O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 301

DOS SENADORES»

301

N." 82.

13

1841.

(Presidência do Sr. Machado, 1.° Secretaria) 1

ABERTA n Sessão pelas duas horas e meia da Urde, vwrificou-se estarem presentes 32 Senadores;, a saber: os Srs. Lopes Rodra , Barões d'Almeidinha , d'Argamaísa, de Fonte Nova ,' de Itenduffe , e de V^illar Torpim , e Lu, "Za|;allo, Biapo Eleito do Al-, Condas de Linhares, de Mello, e de Penanel, Ornellas, Duque da Terceiro , Pé* Teira de Magalhães, Carretli, Costa e Amaral, Serpa Saraiva1, Pessanha, Abreu Castel-lo Branco, Cordeiro Feyo, Pinto Basto, Osório de.Cablnp,. L. J. Rjueiío, Vellez Caldeira, Raivoso, Serpa M.achado , Marquezes de Fronteira, e d* Loule, P. J. Machado, e Escondes 4e Laborim, e de Sá da Bandeira. Lida a Acta da Sessão precedente, foi op-provada.

;Mencionou-sp a correspondência : 1.° Um Officio da Presidência da Camará dos Deputados, acompanhando uma Mensagem da mesma Ca'mara que incluía um Projecto de Lei -«obre o modo de lançar as contribuições rnunicipaes. — Pastou á Commiísâo de Admi-nislração.

2.° Ura dito pelaSecrelaria da referida Camará , enviando as Actas e mais papeis relativos á eleição xk à CoHtmixsáo de Puderes.

Fórum disirilmicU s exemplares impressos de uma d.esCNpção.d» -P ú xá hydrauliva, pôr Luiz Antoniq Monteiro,

O SR. PRESIDENTE INTERINO: —O Sr. Duque de Pahnella não comparece por continuar o seu incommoiio de saúde.

O SR. SECRETARIO CONDE DE MELLO: — O Sr. Conde de Avilez, ^apresentou-se hoje para assistir á ?e«âo, ma» foi'obrigado a retirar-se por motivo de íiejçock»' urgente.

O SR. GENERAL ZAGALLO: —Sr. Pré-«idente, a Proppsta que o meu illustre amigo, o Sr* Cordeiro Feyo, apresentou bonlern a esta Camqra , para se «sttibeleccr uma Caixa , aonde possam ir descontar ps^seta ordenados os Empregados» Públicos, ifivt>l-ve ««hicalmen* te-.tombem os iuililar.es ; e como a Comornsâo externa, de que eu tive a- bonra de faz*r parte, çotwprehende na £ua>,Consulta a idéa de se extinguir Q Moníe-pie-íwJitar, que não» pôde •de 4$âaeira alguma atibfshtir por ser um con-Iraclo oneroso para .o^Governo, e d« nenhum f>rpveito para os militares, por não pod«r aquel-le satisfazer as condições delle, resultando deste estado a desgraça das viuvas e orphans dos mesmos militares, (/fpoiodQs,) e a id«a da ex-lincção do Monte-pio, que foi unanime na mencionada Commissão, traz comsigo a da creação. de um novo Monte-pio administrado pelos próprios tniljlares, a cuja Caixa vão des-j^ulanos seus, sçtçUp,. .4 maneira /dpa Moute-pios dps Empregada PgbJigos e,dos £is*ados da .Casa.,ReaJ, já existente*.,; l^mbrei-rne-quo um grande serviço faríamos ao Estado e aos desgraçados militares, se. conjuactamente com a Piopoala do .Sr. Feyo fosse considerada adita idjéa de se abolir o Monte-pio militar, for-logooutro.adminislrado pulos próprios ão,,oomo dis.ee, des-*(ttbpra gê forme tarada çlei.çoJHos ptopoôl» pelp $r. F^yp. ,..;,-•'.

iD^sie ,modo ,^6s.ganharemp^ muito ,^tnpó , diUçAitÀndQf.aqMi^primeirp. um Projecto d« LeJ sabre ./>, ro«ijpJQpadft .pbjec-to, em q u, a n ta o«a oulra Camará,&e'discuiluin pç que aCommis^âo interna já lá apresentou,, concorrendo assim pftça a conclvi&âo do &ysU?ma de Finanças ,,de que ba çl-e-d-cpender a salvação doKolado, que CAI rrtuMq.desejo ver quanto antes a cubertp du crise qMq ò alpaca.

e,sl^fiíti jembrei-me de propor a noouflf de uina Cu^mi^fâp especial, composta de Mjemhr^s d,e cadaiuno das Cominissòes d« L,Qgislo,ção, 'F^e^jfiia , e-, Ouefru, porqua » /riaieicia da Ptojeclp ^jrojve id^is relativas a a çfldauma destas Om^ssòed. Â ínesnia CGOJ-i.r o Projeqlo^doiSr.iFeyo,- or)cU» •CQUsklfrado com a id^a 4* aboliççip do 31,onle-pio militar; ao que .mq parc.co qwe §. *, s.ç não opporá, vista a relação que U m Ql»j,ccto com o da mesma Proposta.

A que tenho a honra de enviar para a Mesa, e' a seguinte

u Proponho que se npmeie uma Commissão especial, composta de Ires Membros de cada uma das Commissões de Legislação, Fazenda e Guerra, afim de apresentar ú Camará um Projecto de Lei, pelo qual se extinga o actual Monte-pio militar, e se estabeleça, um ou mais, administrados pelos contribuintes «em intervenção do Governo; ficando este obrigado pelo modo que mais convier, aos interessados e ao mesmo Governo, a entregar-lhes as cotas com que tiverem concorrido até á data daquellaLci. it Proponho igualmente que seJeínella ames-ma Commissão, o Projectada Lei'apresentado hontem pelo l ilustre ,Sena,dor o Sr. Feyo, por ter muita relação çomoqu» a m«sma Commissão deverá redigir, em virtude da presente proposta. Sala do Senado 13 de Agosto de 1841.= Bernardo António Zagallo. n

Espero que a Camará a appeove, peJo interessante fim que leni em vi&U. Nisto não se perde nada, por isso que a mesma Commissão vai tractar d« ambos os objectos que se devem considerar debaixo de todas as suas relações, sem ser preciso irem depois a outras Com missões, visto q'ue parle de IQU» Membros já entram naq^efla Coonmissão.

Eu srequéiro a urgência desta minhn Proposta.

Consultada a Camará annuio a que a Pró* prsta <_> .SV General Zugalln foite considerada urgente j tida por* tanto segunda ve% , /CM. ad-mittida.

O SR. CORDEIRO FEYO:— Sr. Preai-dente, levanto»me não para uie oppor ao Requerimento do illustre Senador, o Sr. General Ztigallo , mas para ler e mandar para a Me»u o desenvolvimento do Projecto de Lei, que tem aqui apresentei, isto é, pêra mostrar o do pratico de poder levar-se a effeita u de uma Caixa (jeral de Descontos, «iouja» pnn-cipaes disposições tenho reduzido *o& seguinte* doze artjgos, que passo á teej e sobre que ia r rei poucas reflexões; a fim de que o» nobres Senadores lhehajuin d e fazer aqetellas alterações, que julgarem convenientes.

1.* E' ereada uma Caixa Geral de Descontos dos liencimentot do» Servidores do Estado.

A creação desta Caixa é altamente reclamada peia miséria de grande parte dos Emprega* •doa Públicos, cujos títulos de vencimentos quasi que não tem preço algum no mercado.

