O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

321

DIARIO DO GOVERNO.

bará a fé do Governo. Ha grande differença entre divida consolidada, e divida não-consolidada: é um mal que se esteja a pagar um dia consolidada dentro do Paiz, e que se não possa fazer o mesmo na que se deve no estrangeiro, mas este mal é filho de uma circumstancia que nós trabalhâmos para remediar. A divida fluctuante do Estado pagar-se-ha como fôr possivel, e não ha duvida que, ou nesta ou na proxima Sessão, e preciso que as Côrtes tomem alguma providencia a este respeito; ou pagar essa divida, ou então consolida-la.

O Sr. Ministro dos Negocios do Reino: — Pedi a palavra não para tractar desta materia, nem do incidente que suscitou o Sr. Barão da Ribeira de Sabrosa; mas unicamente para dar certa resposta a uma consideração apresentada pelo illustre Senador, que, segundo aqui ouço, deu hoje entrada nesta Camara.

Disse o Sr. Senador a quem me refiro, que o estado de segurança do Paiz era muito máo: o illustre Membro, acabando de chegar á Capital, terá presente o estado das Provincias por onde transitou, que certamente não só não é satisfatorio, mas que em partes e verdadeiramente melancolico. Longo tempo levaria eu, por isso tal não farei, se quizesse agora tractar das cousas e cansas que têem levado o Paiz a esse estado; limito-me unicamente a dizer ao illustre Senador (e certamente é muito digno para elle começar suas honrosas fadigas Parlamentares por este modo) que o Governo emprega tudo quanto póde para attender a tão importante objecto, e que está disposto a pedir ao Corpo Legislativo o concurso do seu poder, e das suas luzes para obter que cesse o estado desagradavel em que nos achâmos a este respeito.

Julgando-se o §. sufficientemente discutido, foi posto a votos e approvado; ficando assim terminada a discussão do Projecto de Resposta ao Discurso do Throno.

O Sr. Presidente: — Ámanhã devem reunir-se as Commissões: a primeira Sessão será na Segunda feira, 4 do corrente, e a Ordem do dia as leituras que se offerecerem. — Está levantada a Sessão. Faltava um quarto para as tres horas da tarde.