O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 230

230

DIARIO DO GOVERNO.

CAMARA DOS SENADORES.

Sessão de 20 de Fevereiro de 1839.

(Presidencia do Sr. Leitão.)

FOI aberta a Sessão meia hora depois do meio dia, estando presentes 31 Srs. Senadores. Leu-se e foi approvada a Acta da precedente, e na de hoje se mandou lançar a seguinte

Declaração.

Na ultima Sessão fui de voto que se não desse licença ao Sr. Senador Barão de Fonte Nova. = Vellez Caldeira.

Foram distribuidos exemplares impressos de um a = Exposição dirigida a Sua Magestade, A Senhora D. MARIA II, por José Antonio de Miranda Vieira Negociante da Cidade de Angola, acerca das arbitrariedades commettidas pelo ex Governador Manoel Bernardo Vidal. =

O Sr. Visconde de Semodães participou que o Sr. Macedo não podia comparecer hoje e talvez mais alguns dias, por incommodo de saude.

O Sr. Barão da Ribeira do Sabrosa apresentou o seguinte

Requerimento.

Regueiro que pelo Ministerio dos Negocios da Fazenda se participe a esta Camara qual e o estado em que se acha o ajustamento de contas do nosso Thesouro com o Sr. Mendizabal. Sala do Senado, 20 de Fevereiro de 18357. = Barão da Ribeira de Sabrosa. — (E proseguiu):

Na segunda leitura darei as razões que me levaram a fazer este Requerimento: por agora só direi, que me não atrevo a carregar a Nação Portugueza de Impostos, quando outrem tem em sua mão o nosso dinheiro!

O Sr. Bergara: — Apoiado.

O Requerimento ficou para 2.ª leitura.

O Sr. Pereira de Magalhães, como Relato* da Commissão de Administração Publica, teve a palavra para lêr o seguinte

Parecer.

A Commissão de Administração Publica a quem foi presente o Officio do Ministerio do Reino de 29 de Janeiro ultimo com a copia dos Decretos pelos quaes foram dissolvidos, o 7.°, 8.°, 14.º, 15.º 16.°, e 17.° Batalhões da Guarda Nacional de Lisboa, a Secção da Companhia de Cavallaria da Guarda Nacional de Ponta Delgada, e as Divisões dos Batalhões do Concelho de Castello de Vide, e Taboaço, desejando interpôr o seu parecer sobre tão importante negocio com pleno conhecimento de causa, requer que se peçam ao Governo, pelo sobredito Ministerio, os Documentos que serviram de fundamento á medida extraordinaria a que se referem os mencionados Decretos. Casa da Commissão, em 20 de Fevereiro de 1839. Anselmo José Braamcamp = Barão da Ribeira de Sabrosa = Manoel de Castro Pereira = Barão de Prime = Barão de Villa Nova de Foscôa = Agostinho Pacheco Telles de Figueiredo = Felix Pereira de Magalhães.

Foi approvado sem discussão.

O Sr. Presidente: — Estava dada para Ordem do dia a discussão do Projecto de Resposta ao Discurso do Throno; mas como existe o mesmo motivo por que se não começou na anterior Sessão (a ausencia dos Srs. Ministros), tambem hoje não poderá começar-se, nem é presumivel que ámanhã e depois: por consequencia, não havendo outra cousa a fazer agora, a seguinte Sessão será no Sabbado, e a Ordem do dia a mesma que vinha para hoje. — Está fechada a Sessão.

Faltava um quarto para uma hora.

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×