Art. S.* Qsfwiàotda, Caixa Geral de Desconto» podem »er em dinheiro effcctivo, ou em titulo*, dos vencimentos dos Servidores do Estado, líquidos do desconto de 2 por cento ao mez* se forem de soldos ou ordenados das classes activa*, de 3 por cento se forem de penso eu ou gratificações pa^ai com oseffectivns, e de 4 por cento de todos o» mais vencimentos, que não são pago» tom os efectivos.

, A .gradação estabelecida é a mesma, que os retipeclivos títulos tem ao mercado; e é necessária, pura que se não queixem os possuidores dos títulos mais accredltados, e para convidar

os Capitalistas a tem bem entrarem com algum j dinheiro eíTeclivo.

Ait. S." Os detcojitos feitos em virtude do Artigo antecedente são lucros da Caixa Geral dot Dtsaofttús , e (jnv' xenâfr tàivididos. por todou o« iníçrcstados-, cru proporção das fundos > f/ u

entrar, como &eototiista , jusliflôam a doutrina deste Artigo. • •

AI 1 1 b." Ode*c6nta não descontar; mio excederá »t um por ctnto ao m&> por todos oqvtlles $ue lhe /afearem porá o seu effectivo pogQfntntOi «-n» cato de grande concorrência preferir- se-ha scçipre o deicbnto dos metes mais aw/^s*, com, êarite qwt vwo sejam ÍIM-íeriores équeí/c om qtfe prirtísipiiilr -o desconto da Caixa. -— • •'

Este Art» convida os Servidore* do Rftiuilo, e os mais possuidores de tiioioi ad«moraloa etí) seu piider , o que junto á exclusão dhquelles , que se dencorrtairem no Bt»nco, rw dé'fi»zet a Caixa tenha meios çtatodantes i, para lar todos que s*> lhe ^pt«4entarem.

Art. 6.° O capital dos fuitfo* em liquido do detconto determinado no Ari. 2.* , é per ma n ente durante a existência da 1'tíixtt, e será hypotheta dntfttndoí em dinheiro , 01 uuact poderão «rr ou tqfubem permanente» , ou por tem» pó determinado , o arbítrio de *fns proprieta* rios.

A hvputlieca que*e danos fundos em dinheiro, e o arbítrio de os poderem retirar, qnandt) lhe cnnviei , deve convidar os cnpitali->f«s a en* tiarem com algumas quantias, e é o fim pnu» cif>iil des-t-í Artigo.

Art. 7-° Ot pagamento» do» Servidores do Estado princtfjiaTdf) tempre em cada iXez p r aquollee ovjw tecibost fterttnterem à Caixa í e só depoi» destes serem complctamènte pagos se passará ao» dos outras possuidores.

Este Anigo é o mais essencial, por que por elle será a Caixa habilitada todos os inéze* e

Art. 8." O Governo poderá adiantar ou pagamento» á Caixa Geral de Descontos, on em dinheiro eftectivo, ou em Letras sobre os Thesnn-retrós das /Iffandeg^s, quando tae» adiantamentos sejam, iirtàtpetfsaltis á regularidade e éffeali-vidad& dos desciwlos que a Caixa ç obrigada a faW.

Este Artigo e o antecedente seguram o desconto que sepretenile estabelecer, no que tanto interessam todas as ola«ses dos Servidores do Estado; e até por este ineio se podeiflo igualar todos os pagamentos, por que a Caixa tanto lhe impo r t í» que lhe paguem um mez , como outro ; e mesmo se pôde, e ha de vir a conhe» cer a divida de cada utn;x das cNi^e* dos Funcionários Pnblicos, o que, principalmente no Ministério du Guerra, é no presente um enigma.

Art. Q.* Ou ThKwiirciròs e rcccoèdòre* dnn Alfândega» , ou quem sua» vetei, ftuer , fio r^j-ponsavcis por tuas pciroas e bi^»t £o>H0 fiei» de-

.Por este modo, «s accionistas, que tiverem fi u trado com títulos, tomarão a receber ero_jsr« ffclivo os Descontos ntwjiinaes feitos em viriade do .Anigo 2*°,.â excepção de alguma -pequena t>arte, que venha. a pertencer aos accionista» de dinheiro effectivo , cuja entrada este IIKICO promoverá , como convém.

Art. 4' ! O$' títulos dê' vencimentos \ t/uè o Banca de Lisboa possuir $$o objtcto de um coii-tracto .especial , que o Governo é authoristido ,a fa%w r.nft caio, que o diío Banco queira preicin* dir daquel/e , que se acha com elfe estipulado a rtvpeito . ctutl tílctíttp actfaus tttb. -Ettréito e Ar-mafta.. '

• .O alto preço por que o Banco tem compra* do qs mulos, que possue; o leipeita que «c deve ter pelo cumprireeniío de contruoto» fdtos ; f ft

positário», por qualquer- desvio , quefoçwn rendimentos das ditas A Ifarfdtfttft , é de qné resulte o não pagareín no, dtp 'p(o sen vencimênín as Leira» por tiles accrlffa á ordem da Cai.K

Este Anigo é indispensável para ÍK redita r as respectivas Letrns, e poder ou(er-se'o fceir dês* copto com pequeno síicrificfo.

Art. 10:° A Caixa Geral de Descontos é authorimda a emittir Notas pagáveis , tm

Esta medida dê emitlir IVoías'1 f>ft^avéis em. cobre raoiirthrfo ifYuito as1 opei'aço«t d

Página 302

302

Df&RlO Dá^AW&RA

A etumissao eamortisaçao deNoUs ,-o puila-

d&L&^£&&&^^

por expenenua o conheço : e poi isso é indispensável que sobre esle objecto haja um icguln-iHenlo» 01^*^1.

Alt? fa.* E' revogada turfa a Legislação cm Contrario.

,, A^J .iqWUáfft, .fci.íP^Mlwtícvnetlm.io nos nohies Senadores que meditem sobaç. o piestnte ProjectOijuffuf t^wue pótteiluiwfcHiSiii «6 clames em gfi^k cje,, todos. ^8 tF,WLCWi&tiii!i Publitcs, ÇUd& í

pi 3*, PWESmP&ÇGAN.TEUI^O.-- Pu. rt^i£»me mo^ regjwlaf iWfiiw pfju>eito H Proposta (O §r, X4g4Í|Ptt.. . .-. 'V '

O SB. Vgll^ÇZl.CAU)IÍÍHA:-.fiiifitt« liei. d e. diçrui-LÇja^MM. o j^rojeclo , feUtuei 90-l)io a ordem. — A ínedida (|ne se pi opõem e finojíç^ira,!, q a inmguern e rnais própria com-meller ,o sçii ex^»u>e do que á Coumussào •de Fazenda, compo-la de J\Iernl)ro8 tão ab^lisa-dos a esle iesjxiilp: Q cntào, pajrn que 9« t»âo de1 tirar íi,s cousas jJ^^y^, marcbftjoguUr, -paro que faxer urna i^y^^^fe1^5^0» •£> P°ra M"e '"^^'W^W..!^ itV Jft«n?Ur«» da Comíiiis-sào i\è Çpflisjo^ftpí .Sp ç ^Qf só lirjttnr de re-vngar uma Uei , não, por IJH«« nunca paru í'< i necrso.TJio, qijandot,o negocio itíio e ptuu» m.uijeule delia ,. $V-\f. |í°Jí* oi^evlo de q.»»e w trinta , Mieifog » ^qrmuie.u» JVluinbios do Corpo 'da Aínui-íralura , e suas dependências, níio Icitj Monle-pii>4 ueun $z\ m,e»>íMo se e-lles ò íjJie-rcm ou não. Esta medula, pertence cm geral •i Commisvq de Fazenda; embora se reiucUa a ella a.proposla do íji. Zagallo, e , se qui-7eiem mandai para hi os tiubiilJlíog Ju Coiu-ipissâo externa , que os mandem ; mas fazer uma^n^va Commibsão, JJ.\0 vejy .pai«\ que M» As CQ\n;i»^)e^^u^erQ*tajJ t)H*Q* jhir vetai ,10 nào !>:'!,«>,^iy<_0. vejo='vejo' dn='dn' do='do' commisãa='commisãa' ioda='ioda' liaja.='liaja.' zaguilo='zaguilo' me='me' ílw-='ílw-' e.a='e.a' soja='soja' em='em' peço='peço' jyue='jyue' sr.='sr.' eila='eila' fsle='fsle' lepilo='lepilo' qye='qye' tnaimos='tnaimos' que='que' eesa='eesa' no='no' motivo='motivo' tanto='tanto' duvida='duvida' vencer='vencer' regulai='regulai' se='se' por='por' nos='nos' írjleftçàu='írjleftçàu' para='para' sh='sh' cnj='cnj' ntio='ntio' a='a' e='e' uacldo='uacldo' p='p' nomeie='nomeie' q='q' marcha='marcha' u='u' ti='ti' s.fteg9qijfrr='s.fteg9qijfrr' v.='v.' tag0:_='bievijnde:_' xmlns:tag0='urn:x-prefix:bievijnde'>

