O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 480

480

DIARIO DO GOVERNO.

CAMARA DOS SENADORES

Sessão de 10 de Abril de 1839.

(Presidencia do Sr. Leitão.)

TRES quartos depois do meio dia começou a Sessão, estando presentes 40 Srs. Senadores.

O Sr. Sampayo e Pina participou, pelo Sr. Miranda, que por incommodo de saude não comparecia hoje, nem talvez por mais alguns dias.

Approvada a Acta, mencionou-se a Correspondencia seguinte:

1.º Um Officio, pela Secretaria da Camara dos Deputados, remettendo as Actas das Eleições do Circulo do Districto de Angra do Heroismo. — Á Commissão de Poderes.

3.° Um dito, pelo Ministerio do Negocios Estrangeiros, acompanhando copias de vinte e cinco Documentos relativos ás negociações com a Grã-Bretanha, sobre o Tractado para a abolição do trafico da Escravatura.

Lidas as Indicações do contheudo nos referidos Documentos, disse

O Sr. Castro Pereira: — Parecia-me conveniente que se mandassem imprimir estes Documentos, a fim de que os Membros da Camara possam ficar habilitados para tractar deste negocio: elle é de summo interesse não só para esta Casa, mas tambem para que fóra della se conheça evidentemente que o Governo Portuguez tem procurado por todos os meios ao seu alcance para o concluir segundo exigem os interesses e a dignidade Nacional, sem, com tudo, offender os Tractados.

O Sr. Conde de Villa Real: — Estes papeis, pelo que vejo, e pela relação delles que leu o Sr. Secretario, são muito volumosos; por isso me parece que sejam mandados a uma Commissão antes de se imprimirem; e a mesma Commissão indicará aquelles cuja impressão julgar necessaria. Deste modo creio quE se obterá o fim que o illustre Senador teve em vista, diminuindo-se ao mesmo tempo a despeza, e até a demora, porque o volume dos papeis é um tanto consideravel.

O Sr. Miranda: — Eu não me opponho a que os Documentos do á Commissão, porque essa é a ordem; mas peço que, logo que a Commissão estiver inteirada do contheudo dos papeis, sejam depositados na Secretaria da Camara para que todos os Srs. Senadores os possam vêr.

O Sr. Conde de Villa Real, disse que convinha nesta idéa.

O Sr. Bergara: — Não me opponho a que se imprimam os papeis, mas devo fazer uma observação. Estão votados doze contos de réis para as despezas da Camara no corrente anno; as nossas Sessões vão muito adiantadas, e depois que se mandaram imprimir as discussões no Diario do Governo, a nossa despeza tem augmentado consideravelmente: este foi um dos motivos principaes porque votei se não imprimissem os trabalhos, aliàs importantes, que aqui apresentou o Sr. Luiz José Ribeiro sobre o Orçamento do Ministerio da Guerra. Eu apoio a idéa do Sr. Conde de Villa Real, para que a Commissão a que forem remettidos estes papeis, diga, quaes delles se devem mandar imprimir, porque talvez que até alguns delles estejam já impressos. — É preciso que tenhamos muita economia, e que esta Camara de o exemplo de não gastar mais do que a verba que lhe foi votada no Orçamento (apoiado): e eu faço esta reflexão como Membro da Commissão Administrativa da Casa

O Sr. Castro Pereira: — A objecção á impressão dos Documentos creio que não versa senão sobre economia. Quando se tracta de interesses tão grandes como estes, objecções de economia não devem fazer pêso a nenhum dos Srs. Senadores; ainda quando a despeza fosse dez vezes maior do que será; a importancia do objecto é tal que certamente valia a pena: por outro lado os papeis não são tão volumosos como se quiz figurar, e por isso tambem a despeza não será excessiva. Disse-se que os Documentos se podiam vêr na Secretaria; mas tão volumosos são elles, que mal podem simultaneamente ser vistos pelos Srs. Senadores; porém ainda quando muitos os examinem ao mesmo tempo, não se suppõe que fiquem inteirados do que elles contém. — Concluo que me parece se deve fazer a impressão que requeri, e que nenhuma das razões dadas devem obstar a isso.

O Sr. Conde de Villa Real: — Eu propuz que se não imprimissem esses papeis sem irem primeiro a uma Commissão, por motivos de economia; mas tambem porque já o que a este respeito se passou na Camara, mostra o quanto este negocio é importante, e por tanto convém que se tome sobre elle uma resolução até para o Ministerio conhecer a opinião desta Camara. São estas pois as razões que me obrigam a votar por que elles vão primeiro a uma Commissão, antes de serem impressos, visto que se o fossem já sempre teriam de ír depois a uma Commissão.

O Sr. Presidente propoz, e a Camara resolveu, que os Documentos remettidos pelo Ministerio dos Negocios Estrangeiros fossem remettidos a uma Commissão para dar sua opinião sobre o negocio, e indicar quaes dos mesmos Documentos se devem imprimir.

O Sr. Castro Pereira: — Sr. Presidente, visto que da resolução que acaba de tomar-se, nada mais se tira do que a perda de tempo, porque depois de impressos elles têem sempre que ír a uma Commissão, peço a V. Ex.ª que convide a Commissão para que de a sua opinião dentro de tres dias. (Apoiado.)

Resolveu-se simplesmente que a desse com urgencia.

O Sr. Presidente: — Como não ha na Camara Commissão Diplomatica, será preciso que se nomêe....

Vozes: — A Mesa. A Mesa.

