O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1305
DIARIO DO GOVERNO.
CAMARA DOS SENADORES.
De hoje em diante se publicará diariamente um extracto das Sessões da Camara dos Senadores, mas esta publicação não prejudica a da integra das mesmas Sessões, que se continuará em Supplemento a este Diario.
Extracto da Sessão de 2 de Outubro de 1840.
(Presidencia do Ex.mo Sr. Patriarcha Eleito.)
Depois da uma hora se fez a chamada, e se acharam presentes 31 Srs. Senadores. Aberta a Sessão, se passou á leitura da Acta da Sessão antecedente, a qual
O Sr. Visconde de Laborim julgou inexacta na parte em que diz, que se venceu que fosse admittido mais um tachygrafo, pois que está persuadido, que tal se não venceu, e que ficou para se tomar em consideração em outra occasião: fundamentou a sua opinião em que ha tempo elle (orador) lembrou a necessidade de se nomear uma Commissão que tome conhecimento dos trabalhos tachygraficos.
O Sr. B. da R. de Sabrosa lembrou que á adopção deste tachygrafo não estorvava a nomeação da Commissão, que pediram os Srs. Zagallo, e Visconde de Laborim.
Depois de breves reflexões mais se resolveu que se nomeasse esta Commissão por escrutinio secreto, ficando esta eleição para ser feita no fim da Sessão.
O Sr. D. de Palmella explicou o que se tinha passado a este respeito, e que a Acta estava exacta, o que foi apoiado por grande parte da Camara.
A final foi approvada a Acta. O Sr. Trigueiros leu um parecer da Commissão especial sobre um protesto contra parte das reclamações inglezas, que o Governo de Sua Magestade Fidelissima julgou injustas.
O mesmo Sr. mandou para a Mesa um requerimento para que se peça ao Governo, que mande para todos os Juizes eleitos, á medida que fôr saindo, o Diario do Governo, contendo as Leis que elles carecem consultar, e conhecer.
O Sr. Ministro do Reino dou algumas explicações ácerca deste requerimento.
O mesmo Sr. Trigueiros fez outro requerimento pedindo outros esclarecimentos pelo mesmo Ministerio das Justiças.
Suscitou-se uma pequena discussão ácerca da materia do primeiro requerimento mostrando-se a necessidade do que nelle se pede, e durante esta
O Sr. Ministro do Reino disse que adoptava a medida lembrada por um Ex.mo senador que sejam remettidas as Leis ás Camaras Municipaes, para que alli sejam consultadas