O Sn. GENERAL 2AGALLO - E eu sinto muito que o meu arwgo o Sr. VellezCaíl-dcira não desse, toda a aliençào que costuma á "\inha Prqpo.bU ;, porquje se acaso a desse., Kçlú' wèri^ ^^^e^cCjSsiíf^d^ ^ du$ JVJejn-hros da C^omm^uo 4«í U%rMH'ào*T «« torna íiecesssno ; e corno ficsto coniraclo e&lâr) m-\dlvidps çs interesses ^Ja Fazenda e dos miJi-lareèv pyr ie^o lambem S.-Ex.a li^td« coufee-sarj o^ue e pieci&o que, entiecn ha Coiumisaão que proponho, IVlcmbios das de Fazenda e Guerra.

Ora eis-aqu'^ as rasues cm,.que só funda a 'rrjinh^ t^ropOí-to , cm relação á coii)j)ijbLÍt ciijtn '»a-a'òes s^iHam^aoâ pljios, ou aps uuudos, df q num lei ou ouvir coni í»jj,^cn^u> H i^<í.jnd que='que' lí.a='lí.a' lm='lm' de='de' _-iiiomia='_-iiiomia' uma='uma' commusão='commusão' quo='quo' taue='taue' do='do' de.='de.' pelo='pelo' quu='quu' quero='quero' violas='violas' ivo-posln.='ivo-posln.' uiubt-m='uiubt-m' pio='pio' rnmh.i='rnmh.i' mas='mas' di.sse='di.sse' rucmo='rucmo' _='_' como='como' só='só' a='a' c='c' e='e' tjempo='tjempo' vá='vá' inotivo='inotivo' fazenda='fazenda' quando='quando' o='o' viin='viin' _.='_.' eu='eu' elja='elja' liactar='liactar' prelorjdc='prelorjdc' commissão='commissão' to='to' iíivy='iíivy' obje='obje' _1ro-posta='_1ro-posta' leui='leui'>l\e pnrlps rt^uti-^.aj^oiilias CqiTiriíi&^es, como ja.mostrèl^ ^r u«j lui

J^clo, í^uanq^) v,^p 14'|Ç^*C» ° Mu acçn^f^r^^'^ ^ ,.k ., . j

A^orn em q;ift(IU(V|jf\ n441^, d*; U<_ sfljkíin='sfljkíin' np='np' alem-1ios='alem-1ios' yuo.='yuo.' mp='mp' ltí='ltí' en='en' i='i' rxçespivq='rxçespivq' tiin='tiin' apppi4qa='apppi4qa' p='p' _.a='_.a' cajaoomjnisn='cajaoomjnisn' tjv-='tjv-' _='_'>

°!0^? 'n^i.SV0'^'!0 <_ julsfr='julsfr' coflv39líi='coflv39líi'>; jaot ' rVm e iiècps*nno(i»t|^ncler ,qo n^tjer^^as que i .faltam ordinariam^eptç n Ah«^ a Ccfrmnisiàò se l \yh^rá ínclita s'vçzçs^eni t^içori/i; sendo e«t& Q Va"-ão porque ou ^ropiu nove Meuibro^, a firn de que ^amda que fp.l^ssçnjjjalgu.ns, poesia m os rcsÇtínít-s^, concluir ps, se,u^ tr^^«|ho? corn a maior bicvidacfe píls«ivcl,

Sr. ('resirfentp, "J"'^ si/ilo que. não esteja presente al^up» dqs RemJ>rof do Govurivo, para me'apoiar iicsl^i/i&ie^rD , que é m«j^ if)'le.rcs» "sã n te 'paro elle, fcdft que pa-ia^ os i|nliUw«s, jnorque^o Monle-pto e .urn peso que carrega o JÍsiado cie tal modo, que,o não pôde sualéh-lar: reçgltaudp disto e&turem os. militares Con-Xrjb\)ir^d"o corn o geu dir\he.iro, >e verem as pó-bròs ví^as G ^1^1^09 morrendo de fom*« -*•

Eu sou um dos que contribuo para o Monlc-

»ÍH04* [ÍSA.....íaflO» Qiita.Ã

ponho a sua cxtiut-çào; mas conluio (JMC; o Estado não pôde satisfazer a um couliacto tjo oriQrtís^^Tlqlrnanil^so jpof isíyfílli^pj^ o .b*»«j-ficio qudAis militares 'cíeíle esperavam ; quando com a cxtmcçuo Ho JVlanlc-pio «clu.il , no3 j>òd^nios -, como o do» Olhemos das Sfcretanas, fazendo os ryossos Jisla-(^vtoi cor»o" Hiolhor rroi convr&r.

Com islo oreiti ler respondido unboiuvonle ao Sr, Caldeira, e jwívaUo st ntL^bsitftid* dte 6a «orneai' n Cnmnmssão efip*jOial qiíô proponha.

O SR. VI-:LLh//CALi)lt,l|i^-^-liiipres. tt>i- toda ntiençào ao iHnstro Sehcidnr q«re acu'-bti rio firllar, e tanto ha primeira vez qiiu taí-Jou i.nff»o ngora. Do «jue eu nunca fcic podia pfM&tmdir era dK? qiw olle qmaewe direr q»e os Mf>mJ»ros da Cnmmisíàòdc Legulaçàrtlivessem de jit^ar «obrri ó coíiirndtrt que d\t h h ver. (O •Sr. General- Zetgalio: — Jal^ar ?.. ) P-orJjunto e-u : se^Ka-Corfamissão de'A'd«Hnistrngão houver um negado e»'qrtife^c írttule du um c/>'»HrActM, Jm d^ <ílwwaí-t:_ _-li='_-li' de='de' _-de='_-de' eu-dei='eu-dei' do='do' tleiiçfâo='tleiiçfâo' ue='ue' du='du' bar='bar' qhenio='qhenio' nao='nao' ômlaçâ-o='ômlaçâ-o' par='par' mtcrpiular='mtcrpiular' ir='ir' tí-i='tí-i' sr.='sr.' na='na' já='já' iwcmbroí='iwcmbroí' sern='sern' trarão='trarão' sua='sua' que='que' contractos='contractos' divír='divír' sobem.='sobem.' admmm='admmm' g-eneral='g-eneral' cotiimiss.xo='cotiimiss.xo' por='por' oorrimitâo='oorrimitâo' sç='sç' óontraetò='óontraetò' te-='te-' lois='lois' _='_' cohinjissãa='cohinjissãa' a='a' opinião='opinião' zdgal-lo.='zdgal-lo.' os='os' gommissâò-='gommissâò-' e='e' l4friibào='l4friibào' ekamiia-do='ekamiia-do' è='è' í6='í6' guerra='guerra' k='k' n='n' o='o' láiuo='láiuo' rermo='rermo' quanto='quanto' sabem='sabem' _-l='_-l'>ien\l Xagnlio : — Os rmlfrlareb. intendcnd de'Logislaçtio mililarv) Por.isio mês» mo e que ei». é neeeistmo que hl »ú a Com-missão de Legislação-, iílo é uiti objecto |>ura-mrjtiLc do hnnnças, e r.cin porque ha um cbn-Iracio entre o Governo e os militaies a respeito UoMonle pio se toma pre^ieo onv\r em cousa. rretoUumti a Com missa ò de Legislação: em croa^uçromiáppiQfibotnie á««^nea9àQ ehos-ççu» Membros para a Commissão es|)ecial.

