O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 339

DOS SENADORES.

339

N." 97.

10

1841.

(PRESIDÊNCIA DO SR. DUQUE DE PALMELLA.)

SENDO aberta a Sessão ás duas horas e um quarto da tarde, verificou-se a presença de 34 Senadores, a saber: os Srs. Lopes Rocha, Barões d'Argamassa, de RendufTe, do Tojal, e de Villar Torpim , Gamboa e Liz, Zagallo, Bispo Eleito do Algarve, Condes de Linhares, de Mello, e de Penaíiel , Arouca , Medeiros, Duque de Palmclla, Pereira de Magalhães,1 Carrelti, Costa e Amaral, Serpa Sa-Pesàanha, Cordeiro Feyo , Pinto Bas-

raiva

to, Crespo, Bergara , L. J. Ribeiro, Vellez Caldeira, Portugal e Castro, Passos, Serpa Machado, Marquezes de Fronteira, e de Lou-lé", Pralriarclia Eleito, P. J. Machado, e Viscondes de Laborim , e de Sá. da Bandeira. — Também eslava presente o Sr. Presidente do Conselho de Ministros.

Leu-se a Acta da Sessão precedente, e ficou approvada.

O Sá. PRESIDENTE : — Passámos á Ordem do dia , que é o Projecto de Lei, da outra Camará, sobre os orçamentos municipaes. O SR. PASSOS : — Sr. Presidente , antes de entrar na discussão desse Projecto, desejo fazer ao Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros algumas inlerpellações. S. Ex.a disse-ine que tinha negócios que o chamavam á outra Camará , e por isso me pedio que lhe dirigisse eu as intcrpellaçôes sobre que já havia prevenido os outros Membros do Gabinete.

Eu queria perguntar a S. Ex.a qunes eram os motivos por que a Camará Municipal de Lis* boa nào linhn sido eleita? Eu não conheço em pessoa alguma direito para governar e administrar bens alheios sem um verdadeiro mandato ; os nctuacs Vereadores de Lisboa são por certo pessoas muito reapcitaveij, mas para el-les dever ser sumniamente doloroso continuarem nesta gerência illegal, das rendas Municipaes, sem o consentimento nem confiança dos seus constituintes. —A minha inlerpellação pois não tem nada de offensívo para. estas pessoas. — Desejava saber os motivos que tem obstado ao cumprimento da Lei, e por que tem sido privados os habitantes da Capital de um direito tão importante que a Constituição lhes confere. — A minha opinião e que as eleições todas se devem fazer nos períodos marcados na Lei; que os Povos não podem ser privados a ar-biirio dos Ministros da Coroa desta tão valiosa prerogativa ; que o pretexto qtie se tem alle-gado, de que as novas reformas não foram ainda poslas em pratica, e que por isáo se não procedera ás eleições,—e' fútil e miserável.-Em quanto a Lei nova não funcciona , deve funccionar a Lei antiga, por que entre uma Lei antiga c uma Lei nova não pôde haver um período intercalar , nem ha um espaço om que o Paiz fique absolutamente sem Lei; se assim fosse, se -&c chegasse a demonstrar pelos factos e pela experiência que os Povos se podiam reger sem Leis positivas, desnecessário era que tivéssemos RAIIIHA , Ministros, Tribuna e Parlamento. Esta e a primeira in-terpellqçao que dirijo a S. Ex.°

A segunda.. .. Mas isto nem verdadeiramente é inleipullação. Queria eu Jembrar a S. Ex.a que era da reslricla obrigação dos Ministros da Coroa, e conforme com a sua hor.ra e lealda-áe, quando mandam proceder á eleição de Senadores e Deputados, darem a esta Ordem a devida publicidade no seu Diário. Todol os Cidadãos que se interessam por uma opinião, e que tem direito de propor uma candidatura adaptada para a fazer triutnphar legal e cons-tilucronalmenlc , leni também direito de offe-recef aos Collçgios eleiloraes as suas conside-ções sobre o mérito c política do seu candidato , e o de empenhar todas as recordações dos serviços, e das suas opiniões, para que os seus amigos políticos tomem neste negocio o empe nho e fervor que os bons Cidadãos devem mostrar em tudo que julgarem rnais conveniente á felicidade da Pátria. Espero pois da lealdade dos-Srs. Ministros da Coroa (porque c da sua obrigação) que d'hora em diante publique no Diário do Governo todas as Ordens para as eleições para Deputados e Senadores, e estou certo que S. Ex.aa o farão, e que se alo aqui o não tem feito, não tem sido deliberadamen-tc , mas sim por esquecimento.

