O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 786

786

DIARIO DO GOVERNO.

CAMARA DOS SENADORES.

Sessão de 21 de Maio de 1839.

(Presidencia do Sr. Duque de Palmella.)

UM quarto depois do meio dia foi aberta a Sessão; presentes 27 Srs. Senadores.

Leu-se, e ficou approvada a Acta da antecedente.

Leu-se tambem uma Representação da Camara Municipal de S. Tiago de Cassem, pedindo a rejeição do Projecto do Sr. L. J. Ribeiro ácerca da refórma do Terreiro Publico de Lisboa. — Ficou sobre a Mesa, por se achar pendente o objecto de que tracta.

O Sr. Visconde de Sá da Bandeira: — Tenho a honra de participará Camara que a Deputação encarregada de apresentar á Sancção Real alguns Decretos das Côrtes, desempenhou a sua missão, sendo acolhida por sua Magestade, A Rainha, com a sua costumado benignidade. — A Camara ficou inteirada.

O Sr. Presidente: — Na ultima Sessão tinha-se indicado para Ordem do dia a discussão de tres Projectos de Lei vindos da Camara dos Deputados; mas a Camara não está em numero sufficiente, por tanto passa a dividir-se em Commissões. A Ordem do dia para ámanhã são os tres Projectos dados para a de hoje, e se houver tempo a discussão do outro sobre Expostos.

O Sr. Visconde de Laborim: — Relativamente a esse ultimo Projecto, lembro a V. Ex.ª a transcendencia da materia que nelle se envolve, e que me parecia conveniente entrasse na ordem daquelles que devem ser discutidos tres dias depois da sua distribuição: V. Ex.ª observará que a Commissão fez no mesmo Projecto uma alteração na parte principal, e isto, no meu modo de pensar, é tambem uma razão para que mais profundamente. Se medite: por ultimo, recordo á Camara que quando se pediu a urgencia foi para a impressão e não para os debates do mencionado Projecto.

O Sr. Presidente: - Creio que há mais de tres dias que está distribuido; entre tantos poderá ficar para outra Sessão, e nesse caso substituir-se-lhe-há o Projecto da Commissão de Guerra sobre promoções.

O Sr. Miranda: — Tem estado em discussão um Projecto sobre a creação do Tribunal de Contas, que peço a V. Ex.ª não queira deixar para trás: não é conveniente encrusar tantos assumptos.

O Sr. General Zagallo: — O Projecto da Commissão de Guerra foi julgado urgente por esta Camara, e por isso me parece que está nas circumstancias de dever ser expedido quanto antes: o Projecto sobre o Tribunal de Contas, creio que ainda levará muito tempo, e deixar para trás o da Commissão de Guerra, que talvez assim não possa discutir-se nesta Sessão, é o que eu não acho conveniente, porque da sua adopção resultará grande conveniencia não só aos direitos dos Militares, mas tambem á economia da Fazenda, pois que não se mandarão Officiaes arbitrariamente para a 3.ª Secção, para Estado-Maiores de Praças, etc. (apoiado). Por tanto o Projecto a que me refiro, parece-me que deve entrar em discussão quanto antes.

O Sr. Miranda: — Todas essas razões seriam de muito peso, se tratasse de dar a preferencia a algum dos dous Projectos; mas esse não é o caso: eu estou persuadido, que por maior que seja a importancia que se attribua ao Projecto da Commissão do Guerra, esta não equivale á do outro; além de que, o meio de satisfazer a exigencia, do illustre Senador é concluir a discussão daquelle que já está mais adiantado. Torno a dizer que senão devem encrusar as discussões de modo que a Camara se não veja n’uma confusão de Leis que torne impossivel o tractar as diversas materias como cada um merecer. Concluo repetindo que, mesmo para satisfazer a exigencia do Illustre Relator da Commissão de Guerra, o meio é continuar a discussão do Projecto sobre o Tribunal de Contas; aliàs nem um nem outro se concluira, sendo arabes de muita importancia

O Sr. General Zagallo: — Não posso convir nas razões que acaba de expender o Sr. Miranda. Ninguem duvida da utilidade do Projecto sobre o Tribunal de Contas, mas comparado com o da Commissão de Guerra, é de uma utilidade muito mais remota, porque não exige tão immediata observancia como este: o Projecto a que se quer dar a preferencia, ha de levar ainda muito tempo, como temes observado pela anterior discussão, e por tanto, persuadido que o Projecto da Commissão de Guerra hão terá tão extensa discussão, julgava preferivel que se discutisse primeiro; por quanto, se o outro se tractar antes deste, levará talvez toda a Sessão, e é possivel que ainda fique para outra; sendo o resultado ficar tambem o que apresentei demorado por muito tempo, e não me parece que isso seja conveniente.

O Sr. Presidente: — Eu o que pediria aos Srs. Senadores presentes, e aos ausentes, era que tivessem a bondade de concorrer ás Sessões, porque nesse caso todos os Projectos terão cabimento, todos elles serão discutidos, e a Mesa fará tudo quanto della depende para que as discussões sejam uteis e regulares; já são duas Sessões perdidas, a de Sabbado, e a de hoje, em que alguma cousa poderiamos ter adiantado; os Projectos indicados para Ordem do dia são tão curtos que talvez a sua discussão fosse breve, que mesmo não levasse senão minutos; e então com mais facilidade se poderia passar á daquelles que levarão umas poucas de Sessões, e que devem ser discutidos com mais vagar. Por tanto, parece-me que poderá seguir-se a ordem que eu tinha proposto: se houver tempo entrar-se-ha na discussão do Projecto da Commissão de Guerra; depois continuaremos com o do Tribunal de Contas (apoiados geraes). — Está fechada a Sessão.

Passava da uma hora e meia da tarde.

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×