O SR. e UN i£tVAL ^AGSAIí.Ltecto de Lei quê m volve objectos de que os Lugiaibàe devami na^íVal-meirisír-tíV mui» conJwcicntfifcto do* que ios' M%m-bròs da« dutr .profisaem^ Para\ juigwr ! ,.\. Deus nos livre... — 'J'udo o mais que S. Bx.* disse já f)or mim está respondido, e por tanto não quero cançai mtHi a (fatiara. Se ti. ^)\.* não tem vontade de.concorrei para cato objed»-to corno Metflb-ío da tJomuiissão a que .perteiir cey eiít^wyeiWcuxtysè # ls« fai> dohíeado^ c Êbla acoi>ada íifjnes»tàoí i • -' '

>/íwr fa'/u haver quetn m/y/s pçalisie a tytlawtí, semdo», Pttupvsta -do Sr. General Zagatlo entre-gHe á vofoyuo p

O-SR. JÍAUÀ0 DEmihrs*ão esprciul cuja xsreaç&o S« aoába tiè a^iprova^i, e qtre «efáiunarls conwuieíite q

Nãvhuvcndu-apposiçúo*) a "Cahiara únnuio a Cdie (trbttrio. • ' '

O Só. IMllíalOElSTE^I^TfíRíNO:—-A íVIo-^a àntú cobla dos Atar»bro,s -qo« ^n^meefr. — K.-sia vohtr a Proposta do Sr. Cordeiro f^ftVõ.

('on£ulfad-'ue-sitjtiQhnnent-n (fipw*K>itaito pôr tsie Sr. 'S*r^ít-t3tV»w ao «»/ è*i'ofcem renict-lido ã 'Contmíksáo especial; ->e í////>ycssto com o fospttitivotJ^rojecta no [)tar>ia> \lo G-ov*riio 'rfô dta',segwkt(f. ' ' f

(í'auso.) ! '

OSR^VtS€ON£)E DE LA BO RI M:—'Sr. Pre«iden*fe,idrtt>jo «aber íe1 na Secretária -c&rrt-ia quflntáàiSeoadoTeB sã »ctíam c^m Lisboa, 'e tarui.cm'tfotN?f »ãnfaqnéfr«á qi^á tern dado p&t-te dn. 'doentes'? ' - • -\

O SR. PRiSBlOíENÍEítN^E^T^O: ««e* rá difticil responder ogora a V. Ex.a, Vffas ratindar-se-hão faáánris^exmmes ryrefi-os, è'na Sogonda-ífeira pôde V. Kx.a ser salisleilo.' •

O SR. VISCONDE DE LABOIU1VH — Se a faltando Membros, com que nos achámo»,

continuar, quero diyer alyuina coina a este •Jo&UUvJtQ >. ti ftitMniiiciit33ItflF>iCrBJB6ifi>ir çLflfili1 C£CÍiSU&B4-menlo para basear as observações que me pa-icrer

( ruusa.) r fí /

O Su. PRESIDENTE INTtíTlI \X) : — Falia só um Mumbio para completar a Camará, rtiaa não o-bslanh-, pA'rf«ce-mo quy a esta hora não é minto prova\cl que hoje estcja-mob em numero. (Strssutro.)

-*- tinhon o Sr. Castro Ptreara.— • •

O Sfc. PR!LSIDENTE INTERINO: — Passumta Á Ond«m do dm. '

Tftesognn-da leitura a Proposta do Sr. VH-K t Ctíldtna sobre' o nào provimento'do logal1 ile AniaiMièhae da Hvpnrli^ào 'Fac)rj^r.Hl

C/iiiHiiuon h distiWio do Párecfr Ha Corn-missao di; Guerm A«êrcA do Projeci-o Hf? Lê*," tia CdOlfHis dn3 I5e|.mados , sobre ner ôntfforn sado o G»vet-4i<_ _='_'>arti òppltcar n £,t>» de %>7 itt J\íiietr<_ tag1:_-íd='_:_-íd' de='de' cww='cww' drlfhjit-='drlfhjit-' _.4='_.4' cuptid='cuptid' i='i' í='í' uitítui='uitítui' ao='ao' _.='_.' p='p' c4='c4' r='r' rrfóntiita='rrfóntiita' joe-='joe-' pftg.='pftg.' _='_' xmlns:tag1='urn:x-prefix:_'>

O tin.l L^i^SMDKLN^^odJX^i^uèlVNv^-Jíjst*- Pr.ijoctrt nào pMs v*o»tJr-se 'lío*tLMii ^)oi fdlia de IIUIIK.MO; cmntudo se al^nin» i^r* Si.* nudiir qui7t-r ninda fiillar sobfe elle pôde faiélo.

Página 303

DOS-SECíAiDÔílííS.

So3

suo'lançados e ctrtífadná certas icnd.ià do Eí-toJ^/é iâ1 cJOfr «acendimentos publuns M ião iíft0íoreè eWHfhlirb ao qiie íoiam orçadog; o qne pfrfrtiftiqn^-a^ rendas pnbluias sàò mal ad-rmlAflr*»rfa»,' «hlre outros, seja ejfemplo a De-ciiWír,'*4eg provn com -dlgtirtsrhots urn to-Mieló fJeslribtítd^ ultUirarnrnto nYsia Carnnra , e'fctío-'p^r um indivíduo, con-lahiemente hiferi&Hhb-c|\ie'Foi'orçado , e p«»r t«ntO9 , tod«»viíi <_ ipi='ipi' amda='amda' q-ué='q-ué' fn='fn' i='i' imo='imo' tíoh='tíoh' lmn='lmn' o='o' pá='pá' u='u' _-ryehíado='_-ryehíado' rí='rí' e-rtnv='e-rtnv' mereceu='mereceu' _='_'>a niudida ctlica^ para 'remediar tàrt grcinde mui, e rostiimr es ia nnpd tandfff c j*i U iinp-.snç-ao ao SLMI produclo

fWiF! ' ' '