A segunda inlerpellação que quero dirigir a S. Ex.u, é relativamente a legares vagos nas duas Casas do Parlamento.—Eu não sei realmente se essas vacaturas existem , por que lenho estado alheio dos negócios públicos. Ouvi pore'm dizer que a morte linha arrebatado um respeitável e virtuoso Membro da outra Camará , o Sr. José António de Faria Carvalho, e outro Cavalheiro, o Sr. Gonçalo José' de Sousa Lobo. Parece-me que depois que vaga um logar nas Camarás Legislativas, os Ministros da Coroa não podem demorar um só instante o appello para urna, ou fraudar a Representação Nacional. Parece-me que um Parlamento deve encerrar dentro em seu seio todos os legítimos Representantes do seu Paiz. (Entrou o Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros.) Se os Ministros não mandam proceder ás eleições para lagares vagos, podem elles desfalcar a Representação Nacional, e substituir a vontade das minorias á forte expressão da maioria Nacional. — Na Camará actual dos Deputados, não só ha Deputados legues de menos, mas ha Deputados de mais, quero dizer, Deputados intrusos e com o seu mandato cassado, revogado, ou, pelo menos, renunciado. E eslas duas {Ilegalidades viciam a pureza e integridade da Represenlação Nacional, e tornam no futuro vehemenlenicnte suspeitos de nul-lidade todos os actos da piesenlo Assombléa Legislativa.

A Constituição estabelece em those que Deputados e Senadores não possam acceilnr empregos fora d^escala, excepto o cargo de Ministro, e este com a condição que a Constituição lhe impôern, de que a acceitação imporia uma renuncia do mandato. Todos os outros cargos de Commissão/dra da escala são absoluta e inconstitucionalmente inaccci laveis. Se com quebra de seus deveres, da confiança pu-plica, immerilamenle collocada, algum Representante da Nação commetter a fraqueza de acceitar sirnilhantes empregos, não pôde clle ficar de melhor partido, do que o Representante que acceita o cargo de Ministro, e o menos que se pôde fazer contra este Representante sórdido, desleal, violador da Conlilui-çâo, e consideralo como londo por esse facto da acceilação renunciado a sua procuração. Quanto a miai nisso ha mais considerações. O Deputado jura observar a Constituição que lhe prohibe acceitar empregos que não seja de escala na sua profissão; se acceilou oulro com-metteu claramente um perjúrio, crime que é do recurso dos Tribunaes ordinários : se sendo Deputado intruso e illegal recebeu subsidio, c talvez reo de peculato. Em todo o caso não d legitimo Representante da Nação. E o que se ha de pensar de Leis feitas por um Corpo Legislativo, onde votam Cidadãos que não são Deputados !.... Mas , Sr. Presidente , como este objecto se acha entregue á consideração da outra Camará, e nós seremos obrigados a prouunciarmo-nos como juizes no futuro, não quanto á legalidade da acceilação, mas quanto á criminalidade do despacho, abstenho-me de dar por ora a minha opinião. (O Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros: — A boas horas.) Mas se a Camará dos Srs. Deputados tomar a este respeito alguma deliberação que julgue offensiva da pureza da Representação Nacional, eu proporei ao Senado os meios constitucionaes, para arrancar do seu seio o gérmen da corrupção.— Não devo soffrer uma Represenlação Nacional seui os Membros todos que deve ter nos lermos da Contituição, ou a deliberar com Membros intrusos, sem missão nem mandato... Mas, por agora, a minha interpeilação dirige-se unicamente aos Jogares vagos, e não providos. — Nu outra Camará, Sr. Presidente, tem-se decidido questões importantes por um só voto; e daqui se vê que a falta de um só voto altera as regras e condições do systetna representativo, por que dá ás minorias a preponderância que a Constituição só fiou das maiorias.

