O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 808

808

DIARIO DO GOVERNO.

CAMARA DOS SENADORES.

Sessão de 23 de Maio de 1839.

(Presidencia do Sr. Duque de Palmella.)

TENDO dado uma hora, foi aberta a Sessão; presentes 28 Srs. Senadores.

Lida a Acta da de hontem, foi approvada.

Prestou Juramento o Sr. Manoel de Sousa Rebelo Raivoso, pelo não haver ainda dado, visto haver unicamente concorrido a reuniões preparatorias.

Mencionou-se um Officio, pelo Ministerio da Fazenda, acompanhando um dos authographos do Decreto das Côrtes (já sanccionado), e respectiva Carta de Lei, sobre o modo por que se deve proceder ao lançamento da Decima e Impostos annexos no corrente anno financeiro. — Para o Archivo.

Estando presente o Sr. Presidente do Conselho de Ministros, pediu a palavra, e disse

O Sr. Bettencourt — Sr. Presidente, aproveito esta opportunidade de estar presente o Sr. Sinistro da Guerra, servindo interinamente dos Negocios da Marinha e Ultramar, para fazer algumas observações sobre o seu Officio de 16 do corrente, em resposta ao que se lhe mandou desta. Camara em 22 de Abril, em consequencia de ser approvada a minha proposta ácerca de se estabelecerem regularmente os Correios maritimos entre Portugal, e as Ilhas adjacentes, com o fim de se estreitarem as relações politicas, e commerciaes deste reino com as provincias, ultramarinas; e desta sorte mostrar-se que se têem em consideração aquellas Ilhas, e principalmente a Ilha Terceira Cidade d'Angra do Heroismo, que tantos serviços, e sacrificios fizeram a favor da causa da restauração da Liberdade legal, e Throno da Senhora D. MARIA II.

No officio se vê que o Governo reconhece as vantagens de uma communicação regular, e periodica com as nossas possessões; o Governo diz que esta proposta, de Correios maritimos entre Lisboa, Madeira e Ilhas adjacentes está em perfeita harmonia, com a ordem das Côrtes de 17 de Julho de 1821, o que, com mais ou menos regularidade, e algumas modificações effectivamente teve logar até o anno de 1828. Depois da restauração da capital, em Julho de 1833, outra voz se ordenou, e poz em pratica o systema dos Correios, e que se ultimamente tem havido interrupção, é ella devida á falta de recursos pecuniarios da Repartição da Marinha, e igualmente a ver-se o Governo obrigado a mandar as embarcações, proprias para tal serviço, para onde a necessidade mais é reclama: diz mais o Governo, que estas embarcações são em numero de oito, que duas já se acham na Africa occidental, e que em Junho futuro partirá outra para o mesmo destino; que duas estão cruzando nos mares do Algarve; e que as tres restantes estão desarmadas, que podem ser necessarias para revezar as que cruzam: que á vista do limitado numero de navios, lhe parecia, que em quanto senão regular um systema geral de Correios maritimos, se conseguiria um fim analogo, estacionando-se um Brigue, ou Curveta nos mares dos Açôres, a qual poderia proteger o commercio, e facilitar as correspondencias de umas com outras Ilhas. Diz mais o Governo, que em quanto ao estabelecimento dos Correios maritimos, por barcos de vapôr, que seria conveniente que tal idéa se podesse verificar; porém que esta empreza será tão avultada, que sómente por meio de algum contracto com qualquer pessoa, ou companhia, e avista das condições que se propozessem, poderia o Governo tomar deliberação com conhecimento de causa.

Á vista desta exposição, que é exacta, vejo, que o Governo reconhece a vantagem, e necessidade de taes Correios maritimos, e que estes têem estado em exercicio desde 1821 até 1828, e desde 1833, até que por falta de meios pecuniarios deixaram de existir; porém como o Sr. Ministro é de parecer que se podia estacionar um Brigue ou uma Curveta naquelles mares, para proteger o commercio,. e facilitar as correspondencias entre aquellas Ilhas, no que muito interesse resulta áquella provincia, eu em nome dos meus constituintes repito as minhas instancias para que assim se verifique, e elles conheçam que o Governo, quanto pôde, e quanto lhe é possivel, lhe faz esta demonstração, pela qual se patentea, que tem muito presente os serviços, e sacrificios, que os habitantes daquellas Ilhas, principalmente os da Ilha Terceira, fizeram a bem da causa da restauração do Throno da RAINHA, e da Liberdade legal; e observarei a S. Ex.ª que quando possa ser, e hajam meios, que ao menos se estabeleçam os Correios de dous em dous mezes; porém que se ponha em movimento um estabelecimento, que tantas vantagens produzirá, e que no seu arranjamento dava algum adjutorio pelos fretes de encommendas, passageiros, e portes de cartas.

