de numero para que esta Co'rmnissão se deva' addiar. ( Apoiados.)

O SR. SILVA CARVALHO: —Os Membros da Camará dos- Deputados que aqui faliam deram todos parte de doente na outra'Camará.... Ainda hoje veio um Oíficto destes á Camará.

O S*. VELLEZ CALDEIRA: —Se havia estas pailicipuções, a Camará dos Deputados devia ler nomeado oulros Membros para substituir os que deram parte de:doenles, c devia ter feilo esta participação a tempo.

O Su. PRESIDENTE:—-Creio que o melhor seria rnandarem-sn imprimir as emendas.

O SR. SECRETARIO SIMAS : —Tenho a informar esta Commissâo de que alguns Deputados «pie estavam eleitos para esta Commissão, e que faltaram, esta manhã é que mandaram parte, até de viva voz, e talvez por esta razão a Camará não procedesse á eleição dos Substitutos.

O SR. PREStBENTE:—A Commissâo convêm em que o papel apresentado pelo Sr. Roma é que deve servir de texto ?.. ..

O SR. BARÃO DE RENDUFFE: — Eu intendo que nós exorbitaríamos inteiramente

71

da nossa posição ser agora pertendéssemos fa-» zer obfa por1 um papel muito exacto,1 todos o accreditamos, mas apresentado á Mesa por urn digno Deputado, quando.pelo contrario nos consta omcialmente o que se passou na outra Camará? Pois1 nós havemos de discutir emen* das que' nos não foram commumcádas con-for-me osestylos d'ambas as Casas?.. Nós: não temos relações com a outra Camará senào do Presidente a Presidente: o Presidente da Camará não comnrunicou a V. Ex.a lacs alterações, pelo contrario, communicou que aã ai-* teraççes que lá tinham passado sobre o Projecto de Lei enr questão foram as constantes do impresso que nos apresentaram: e' impossível fazermos obra por um papel só familiarmente comrnunicado nesta Commissâo, por lanto nós sabemos que não existiram- outras emendas se não aquellas que são constantes do. Parecer da Coniniisbão de Fazenda, e ainda que moralmente esteja, como todos nós, convencido da exactidão das correcções que o nobre Deputado acaba de expor, elle convirá comigo que não e' pouca-detterencia ou consideração o insistir em que nós nos occupetnos do papel de quie se quiz encarregar.

O SR. ROMA: — Parece-me que a opinião mais geral e que esta Commissâo fique addiada, e, já se manifestou que seria .conveniente imprimir as ultimas emendas da Camará dos Deputados. Ora se eslas emendas não são tomadas hoje em consideração, se esta Commissâo ha de funccionar em outra occasião, de certo ha de vir da Camará dos Deputados, oficialmente retnettido, -esse papel que agora aqui foi apresentado, pelo modo que já disse; pa« pel que supponho que está -exacto, mas que não sei de certo se o está,, porque não. o li ; nem ainda que o lesse poderia abonar nem uma nem outra cousa. Parece-me pois que o melhor e' designar outro dia r na certeza em que ate então, ha de vir communicado da outra Camará o papel que se precisa. (Apoiados.)

O SR. VELLEZ CALDEIRA: — Não lia communicação alguma orneia!, senão a participação que o Sr. Secretario leu, e por consequência não sabemos que haja as alterações a que se tem alludido. Pelo que. vejo a Commissâo não pôde trabalhar, e então e' necessário que V. Ex.a dê outro dia para a reunião da Comutissão: se entretanto-vier oficialmente da Camará dos Deputados alguma participação V. Ex.a lerá-a bondade de a mandar imprimir c distribuir, se não vier não ha mais nada que devamos tomar em consideração, porque ainda que haja essas alterações etn que se tem fal-lado,,. repilo, em quanto ellas nos não forem participadas omcialmenle nós devemos accre-dilar que não existem. Agora peço a V. Ex.° que tome votos sobre o addiamento.

Proposto á votação ficou approvado.

Uma voz: — Queira V. Ex.a designar o dia.

O SR. PRESIDENTE:—Creio que não é necessário designar o dia ; quando houver de ser a Mesa da Camará dos Senadores o com-municará oflicialmenle á Mesa da outra Camará.—Eslá fechada a Sessão.

Eram duas horas menos um quarto.

CAMARÁ DOS SENADORES.

N: 21.

te 4 te

1841

(PRESIDÊNCIA DO SR. DUQUE DE PALMELLA.)

TRÊS de Penalii-l , Aronca, Medeiros, Duque de Palmolía, Costa e Amaral, Tavarea'de Almeida, AUreu Casiello Branco, Cordeiro Ftíyo, Crespo, Pjrnentel Freire, Tavcira, Vel-lez Caldeira-, Castro Pereira, Leitão, Portugal e Castro,, Serpa , Machado, Marquez de Loule', Palriarcha Eleito, Polycarpo Machado, Trigueiros, e Viscondes de Laborim, de Poflo Côvo, e do Sobral.

Leu-se a Acta da Sessão precedente, e foi a p-provada.

Moncionou»so a seguinte Correspondência :

1.° Um OfíJcio-do Sr. Senador Luiz José Ribeiro, participando que o seu (nau estado de saúde lhe não permute comparecer nesta Sessão, e mesmo eui mais algumas. — A Camará ficou inteirada.

2.° Um divo da Presidência da Camará dos Deputados, enviando um extracto olTicial das Actas da mesma Camará , que se referem ao Projecto de Lei sobre que lem de deliberar a Commiâsào Mixta que ultimamente foi no-meada. — Mandaram-se depositar na Secretaria.

O SR. PRESIDENTE: —Tomarei a liberdade de observar á Camará que me paroee conveniente fi\ar o dia em que deverá novamente reunir-se a Commissâo Mula; poderá ser na i Quarta-feira próxima , 10 do conenle. j

(A Camará annniu.) \

Depois cio tuna breve pausa, continuou O Su. PRESIDENTE: -—Como a Cama-

rá se não1 acha ainda cm numero para passará discussão dos objectos dados para Ordem do dia, talvez fosse útil interromper a Sessão ale ás três horas, por que entretanto poderão ainda chegar alguns Senadores. (JÍpoiados.)

Manifestando a Camará convir neste arbilrio, eíTeclivarnente se interrompeu a Sessão. — Eram duas horas c um quarto.

Depois das ires proseguiu a.Sessâo; e, como, Relator da Commissào de Marinha, teve a palavra o Sr. Lopes Rocha, que leu e euviou á iVlèsa os seguintes"

Pareceres.