ST. Presidtín-te , rtesHas cfretiifjístWeiâs, cn não posso vot.ir por m nlnnn 'adcfeienim de <_4vsrrejtfVpni ff='ff' quumlo='quumlo' nó='nó' sdu='sdu' or-responde='or-responde' tlevnda='tlevnda' clepeteít='clepeteít' rhidil='rhidil' rz='rz' for='for' nuo='nuo' do='do' snii='snii' dt='dt' prquu='prquu' tag1:lo='ffcu:lo' aquillo='aquillo' patr='patr' não='não' porlômr='porlômr' _='_' lotai='lotai' a='a' eifnato='eifnato' os='os' redusfcm='redusfcm' verificar='verificar' tutito='tutito' certo='certo' èp1='èp1' n='n' es='es' iilli='iilli' coiiir.='coiiir.' podem='podem' s='s' fiâh='fiâh' apficinçíio='apficinçíio' lis-r.idd='lis-r.idd' rjuf='rjuf' lnnfues='lnnfues' lunlfvqiw='lunlfvqiw' _11='_11' xmlns:tag1='urn:x-prefix:ffcu'>4 r«vftiitar ifibuto* so>bfe a Nuyuo -bem -cnblfldo*, ou s» podem render UI.UH d<_ de='de' pari.o='pari.o' tjurfpndrtin='tjurfpndrtin' os='os' interesses='interesses' e='e' nuof='nuof' n='n' sr.='sr.' qfe='qfe' áiq-úr='áiq-úr' v='v' aumialinenip.='aumialinenip.' p.iuvm='p.iuvm' iròv='iròv' ici-wnrin='ici-wnrin' pieidénle='pieidénle' _='_'>os mandai am. r-*. A"}?r»tid* van-lifeni dosrálferfta -w»p»eienianv.iy BòtwrStè 'pettfhÇla •**•«; *r •* eipífauid» rtv^^òf« ^ TJtfstniiiido rhstitrprçdes bwosi 'e'já«<íiipnfnoift-dftíiVo ser='ser' paií='paií' se='se' d='d' iju='iju' melhrurne-íh1='melhrurne-íh1' oppôr='oppôr' ao='ao' prrigrí65r='prrigrí65r' _='_'> ao espano liunxnio d«ci.i "á?> WwrôtoWiln sHbíal ^ promovíeis pel» «wlun-» IdOienlo da3 SciiMitiaa e dnb Ailcs: m.is t^te -progresso -hãr»' s\» opifScnla desadn»; «eitliinn IvóHn1^) io1 d?Ua corri unia itisfrurção p«ia só ^•vtfi^ar do ontro dia coto diffiTHiitfs cunUvci-fnéiíUis, poiqué a niRfrtta doe^pinto huninuo t* nnnUnlfnr«ritfe loíil-a « progrrâaiva — !', é ^m; t> 'Ptíi/f^-ni^ílrrdô-fônloí e a'^Trt^a-dcsle apilro, fcaift1 mft eíocrrmeMtoâ •pHblicad^s sobre as h-Tltín^çaá.—-Nécébáaiílo é, portanto, antes d« pt»nsar oui novos rnc-nrofoí- sohr^ a N.içào, de Item dolnfonstrar a inílispençavei jiecesisjdcjde ^fe'09 lançaV^ 'p^"* n-nfa< íl*t'laro» to p.nu elles, pfn ({ii«nlo o Paia n$u>vff>r'ítiplliof Tnsfuíoí, Artv* (fiKln-fo os di-hpc-/a'í [)iifjfí i aso particular deste Projecto, ei&*aq>id o que di* o AJmfwfo 1ii/rnBiiiâb Brtbw tíbia pri'teff^flrtfMl7Í^//6/yU'lWA[/e»fl/ -^of Víèilcr v»S/dfl'"rc/^í-ííirttíd' èfíyiftis oí<_4 de='de' vejo='vejo' publicas1='publicas1' cjut1='cjut1' rml='rml' lei='lei' curto='curto' circuim-timbíns='circuim-timbíns' jár='jár' xriitioe='xriitioe' pkta='pkta' qn='qn' são='são' oulfat='oulfat' vdlav='vdlav' nrvva='nrvva' mm='mm' invlmdtios='invlmdtios' rtlaçáo='rtlaçáo' olh='olh' deploro='deploro' _-='_-' _1='_1' na='na' ignaes='ignaes' rnp='rnp' uvrtá='uvrtá' eía='eía' _7='_7' rfí='rfí' _1.='_1.' íilrd='íilrd' que='que' itiíi='itiíi' podcíh4er='podcíh4er' allfife='allfife' preíídnte='preíídnte' mercèi='mercèi' fteèavidílde-em='fteèavidílde-em' nos='nos' cdnbideiadasmtiininijristas='cdnbideiadasmtiininijristas' coflfiwebta='coflfiwebta' mas='mas' _='_' leí-eítf='leí-eítf' janeiro='janeiro' a='a' cfe='cfe' c='c' i184t-='i184t-' q6='q6' e='e' cxcep-oxicinal.--='cxcep-oxicinal.--' é='é' rtn='rtn' tíies='tíies' tf='tf' s='s' sfí='sfí' _13-direis='_13-direis'>araçnfrt n o» otòupên>ns d<_-ssai htrcfnob='htrcfnob' iic='iic' h-refónr='h-refónr' fllmrfiiíwe.1='fllmrfiiíwe.1' ii-1='ii-1' e-ríviwfcèfelt-mtf-j='e-ríviwfcèfelt-mtf-j' ê='ê' mjrt='mjrt' vms='vms' m='m' excfef7ç6='excfef7ç6' pnrarrveritc='pnrarrveritc'>n de abUsWs rv-otrirloViiUilft- iiiííMtf«jií4ii^v ^'* se ponliw otden) na d(.i|u«/a puMícti1'pro<òednd> com melirodo rí& TITaueird de a fíizen.'

'Vt)Jo''«eivÍTa 'esJte/Pfojíprlo, e p«elo mesmo motivo Ton(ra Vodns-ofc d-a ine-át7i/i nutureVrt.

O St^KN JíWAf j 7,A(-i A LLO : — O illns-1TeS"o.nMc?nrlqSípAiic'Strfí d« Falla-r dTvasfn» tflinio dn 'mViVcWa^W^Í-ícfiftílo-,' *h**e tAo bons OÍMU saí (e {&TOlíf*fiH>MiW«*»wTMfc!''ew me nào C^n-f^nft?.),' qUe"{s& Q&rnVfi&)'i« >(Voderci s^iwr ptiéío^Ti pasbrvl'ptil**/ dirapwía^tícuírrKv* ídetts oifti«»8, c^nv ÍJIH» !i/

foirifrs, e e poT'essa rílosma rn!r?io que ou ap-pró»o o Pririjécio tini discuâsun. (rf/tfriadoa.) S. líx * e^tá trfrtriméfifc eiijjafiadrt qi)íífitlo'jití* ca q'uv , pela i u|)pro\açur3 dfbte Projvtio , *u va-i fli^ul uinfí nova deâjuva jn> Krtfido , }j»'l 'liíivÍR o listado do peso de um rehiftnado Ks>l« OfliciAl 'jue 0\iiré'lio|e em uniu sil«u-t,'ún lia'q\iat o seu serviçio é nullo, tí^iandu aiitls capiii'ídé «orvir, eslú faxondo uni roíiho á Na«-ção , jDnr que pe-rccln» um rendíínfeiUo mover outro Otlicial para o lo,-ai (pie clle dvè, pfir tj!^ ÊMIcí csfft hás circiiinalanuias que o illubtie SiMi.idof^treiViKle ; pois concorre antes IÍATA a vCorn/ÍTM-á-',"*! nào p*T.l tr dft^erí^u-io» d,ts i^rid.ii pn"rjll«h». '

