O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

860

DIARIO DO GOVERNO.

Governo remetta á Camara os documentos que tinha em seu poder, relativos ao assumpto; é de esperar que essa remessa tenha logar em poucos dias, e se o Governo a não fizer dentro de um prazo rasoavel, eu serei o primeiro que inste por isso, o que todavia não será necessario, porque o illustre Relator da Commissão não precisa de que eu excite o seu zêlo; mas de qualquer modo, é indispensavel que as informações venham quanto antes, a fim de que este Projecto não fique adiado sine die.

O Sr. General Zagallo: — Se depois da leitura da Acta eu visse que nella se não achava consignado o objecto do requerimento, era minha intenção reclamar a esse respeito; entretanto, como vi que elle ahi se acha transcripto não tenho reclamação afazer, quaisquer que sejam as palavras que se achem na Acta. O objecto da decisão da Camara é este: o Sr. Vellez Caldeira fez um requerimento para se requisitarem os trabalhos que, relativamente ao meu Projecto, existam no Ministerio da Guerra; por consequencia é mesmo obrigação da Mesa exigir o cumprimento da decisão da Camara, sem esperar por mais demonstração nenhuma. Se me não engano, creio que o Sr. Ministro da Guerra respondeu que se não compromettia a manda-los.... (Vozes: — Nada. Não.) Então não ouvi bem. — Portanto, se a Mesa os não pedir, então o adiamento será indefinido, o que importa indirectamente uma rejeição do Projecto, e isto não póde ser nada honroso á Commissão de Guerra.

O Sr. Secretario Salinas: — Devo declarar á Camara, e certificar ao Sr. Zagallo, que a Mesa já officiou ao Governo, pelo Ministerio da Guerra; pedindo-lhe os esclarecimentos, e trabalhos requeridos pelo Sr. Senador Vellez Caldeira — mas o que a Mesa não fez, foi marcar ao Governo o tempo para a remessa desses objectos; já porque a Camara não o decidiu assim; já porque isto se não tem praticado em nenhuma das requisições, que até hoje ella tem feito ao Governo; já mesmo porque não é parlamentar. Eis o que me cumpre dizer, para mostrar que a Mesa satisfez promptamente ao que estava a seu cargo.

O Sr. Presidente: — Peço licença para observar que se está discorrendo sobre uma hypothese que não existe. O que se fez foi transcrever na Acta o que aqui se passou hontem: a palavra adiamento que nella se acha póde eliminar-se, quando pareça conveniente, mas eu não sei que outra cousa seja á suspensão de uma discussão (Apoiado): em logar de se dizer na Acta simplesmente que o objecto fôra adiado, disse-se que o havia sido para pedir esclarecimentos, e tê-los á vista para continuar a discussão. Quando esses esclarecimentos chegarem, a Mesa ha de contemplar o assumpto com os outros que estão pendentes, e se não vierem tornar-se-ha a officiar ao Governo; e não sei que mais se possa fazer.... Aqui está o Officio expedido ao Ministerio da Guerra. (leu-se).

Terminando esta conversação, mencionou-se um Officio do Sr. Conde do Bomfim, participando que por incommodo de saude não comparece na Camara. — Ficou inteirada.

O Sr. Vellez Caldeira participou que o Sr. Basilio Cabral continuava molesto; pelo que foi indicado o Sr. Conde de Villa Real para o substituir na Deputação de Honra para que se achava nomeado.

O Sr. Presidente deu para ordem do dia a eleição do Vice-Presidente da Camara; depois a discussão do Parecer e Projecto de Lei sobre os direitos addicionaes que devem pagar varias mercadorias estrangeiras; e, havendo tempo, a continuação da discussão do Projecto sobre a creação do Tribunal de Contas: fechou a Sessão pouco antes das duas horas da tarde.

No Diario de hontem, (Sessão da Camara dos Senadores) a pag. 854, col. 3.ª se acham as seguintes palavras, concluindo um discurso do Sr. Trigueiros: =...ou teremos uma omnipotencia parlamentar nesta Camara maior que a de Deos, fazendo uma cousa cuja, e não cuja ao mesmo tempo, etc. = Este disparate é obra do desleixo da revisão typographica, e de modo algum imputavel aos Officiaes da Camara, que trabalharam na Sessão em que foi introduzido; a inspecção do original respectivo responde pela verdade desta asserção. Deve por tanto restabelecer-se aquelle trecho, como se segue:...ou teremos uma omnipotencia parlamentar nesta Camara maior que à de Deos, fazendo que uma cousa seja, e não seja ao mesmo tempo, etc.