Ficaram depois designados para compôr a mencionada Commissão os Srs. Castro Pereira, Conde de Villa Real, Marquez de Fronteira, Miranda, e Visconde de Laborim.

O Sr. Conde de Villa Real: — Uma vez que V. Ex.ª me fez a honra de nomear-me para a Commissão, eu não me escuso certamente; mas não posso deixar de lembrar, que existe na Camara um Senador que assignou todos esses Tractados que se fizeram com a Inglaterra, que é o Sr. Duque de Palmella, o qual seria conveniente que pertencesse á Commissão, por isso que elle está no caso de melhor explicar o que nessa occasião se passou a respeito de um tão importante negocio. (Apoiada.)

O Sr. Marquez da Fronteira: — Então, a querer a Camara, póde substituir-me o Sr. Duque de Palmella.

O Sr. Presidente: — Não Sr. eu nomeio mais dous Srs. para comporem a Commissão, e serão os Srs. Duque de Palmella, e Conde do Farrobo.

O Sr. Presidente: — Agora passa-se á Ordem do dia que é a discussão do Regimento interno da Camara. Eu entendo que sobre este objecto é desnecessario haver discussão na generalidade, (apoiados geraes.) e que então poderemos passar á discussão em especial; porém, como este Projecto tem muitos Artigos, e a maior parte das materias que elle contém são sabidas de todos nós, julgava eu por isso que seria melhor não pôr á votação cada um dos Artigos em separado, mas sim cada um dos Titulos, depois de lido, e de aberta a discussão: — se porém algum Sr. Senador mostrar querer fazer alguma observação a respeito de qualquer Artigo, abrir-se-ha então a discussão sobre elle. (apoiado.)

O Sr. Visconde de Laborim: — Sr. Presidente, um Regimento interno de uma Camara, importa a regularidade das suas Sessões, e decisões das materias que nella se tractam; e importa igualmente, a regularidade dos seus trabalhos tanto internos como externos; quer dizer, Sr. Presidente, que se esta regularidade fôr boa, os interesses publicos medrarão; mas se ella fôr má, padecerão então esses interesses. Demais, Sr. Presidente, eu creio que este Regimento não é outra cousa senão o adopção dos Requerimentos que existiam, tanto da Camara dos Srs. Deputados, como da extincta dos Pares: comtudo parece-me que no Titulo 9.º sobre o objecto Secretaria, se introduzem innovações de uma natureza tal, que eu sem consultar a Mesa, não me julgo em estado de entrar nesta discussão com conhecimento de causa Estou persuadido que taes innovações seriam feitas, sem duvida, de acôrdo com a mesma Mesa; mas como eu não tive a satisfação e honra de fallar com estas Srs. a tal respeito, torno por isso a repetir, que não me supponho em estado de votar agora sobre este

Página 481

481

DIARIO DO GOVERNO.

objecto. Além disto deve tambem ter-se em vista, Sr. Presidente, que approvado o Regimento, a Camara se dá uma Lei; e se depois ha de faltar a ella, então é melhor que se não faça: se porém ella é para se executar, deve então ser feita com todo o conhecimento de causa. São estas pois as razões por que eu peço á Camara o addiamento desta discussão por alguns dias; e tambem porque quando este Projecto foi distribuido, estava em discussão um objecto muito importante, qual era o da creação do Tribunal de Contas, para a qual todos os Srs. Senadores tinham dado as suas attenções; e que por isso me parece não terão tido muito tempo para voltarem as suas vistas para este Projecto. É pois por todas estas razões que eu peço o addiamento por alguns dias.

O Sr. Presidente: — Será bom que o illustre Senador designe o numero de dias que requer para o addiamento.

O Sr. Visconde de Laborim: — Poderão ser dous.

Não se fazendo outra observação, ficou addiada a discussão do Projecto de Regimento na fórma proposta pelo Sr. Visconde de Laborim.

O Sr. Bergara: — Eu levanto-me para fazer uma recommendação á Commissão de Agricultura. Sr. Presidente, a anciedade em que está o publico exije que a Commissão de Agricultura apresente quanto antes o seu Parecer sobre os dous Projectos que a esta Camara foram offerecidos a similhante respeito, um pelo Sr. Luiz José Ribeiro, e outro por mim, dos quaes deve resultar muitissimo proveito para o publico de Lisboa, que está hoje comendo o pão muito mais caro do que o devia, e podia comer. (Apoiados geraes.)

O Sr. Trigueiros: — Sr. Presidente, a Commissão de Agricultura já tirou um resultado a respeito dos Projectos de que tracta o illustre Secretario na sua primeira reunião, e foi a condição do difficultoso do objecto: cumpre notar que sendo offerecido um additamento ao Projecto pelo seu mesmo Auctor, e tendo tambem apoiado outro Projecto ao mesmo respeito, viu então a Commissão que ella Linha que recorrer a muitos Documentos antigos e Regimentos, para com mais conhecimento de causa dar um Parecer que podesse ser approvado nesta Camara. É esta, pois, a razão porque se tem demorado mais a apresentação do seu Parecer; no entretanto devo declarar que ella tem este negocio em muita consideração, e que com a maior brevidade o apresentará á Camara.

O Sr. Presidente deu para Ordem do dia a discussão do Projecto de Lei para effectuar a independencia do Poder Judiciario: e fechou a Sessão pela uma hora e meia da tarde.

Errata. - A Sessão da Camara dos Senadores que no Diario antecedente se diz ser a de 6 de Abril, foi celebrada em 8; por quanto naquelle dia não houve Sessão, e a Camara se dividiu em Commissões.

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×