O Sft. ViiLLKXCALOIMK.li^íír. Pré-' "idorfle) eu lit-p "de fal^r nislMclA-mtiMe 'MU qiiBâtfi^, inaa n&o phs-to tifhfàT «íc-rt^pni-f to q^le-Lrutitvin Jííit?3e a tíblft receito , «—tpi^ "ífio cerl*»-rr>eiite penoàrvs n« df(/iif/sTrtHci,ié «m 't^Me m« vi-jo de tor de votar cntilra CS-IB Projecta, pó-rcin a c" n l pá é cfe íjoem pro]#i»eiii se íaçmli Leis «ípi-etges ^f* uidlvWrthôí, e1 'rv^v gul-Aes pattT n«4ait»o8 '*|íie« ^rtísVftí btlrblWi •©'índivndiíft lífc ^ÚP Oirtíla «*••!«-PrfVpelrr, nào urn [stirâ ijuu iftim LM fiMta u favor ikíMe seja mjusfft -e filé cohlríiua HO* pnucipif-)* que *e lhe quor^in rípbtieíir. •*— Qtivifct V. h x.* Mídiidar 4fer to\lo o PfdjA-tw »n» (lijrus-irio. (foi sal i*/eito , e proiegúio.) O« Hrt.rueira que aqui supp()cni*9e q«rt; este (3ífl-ciál nik> toqu^veu dentro df)s- lfi*s in^á^s qn« marcrtVti B Leí'dtí 27 de Juilfiió; ma» õ ia t; t o1 ?! que, anula que elle requere^sL^douUo desáfe1 tempo, níit) 11 ré podfa ser apphcadft, ph^ «nlV riqueza Lei foi feita pafíi casoè ftínfto <ÍifftteAT- lf='lf'>s ; e se nào, veja-se a Ll«1: 'A(jili'tíèlú o tjHéí ellft diz: (left.) Knlao boiho ^ÓU^'estn Lei'SP í* íipplltftvci a eske Uffrtlal ? Ks'[&' Léí foi feifá dtUmxft dbs1 princípios da nítiií bem ià^enditJà-1 lihl nírvtjia ;' liaviM Offici.ies quo por iríoíi^rvB p«w liticvií lH'hfe' ív»tfm'rrfii tf a 1836 blé * d'Abrí1 de 1&Í6, -o Goví-hW4ihltÀ''rèMiiiíídi>, rni que elira mesmos i ml) oiti peilido a sófí ivtoMua , e a Lei pMvidpncirAj a respeito delleá. Patém aqui da-se uni ct»so dill^teiile, |*or qme e jia tun d« J ninho ou JuMio do tuirto dií l83H,(]nun-do tedas tís dftiért^&ís-^-nuilícírt «^ deviooi j.ii-gar stsiuK-tÉ^, xí niOiiMo^^Aiilíyíè' da>«il)imua que fez /calar lodo o eaprnto 'dtí ptiri»do'jd|w6 podia liatt>r, que mpi>ehertd rvfto1 díf»^ rt11^^* 1'rtbnj!;a>p*m»dbo a fa^ Unrfa1 Lei ^i^tíial'pa-ra-clíe ; pnr qhe Leie e«(>hclaes-a ^'vo^ de indivíduo» arÃo , luin-pi^i mnUrti rtnas. Vnvet pois conir.T. i i »i " .'>'

• OSR.'tíONJ)K Díi L1NHAKES:—.D«w* j«í sóinenlo noim ,10 meu lUrtstre JIÍIMÍV),^» 181 < Gcntrnl Za^afícT7 ^i«ito tem Offltírnes Ao meríos, : maí çrímé este nj\o 4 r» casfí-, ve tp«e bharínuwfe e-ale Offt-,ciuls qit-»*f»rftpjá scilaeh-á're^brwíidí), pà^rafef-MrriUp, st5 tirl bccfeícvntàif 1»rt1 inâwiduo, c ifiíp'fflrn |íÔr t>fil:rr>i Mft-íTcrrc^JVr-SccçHo, como jpòn»eílinef/ífrVa liriitthdKitn-, hQb jx>ssó-^onvjr Ha •eo/^nofliía tfpre^f^Wflft , to l3rd>o'|iAr es*e inolivri^ crt*f»Vi por

O SB. GENERAL ZAGALLO:— Disse o

illustrc Senndor, o Sr. -VvHez Caldeira , qu8 o L«»i cnada não tmUA1 «p|^ba^íií> p-jrn n caso ptwente/^ e PUI prirl»>%4*(|{«i9iiMi«^'d«> rne^vH* tnrtiiar onín S. Ev.* M»s, ^.i-P^srdri/itp , ca d«-\o obaer\ar q nu foi « (ÍAm-niisífirfdií Guerra da (Militi C-urrdru, qooin íe^ W^^ÔÍHeâÇftf* da Le.1 ao caso em questão, e para Vfclo t^' 9êí t>u fKJto «i V21. Ei,^4).ti6irá ni.mxiiir leH- 'o f^rvi^er ri tafiiGilflrGfeAOHlf&fli f L*fff,' ^»«Íte^f»WÍI»ÍI«J

^T.-; Sr. Friiié««R«^ qu« êe írt^A -ri «ppttciv çuo dei=a L%í; tín -qoí? to façA •« e^Mrtif»» da outra quií rtrMse* á*lts Ini sancelf»niK*n eqffl jura rcMiCmr a«r iptiutiw pffccií^o floTRu^st^ to os Oflicuieg qm» tmtinltt ' pcdidh-* Hl* (írt« misi»Vi, isw» <é indífftirfftwíjivfnc='indífftirfftwíjivfnc' pr='pr' ipie='ipie' íymr='íymr' tá-ein-='tá-ein-' dir.='dir.' _='_'>r ifin:» íftfMf p^;t outra , se deve Hjjpl cnV aos OrficiaM V|íw-naiir um íta-sdí se a c u «ó o mdiviríiio nveási" n«qiifrufo d«»UTí> fie«3Ê pra'áo , (>st iva ertCio C'> h«pi*èh*>níl i -d(» 1* Lei, e o Governo U*rm dí-fVrftíf> «o-¥e-cfifUíeint t 'pcffem '6€(mprtr qípfe! ííllfe'r»>^f(t»o- n» (^rtidrfft.-

l)« poMW O i11il*»t«KamnJílt. o í^T, VeNft (JinJtletía^ -que o Pr^fe€in'Miiv)t)i4«ii3^\o o m-l>rilo « c«»ulra ia-Lei fSisteMe'. ?çr««rteí\v«f- Leis^ n-founalos, ou revogolnfrl Bnl(*io comn ff adninrM o Sr. C^l-doirui, que noa pos«amo» .impli.ir iinr ai Leis, esc\Hítdo era (tuter, como sr> di/< em Irfci+tsrít /ctí//i r^jx»* woi/f/s /w/f./!, a,s Le<_3 jakluira-j='jakluira-j' uístat='uístat' wluitfcaueira='wluitfcaueira' _-t='_-t' dn='dn' do='do' hásàp='hásàp' altuma.='altuma.' ttií='ttií' ccfnfirmoíiuopmtàíi='ccfnfirmoíiuopmtàíi' q-n-simriica='q-n-simriica' existente='existente' cvn.='cvn.' lvi='lvi' afgimdeiitò='afgimdeiitò' cone-qupima='cone-qupima' iirrrncuiiento='iirrrncuiiento' ffudja='ffudja' in='in' coiimm-do='coiimm-do' jiiíliça='jiiíliça' er='er' sr.='sr.' outroi='outroi' porornipiqr='porornipiqr' diíeiqié='diíeiqié' nfm='nfm' juto='juto' ri='ri' citmtrttna.='l^ni' uon-td='uon-td' que='que' jvfiimiãs='jvfiimiãs' in.fiístnvrpneirtid='in.fiístnvrpneirtid' nu='nu' li.='li.' se='se' fy='fy' para='para' sei='sei' illuslre='illuslre' ias='ias' _='_' cni='cni' f.i='f.i' mna='mna' a='a' gfticul='gfticul' km='km' d='d' rcv='rcv' e='e' eniàoeu='eniàoeu' g='g' h='h' eiil='eiil' i='i' é='é' j='j' pelsft='pelsft' nr.='nr.' l='l' prnpna='prnpna' o='o' p='p' ionlai='ionlai' inaes='inaes' eircumslaní='eircumslaní' senndor='senndor' benemérito='benemérito' umgtfichil='umgtfichil' rflfitivh.='rflfitivh.' quai='quai' exleisiva='exleisiva' ewí='ewí' nào='nào'>

