O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 859

859

DIARIO DO GOVERNO.

CAMARA DOS SENADORES.

Sessão de 28 de Maio de 1839,

(Presidencia do Sr. Duque de Palmella.)

ABERTA a Sessão pela uma hora e um quarto da tarde, verificou-se a presença de 31 Srs. Senadores.

Approvada a Acta da Sessão precedente, obtendo a palavra, disse

O Sr. General Zagallo: — Como o adiamento da discussão do Parecer da Commissão de Guerra, que teve logar na Sessão de hontem, importa nada menos do que a continuação de injustiças e do desperdicio da Fazenda Publica, e como eu, em quanto me sentar nesta cadeira, hei de sempre pugnar contra uma e outra cousa, desejo que conste á Nação quaes são os meus sentimentos a este respeito, e por tanto mando para a Mesa a seguinte

Declaração.

Declaro que na Sessão de hontem, votei contra o adiamento da discussão do Parecer N.º 53 da Commissão de Guerra. Sala do Senado, 28 de Maio de 1839. = Bernardo Antonio Zagallo. (Foi tambem assignada pelos Srs. Francisco Joaquim Carretti = Barão de Villa Nova de Foscôa = Francisco Tavares de Almeida Proença = Venancio Pinto do Rego Cêa Trigueiros = J. T. de Aguilar = Visconde de Laborim = José Osorio do Amaral Sarmento.

O Sr. Barão de Argamassa: — Eu não pude ser presente á Sessão de hontem, por incommodo de saude; declaro pois que se estivesse na Camara quando se propoz o adiamento votaria contra.

O Sr. Miranda: — Verdadeiramente não houve addiamento, nem eu votaria por elle. Estou nas mesmas idéas que expendeu o illustre Senador, assim como os meus Collegas, porque toda a Camara quer justiças e economia na administração: repito portanto que não se propoz um adiamento, mas uma suspensão de discussão em quanto o Governo não mandava as informações requeridas. Agora o que se torna necessario é, que o Governo as envie quanto antes; e eu já tinha tenção de instar por ellas em tempo opportuno, se se demorarem além do que é conveniente.

O Sr. Visconde de Laborim: — Peço a leitura da Acta no logar respectivo. (Foi satisfeito.)

O Sr. Miranda: — A Acta está muito clara, e se assim não fôsse eu pediria uma redacção mais rigorosa; entende-se exactamente que a discussão do Projecto fica suspensa até que o

Página 860

860

DIARIO DO GOVERNO.

Governo remetta á Camara os documentos que tinha em seu poder, relativos ao assumpto; é de esperar que essa remessa tenha logar em poucos dias, e se o Governo a não fizer dentro de um prazo rasoavel, eu serei o primeiro que inste por isso, o que todavia não será necessario, porque o illustre Relator da Commissão não precisa de que eu excite o seu zêlo; mas de qualquer modo, é indispensavel que as informações venham quanto antes, a fim de que este Projecto não fique adiado sine die.

O Sr. General Zagallo: — Se depois da leitura da Acta eu visse que nella se não achava consignado o objecto do requerimento, era minha intenção reclamar a esse respeito; entretanto, como vi que elle ahi se acha transcripto não tenho reclamação afazer, quaisquer que sejam as palavras que se achem na Acta. O objecto da decisão da Camara é este: o Sr. Vellez Caldeira fez um requerimento para se requisitarem os trabalhos que, relativamente ao meu Projecto, existam no Ministerio da Guerra; por consequencia é mesmo obrigação da Mesa exigir o cumprimento da decisão da Camara, sem esperar por mais demonstração nenhuma. Se me não engano, creio que o Sr. Ministro da Guerra respondeu que se não compromettia a manda-los.... (Vozes: — Nada. Não.) Então não ouvi bem. — Portanto, se a Mesa os não pedir, então o adiamento será indefinido, o que importa indirectamente uma rejeição do Projecto, e isto não póde ser nada honroso á Commissão de Guerra.

O Sr. Secretario Salinas: — Devo declarar á Camara, e certificar ao Sr. Zagallo, que a Mesa já officiou ao Governo, pelo Ministerio da Guerra; pedindo-lhe os esclarecimentos, e trabalhos requeridos pelo Sr. Senador Vellez Caldeira — mas o que a Mesa não fez, foi marcar ao Governo o tempo para a remessa desses objectos; já porque a Camara não o decidiu assim; já porque isto se não tem praticado em nenhuma das requisições, que até hoje ella tem feito ao Governo; já mesmo porque não é parlamentar. Eis o que me cumpre dizer, para mostrar que a Mesa satisfez promptamente ao que estava a seu cargo.

O Sr. Presidente: — Peço licença para observar que se está discorrendo sobre uma hypothese que não existe. O que se fez foi transcrever na Acta o que aqui se passou hontem: a palavra adiamento que nella se acha póde eliminar-se, quando pareça conveniente, mas eu não sei que outra cousa seja á suspensão de uma discussão (Apoiado): em logar de se dizer na Acta simplesmente que o objecto fôra adiado, disse-se que o havia sido para pedir esclarecimentos, e tê-los á vista para continuar a discussão. Quando esses esclarecimentos chegarem, a Mesa ha de contemplar o assumpto com os outros que estão pendentes, e se não vierem tornar-se-ha a officiar ao Governo; e não sei que mais se possa fazer.... Aqui está o Officio expedido ao Ministerio da Guerra. (leu-se).

Terminando esta conversação, mencionou-se um Officio do Sr. Conde do Bomfim, participando que por incommodo de saude não comparece na Camara. — Ficou inteirada.

O Sr. Vellez Caldeira participou que o Sr. Basilio Cabral continuava molesto; pelo que foi indicado o Sr. Conde de Villa Real para o substituir na Deputação de Honra para que se achava nomeado.

O Sr. Presidente deu para ordem do dia a eleição do Vice-Presidente da Camara; depois a discussão do Parecer e Projecto de Lei sobre os direitos addicionaes que devem pagar varias mercadorias estrangeiras; e, havendo tempo, a continuação da discussão do Projecto sobre a creação do Tribunal de Contas: fechou a Sessão pouco antes das duas horas da tarde.

No Diario de hontem, (Sessão da Camara dos Senadores) a pag. 854, col. 3.ª se acham as seguintes palavras, concluindo um discurso do Sr. Trigueiros: =...ou teremos uma omnipotencia parlamentar nesta Camara maior que a de Deos, fazendo uma cousa cuja, e não cuja ao mesmo tempo, etc. = Este disparate é obra do desleixo da revisão typographica, e de modo algum imputavel aos Officiaes da Camara, que trabalharam na Sessão em que foi introduzido; a inspecção do original respectivo responde pela verdade desta asserção. Deve por tanto restabelecer-se aquelle trecho, como se segue:...ou teremos uma omnipotencia parlamentar nesta Camara maior que à de Deos, fazendo que uma cousa seja, e não seja ao mesmo tempo, etc.

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×