O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

849
DIARIO DO GOVERNO.
CAMARA DOS SENADORES.
Sessão de 27 de Maio de 1839.
(Presidencia do Sr. Duque de Palmella.)
Estando reunidos 39 Srs. Senadores, foi aberta a Sessão um quarto depois da uma hora da tarde.
Approvada a Acta da antecedente, mencionou-se a correspondencia, a saber:
1.º Um Officio do sr. Visconde de Semodães, participando que a continuação da sua molestia o obriga a retirar-se ao Porto; e que apenas possa voltará a occupar o seu logar. - A Camara ficou inteirada.
O Presidente: — Tenho a observar á Camara que, em vista do Officio que se acaba de lêr, me parece que será necessario proceder á eleição do Vice-Presidente (Apoiado). Isto poderá ter logar no fim da Sessão de hoje, ou no principio da de ámanhã.
A Camara se conformou com este arbitrio.
Mencionou-se tambem
2.º Um Officio do Sr. José Nogueira Soares Vieira, Senador por Penafiel; accusa a recepção de uma Circular da Camara, e accrescenta que não póde ainda comparecer: remette attestado de facultativos. — O Senado ficou inteirado.
Foram distribuidos exemplares impressos do = Discurso pronunciado na Sessão anniversaria solemne da Sociedade das Sciencias Medicas de Lisboa, no dia 12 de Maio do corrente, etc.
O Sr. Tavares de Almeida: — Pelo Correio de hoje, e agora, mesmo me foi entregue um requerimento do Reverendo Parocho da Igreja de S. Martinho da Covilhã, pessoa muito benemerita em virtude, e letras. Queixa-se que as Juntas dos arbitramentos das Congruas as designam muito pequenas, e que a elle Parocho ainda se desconta a renda da casa em que habita, que é do passal; resultando ficar com muito pouco para viver, é esse mal pago, por depender da vontade dos freguezes, muitos dos quaes não pagam, nem elle póde obrigar judicialmente sem expôr a sua segurança pessoal. Isto, que é uma verdade, mostra a segurança que temos nas provincias! Relata alguns outros inconvenientes sobre o methodo actual do lançamento das Congruas, parte dos quaes são attendidos no Projecto que breve entrará em discussão nesta Camara. O mesmo requerimento trás direcção para os Senadores, e Deputados, e tendo-me sido dirigido, mando-o para a Mesa que lhe dará o conveniente destino, talvez para a Commissão Ecclesiastica, para o tomar na consideração que lhe merecer.
Passou-se á ordem do dia; estava presente o Sr. Presidente do Conselho de Ministros.