K«> rcspoala porem ás observações de ouiro lUustix» Srnador, o Sr. Conde di> Lmli ires, di-ré) tfiie, futundo^sv-âsla grftca n tio &\ S'>br«rr«-gà o iisiadol^oando 8-.-iipíj1* p«ià«uJ, fio=» ijuartif» *HJKp-4'i^n poizftilo-j !'q{ns^ei([Her ádauti^ir p-rr^i e>Ev«raito^ íiftti» sim uinfm^vidiu>. qiv« ju e' O f* &pl«lr e ve«ce uin soldo isem faVer serv çrt nl-gum y podendo-o fazer; Q qm- e' uur ver.tadi*i-ro puso para o Estado o con.-ervalo reformarír» qutindo Caiu cap .z de serviço anuo. Ditse «jn»-IIIMVI S.Ex.a q-iíe lia'uni'gtmndf nurnçro dftQ,. fitíiace \vy Exercito \' é verdade , roeu é preoisií» «pie S. Eçx." ítwba ique neiwe grande niiui,^,-) extstem-umftos, que nào eslào em t.io bom

A vista pó i» das sobejos rabões que teniio ponderado , a Camará ^núo pfcde detxnr de appr >• vai o P»te

Página 304

804

L

e

túdot nsrcfurmadtts au< iitn*tancia* de êfrntr pausem a effee at» teriamoa uói lambam a furiHrt t\f. vôr í:i>iiitímplado ne-sta medida um illnstr/

í) Sn. (iliNJillAL RAIVOSO: —Aluiu obrigado. Agradeço,

O SB. VKLLF.X CALDEIRA : — O ill»«-tre Rflator ds Comnmsào fez- me uma injustiça qu«' eu nào merícia: ba pouco dis^e S. Ex.a que eu não tinba prestado a t te n cão ao ijiie el-k' di^bfí ; maà é Ulo o que acaba de acontecer .igora eaj S. tíx.% porque nno prestou uia bllcnção ao qu^ PU ha pouco acnbei de f.nnunciar.— Sr, Presidenta, o Projecto que n í JííUtfiib&ào propõem eslá em contradicçuo com n Li -fíisUçãn exihtenle, por quanto, a Lei do -*7 do Janeiro , l/em como n Lei anterior que meindou ndmmtttir os Officiaei detnittidos, at ltnd*'u nos indivíduos que eálavam em ignaes circuinetanciat, tendo sido d«-mitlidos c refbr-madni desde Setembro dtí 1836 ale' 4 d'Abril de 1838 ; e esle Official pediu a sua reforma p,m Jtdho dr 1838. Se o Oracial tivps&e sido domiítido rui reformado d«nlro daquelle perio-do} eíntào, amUa q»e passasse o prazo do» três , muito liem

O SE. GENJSRALZAGALLO: — Do que »>A§ iraclíimos figora é de fazer extensiva esta Lei ao indivíduo orn questão; porque ?e ella efciboseo comprehendido dentro delia, nào ha íia rnlào necessidade de se fazer um Projecto de Lei para o comprehender. Logo se «Sena do *P Q/K? o indivíduo de qua nos occupàmo& c*ta naf» circumitancias dft ser agraciado, ap-prove o Prujcclo, sentio rejcile-o. — Em quanto porem á diminuição dos Ofíiciaes qne solire-rbrre^nm o Exercilo, que hoje lanio desejam eftVitnar (/» lllnatres Senadores, que impugnam o Pareci r da Cuíumiáéào , muito me admira qitp só ng'ira s« leJJjbrem disso , c nuo quando o Sr. Velloz Caldeira pedio o addiarnenlo do meu Projecto de. Regulamento qim appresen-

bC0 ^G. DUQUE DA TERCEIRA: — Eu req«t

Aíftti/f) consultada , deMio jtcla affintmli^n , c tu* o tipjirQvon o Artigo Único ^M« comíHuia o Projecto de l*f-i que « acabava de tractor.

Tendo a palavra para explicação, disse

O SB. VKLLEX CALDEIRA: — Eu p«di a palavra para uma explicação com o fim de di^T ao Sr, General Zagallo que S. Ex.* não |)re^tou utu?nçu0 uo que eu disse, porque o quo ^a àtern foi , que aules gê Axegso embora uma Lei qu*» co«livcã§e uma medida geral , do que flsta rjwconlèm uma providencia especial. Em -quanta porem á firmusa de princípios não digo nada, . , . ; a Nação decidirá quem é ornais lirtne **ni princípios.

OS». GENERAL XAGALLO :«-Apoia-do. . . . Apoiado.

O Sn. CONDE DE UNHARES: —Sin-to ver q u u S. Es.a o Sr. General Zagallo pré* si&lc na s«a antiga idèa, de accreditar que eu, propondo it Camará o addiamento do seu Pró- i jeclo, s»«€ dit) tive outro motivo do que com-bater a opportunidude dogta Propesta ; certa-menle ninguém fni wais do que eiijusliça ao merecimento do seu Auilior, eflo do trabalho; mas, Kr. Presidente, julguei então, e j

nindu agora, «jue. a nllerâçâo da organisaçãode Jíxeteiltí devia vir a está Camará por convic-

por

do Ministério, certom^iiVo que então mui-\oeiperei d«Ue, e que julguei raaibaria

DIÁRIO DA CAMARÁ

lioni pmmeãias, rua*, com quanto (MI me ache encanado nesdn espftclaliva, nem por isso pré i,isto menos em crer t que uma nlltíraçuo n<_ com='com' de='de' ctírtamenta='ctírtamenta' minlin='minlin' governo='governo' cuja='cuja' do='do' bem='bem' dp='dp' cão='cão' merecimento='merecimento' projocloda='projocloda' posto='posto' crdo='crdo' wndo='wndo' sempre='sempre' nem='nem' das='das' me='me' um='um' pai='pai' uo='uo' lix='lix' s.='s.' ter='ter' como='como' suas='suas' consequência='consequência' in='in' expurga='expurga' npporitinidade.th='npporitinidade.th' eniào='eniào' sr.='sr.' combinada='combinada' eu='eu' as='as' dever='dever' nns='nns' deste='deste' propôla='propôla' pôde='pôde' pro-jeelo='pro-jeelo' rninlia='rninlia' trabalho='trabalho' inirineco='inirineco' que='que' apresentou='apresentou' questão='questão' humanas='humanas' admiro='admiro' ex.a='ex.a' mus='mus' muito='muito' iodas='iodas' vis-tat='vis-tat' parles.='parles.' explica='explica' conforiiiur-me='conforiiiur-me' idpas='idpas' por='por' sim='sim' não='não' pois='pois' mas='mas' ca='ca' _='_' imperfeições='imperfeições' conter='conter' a='a' qtte='qtte' ser='ser' c='c' e='e' é='é' _-.-oiisns='_-.-oiisns' n='n' quando='quando' p='p' pense='pense' s='s' ó='ó' avalio='avalio' orjjnniflçtio='orjjnniflçtio' pnsa='pnsa' lulitío='lulitío' fui='fui' debaixo='debaixo' ojjposlo='ojjposlo' uniãn='uniãn' iieci-nrin.='iieci-nrin.'>