O Sr. Presidente do Conselho: - O illustre Senador, que acaba de fallar, não póde por certo ignorar o que se passa em outro logar, ácerca do Orçamento da Marinha, e assim eu poderia poupar-me a responder a S. Ex.ª porque elle reconhece que no momento actual eu pouco ou nada posso fazer a tal respeito, pela falta que ha de meios. Eu disse na minha resposta ao Senado, que na actualidade era impossivel estabelecer regularmente Correios para os Açôres; porque essa regularidade, exige, pelo menos, tres embarcações, vasos que não ha promptos, nem meios alguns para os porem estado de navegar; mas, accrescentei, que depois de discutido o Orçamento da Marinha se poderia mandar uma embarcação para aquelles mares, para assim se facilitar a correspondencia entre aquellas Ilhas. Eu creio que mandei para esta Camara um mappa das embarcações que têem vindo, neste ultimo anno, dos Açôres, e se o não mandei, tive-o ante mim para minha informação; e tenho muita pena de não o ter aqui, porque delle se veria que são mais de vinte e cinco as embarcações que regularmente vêem daquellas Ilhas cada anno; e então já se vê que não é demasiada a falta que há de correspondencias. Todavia devo declarar que eu desejaria muito que fôsse possivel que um navio de guerra se estacionasse alli para vigiar aquelles mares. O illustre Senador, o Sr. Bettencourt, alludio á existencia de oito embarcações, que S. Ex.ª julga em estado de poderem applicar-se para esse serviço; mas permitta elle que eu observe, que duas d'ellas estão no Algarve; outra emprega-se na conducção dos soldos e prets, que do Porto se remettem para o Algarve; algumas navegam para Angola; outras carecem fabrico; e os marinheiros sem pagamento. É pois necessario ter tudo isto em muita contemplação, e então se conhecerá que o Ministerio da Marinha não está em estado, no momento actual, de poder satisfazer aos desejos do illustre Senador; porque as circumstancias do dia não são as em que o paiz se achava em 1833, porque então, havia outros meios, e corriam rios de soberanos para Portugal; mas talvez que essa abundancia fôsse mãe da escassez que hoje se experimenta. Sr. Presidente, o illustre Senador sabe bem quantos exforços fizeram, nas Côrtes Constituintes, alguns Srs. Deputados (por exemplo o meu nobre amigo o Sr. Cezar de Vasconcellos), a bem dos habitantes dos Açôres, e fazendo lembrar os seus muitos serviços. Estes serviços não têem sido esquecidos de certo, Sr. Presidente o que terá acontecido é que esses serviços não tenham sido todos attendidos; porém Governo algum se tem esquecido dos serviços prestados pelos povos dos Açôres, nem é possivel esquecerem-se delles (Apoiados).

O Sr. Bettencourt: — Sr. Presidente, eu não desejo que se façam impossiveis, e me lembra aquelle facto, que aconteceu com um General que, chegando a uma praça, se queixou de que não lhe tinham dado as salvas do costume, ao que o Governador respondeu dizendo, que por muitas razões, sendo a primeira por não haver polvora = basta, não quero saber as outras, respondeu o General = assim tambem eu respondo, uma vez que não ha dinheiro não insisto, devo resignar-me, e os meus constituintes; a necessidade carece de Lei. No caso em questão o que eu quiz, Sr. Presidente, foi que estas razões fôssem publicas, e dadas por uma authoridade tão respeitavel como é S. Ex.ª; e tambem para que aquellas Ilhas vejam que não estão esquecidas, nem abandonadas; e que um dia, que haja meios, hão de ser tomadas em contemplação as suas precisões, e remediados os seus males (apoiados). Não sei que viesse a esta Camara o mappa a que se referiu o Sr. Ministro da Marinha, e por isso só me cumpre acreditar o que diz, mesmo sem ter vindo a este Senado o mappa; porém em quanto á Ilha Terceira tem sido bem notoria a escassez de navios, por quanto o baixo preço dos cereaes em Lisboa tem sido causa de tal privação; e como o Sr. Ministro mostra desejos de levar ao fim o andamento dos Correios maritimos, estou certo que no Orçamento da Marinha proporá esta necessidade, e é natural que se lhe decretem meios. Torno a dizer, que a falta de navios mercantes da Ilha Terceira tem sido conhecida; já passaram cinco mezes que não houve nem um só, e os Diplomas dos Deputados vieram por S. Miguel, e por escala pela Figueira; é um facto: desde essa época não voltou, nem se tem tido notícia da Ilha Terceira, Angra do Heroismo.

O Sr. Presidente: — Hoje era dia de Commissões, e talvez por isso os Srs. Senadores se não apresentassem julgando que não havia que fazer: por tanto, visto que a Camara se não acha em numero suficiente, convido as Commissões a que se reunam. A ordem do dia para ámanhã é a mesma que tinha sido dada para hoje. Está fechada a Sessão. Era uma hora e meia da tarde.

Erratas. — No Diario antecedente (Sessão da Camara dos Senadores) devem fazer-se as seguintes correcções:

A pag. 797, col. 3.ª lin. 53, onde se lê = desarrojo = lêa-se = desairoso.

A pag. 799, col. 3.ª lin. 39, onde se lê = De principios que devemos viver, etc. = lêa-se = De principios é que devemos viver, etc.

A pag. 802, col. 2 ª lin. 33, onde se lê = muitos menos = lêa-se = muitos annos.

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×