Proseguindo-se na Ordçm do dia, enirou em discussão o Parecer da Commissão de Guerra, úrêrca do Projecto de Loi, da Camará dos Deputados, nobre o Governo auíhorisado ades-iwchar para Cupildo de Felerano», o Capitão reformado José For tio de Sousa, (fideyag. 296, col, l.m)

Teve primeiro a palavra

O SR. CONDE L)E LINHARES: —Esta Lei é juntamente uma Lei excepcional e individual , e como taes repugno a dar-lhes a mmha sancção. —No Código Militar ha Leis que regu-lain as reformas, assim como iodas as mais cousas, que interessam a econopiia do Exercito: então para que alteralas, para com ura Official que se acha reformado desde 13 de Março de 1813 Se nas Leis existe alguma disposição que au-tborise a sua transferencia para Veterano?, embo-TA fie promova esta transferencia, mas se a não lia, então para que alterar disposições geraes que estabeleceram os direitos das reformas, quando se não julgue a propósito moditicar essas mesmas disposições geraes í Oraf Sr. Presidente, por que lerão enire nós, perguntara eu, os íVJinisiros d'Estado u direito de reformar ao libitum Ortiuiaes, quando ainda então no caso de servir?.. Este Ortírial reformado em 13 de Maiço de 1813, é posteriormente cbamado a fazer serviço ucuvo, nau reintegrado na verdade na cílectividade, mas sim ua sua mesma quali dude de reformado; logo uqueJIes mesmos que o empregaram o não julgaram capaz de ser reintegrado , mas caso o fora, não demonstrará isto a necessidade de limiiar cum a rés potabilidade Ministerial o abuso das reformas contra as dispoMçóes geraes dmt Leis? E* pois de uma nova Lei geral que se pude nec-eswtor, inuMiunca de Leis excepcionae», contm asquiir* já disse volava, e mutio mala ne.->tu e.poclia, eui ]ue n imperiosa necessidade urge economia.

O SR. GENERAL ZAGALLO: — Sr. Presidente, ene Otiicial foi reformado em 181;], faltando-lbe o tetnpo que era necuâsarjo de serviço para obter q soldo por inteiro, ficando pr.r consequência lezado, sem âe attendef a dois ferimentos tjue teve, um grave e outro leve; e além disso esteve prezo muitos aunos, em virtude da sua fidelidade ao Throno, e principkrs Gonstilucionae*; e depois da entrada das Tropas em Lisboa, prestou serviços ao Exercito Libertador, como prova pelos documentos qu« foram presentes ua Comiuu&ão,

Ora, Sr, Presidente, não ha duvida nenhuma que as Leis Militares poihibem que osieíorraa-dos tenham «ccesso, ueo» incarno que hajam melhoramentos de reformas; mas muitos eseua-

s tem havido neste caso, d que &e tem atendido em viruide dos serviços dos indivíduos que o pedem, e o Governo é o mesmo que fez a Proposta em atiençáo a e,mçs serviços; n Comum§íio de Guerra dd outro Camará confor-uou-se con> esla Proposta, e a ComaiisèBo de«-a, julga lambem que e muito justa, pyr que oão deve de maneira nenhuma continuar aexis-ir um homem reformado com dez mil réii, tendo sido gravemente ferido, havendo estado pré* zo, e feito serviços resmr. — Por consequência voto ninda pelo parecer da Comnn&sun.

O SR. LOPES ROCHA : —Sr. Presidente, confesso a V, Ks.a u á Camará com toda u franqueia que não sei a rasão por que o Governo se não julgou aulaorisado a despachar porá Veteranos egieOfficial; e que ignoro iam- , bem ft rusão por que & Camará dos Deputa- i doa fez um Projecto de Lei para este objecto, quartdo esJstia uma Lei, que authorisava o Governo a restituir esle Ofticial uma vez que visse que os seus serviços o mereciam : 0 Go-

e u CM m» rã diljiifain dois Dtícrcloâ de C tle Outubro de lôtiê 16 de Setembro de 1824; mas que os feitos por este Empregado eram de IA! resa que exigiam que o Governo o e noí Veteranos como diilhorfou?/! o Decreto 16 de Setembro de 1831. —A ««ta djgto fppitn que nTio seJ como n Governo se «ãrt jul^oci nu-lliorUado. a despachar para Ví;ií>rttfio^esie Oflí-cisil nen) como para siinilhante objecto a iía* mara dos Deputndm fess um Projucto de Lei r quando já a havia.

O SB, VELLEX CALDEIRA : — A1 visia do que disse o Sr. Lopes Rocha Á d«*unece»sa-rio o Projecto, e voto conira eUe; de mai» a mais, Sr. Presidente, o Goserruj nào s/> qm:r despachar esle Officisf paru Vetprffuoij mas quelo graduar em Major. Sr. Prudente t cutf é também um Oíncial, que eu aceredito benemérito, que foi reformado em 1813, e até agora sem pedir a sua reforma ; m «s quo vio a rederapçâo para todost vew também com o seu requerirnentinho. —- As circuinslau» cias particulares deste OrBcial foram f) sua adheauo á Causa da Liberdade, pela quat esle vê preso ; isto é muito nllendivel, e m«rert; uma providencia Legislativa para iodfts ont iguaes circnmstancias; d'aqui por diante , dr« pois que foi sólio, não acho nada çU extraordinário: voto por lauto contra o Parecer gê discule.

O Sá. LOPES ROCHA : — È para der ao Sr. Veilez Caldeira y ou a parlo do »eu: discurso, que eu me levanto.

Este Official foi reformado, c depois, se-gnndn me informam, au«enlôu>sâ dfi Pofttjg«| j quando veio , e pretendia fazer n aeii rc^ueri-mento, veio também D Migue! que o fel prender e sepultar no fundo de uma masmorra, onde esteve qualrn urino* e meio,, Solto pela IÍM-lauraçuo reqtiereu logo; e de c«rio não tem culpa t urde.

ICtn quanto no dizer o Sr. Caldeira que vn» lava contra o Projecto de I,ei por não ier necessário , t- corto qiw cffVcUvflmanle p

O SR. VELLK/CALDKIHAí — P^a a leitura d<_ p='p' projecto='projecto'>

O SR. LOPES ROCHA:—E ên rêininíla a palavra para responder ao orgi to que julgo se qiwr fazer com a, digpn&içn Projecto.

Lei* se u Projecta, e dis-te

O SR. LOPES ROCHA : — Parece me se ft?, nlijfrçfto coco a graduação de Maj qtie o Pr^j»»clo dá a, n*le ()!lic»af: em ro lo^ar direi ao 8r, Caldeira que osla gradrta-Ç«o tiúo è prejtidici»! à Fazenda p/irn^ue nàí dá soldo ar» ÕQiclal graduado, p d«*puísipçf» se a um Cnpnão já-antigo em íèlí que foi reformado por feridas rocebi;lmi?tn combate , e que «oflVeu no tempo de D, quatro ânuos e meio de prisuo n*uma, ra ae podará negar nina simpleagradmiçtn»!

Por n 10 kúoet tjutm mal» pedisse a

gou*se a m-ilerin discutida; e togo vou o Parecer, ficando dctte witfrf'» o Prn

O sV. PRltólDBNTii ISTEUINO: —A Sessão seguinte deve ter fogar na Se^utJtiíi-ffli-ra, J6 do corfenic; a Ordem do dia %«râo m mesmos objectoi qno se acham já dosi*í»a4«i; e (havendo tempo) Lractar-se-hâo U.iii Projcet«s Ia outra Camará—sobre a reintegração de Ao. Oftio Pamphilio de SowiaCorte Krc poderem entrar no Corpo do 6tt«4» Maior oj, Bacharéis Formado* em M»th*nwtifrt. — 'echada a S«ssâ«. - Tinham dado twiro rwr*?,

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×