Sr. Presidente, se os Ministros da Coroa não mandam proceder ás eleições, não cumprem com a Lei, e com o seu dever. A minha opinião, e que elles não podem retardar eslas eleições a seu arbítrio, e que o Paiz não é obrigado a acceitar as Leis de um Parlamento não só viciado mas ate' incompleto; as consequên-

cias são aquellas que ha pouco eu acabei de apontar, c para as evitar, é que eu com a minha lealdade, preveni os Srs. Ministros da Coroa para lhes expor eslas considerações. Se não existe alguma causa justificada, que eu ignoro, peço aos Srs. Minislros mandem proceder quanto antes á eleição dos logares vagos nas duas Camarás, que essa c' sua obrigação: o complemento da Representação Nacional , é uma condição essencial para a legitimidade das suas Leis, e para a obrigação da nossa obediência constitucional.

O SR. PRESIDENTE DO CONSELHO DE MINISTROS: —Sr. Presidente, começarei quasi por onde acabou o rllustreSenador que me precedeu , pela censura que elle fez (e declaro não sei a quem) por que na outra Camará se acham dous Curadores geraes dos Or-phãos exercendo funcções do Deputados apesar de terem acceitado estes Empregos. Eu disse que o illuslre Senador censurou não sei aquém, mas e/n verdade me pareceu que elle se dirigira ao Goveino: entretanto o illtistre Senador deve eaber que o Governo não pôde absolutamente ter hoje intervenção ou ingerência neste negocio, por quo e' á Camará dos Deputados que compete indicar quaes os logares que ali se devem considerar vagos afim de se mandar proceder á respectiva eleição, e por consequência esse negocio está fora das attribui-çõcs do Governo; mas, se está fora das attri-buições do Governo, e evidente que nenhuma censura pôde recahir sobre elle.

Não posso deixar de estranhar que o illustre Senador, tendo reconhecido que era do seu dever abster-se de pronunciar a sua opinião sobre o facto da nomeação de dous Deputados para os Empregos de que fallou , dissesse que não emittia a sua opinião depois de a ter, ef-foctivamentc emitlido! A verdade é, o que disse mesmo o illustre Senador: este negocio está para ser decidido na outra Camará, pende ali uma accusaçâo contra o Ministro da Justí-Ça: por tanto parece-me que a prudência pede que não digamos nem mais uma palavra a este respeito. (Apoiados.)

Tractarei agora de responder ás differentes inlerpellações feitas pelo illuslre Senador, e começarei pela censura que em sua opinião cabo ao Governo por não ler mandado proceder á eleição dos logares vagos em uma, e outra Ca-mnra do Parlamento.

Página 340

©A CAMBRA

era preciso para correrem os que estabelecem . lenha de se proceder aeleições para uma c ou as liiblrucçoes respectivos i i.nlendi por tanto J ira Camará Le^iilaLUa, xUre.i _ quê nadnpo, 'éJ'que as"elci- T ter-Te assim feito; entretanto, eu intendo que çòo.5 deviam fazpi-sc pela Lei nova. —Ora os l e altamente conveniente essa recomrnpndação_, pias/3svd^imipi^lid£ & ^\\k\Âp^ queío^drí^o* , paia os recenseamentos ostabe- j çfco doa Í)ecretos que ordenaram eleições par-' lúcidos pela ultima Lei, pstão a lindar; e ho- J ciaes , o Governo fará com que essa omnnssão

e o Senado a podia annullar. Depois é que o

je que us Aulhoridndcs administrativas supe-liorys de Pútrido deypm enviar ao Gove/no ç iela,çã,9 (de .Iodos 9S Cidadãos que podem b^r eleitos Senadores. Já se vê que ainda, não pó.~ie \ulgar-i-e concluído o processo por que o ,t.«.nÍ)u d'. 1.11- c a publicação des.tas relações no pimio do Gqvcrnp, afim de que nos d^'fe-renles p i* t ri c l v s se saiba quae$ são as pessoas habilitadas a p.pdci.cm SPJT eleitná pura o Sanado.— Visto o qijc ucybo de e^pOr com toda a sin^f lesa , porece-mo que nãq tem Jogar a censura 1'i'itu polo iliuslre Spn^dqr, c pôde çl,le f i c av ct-r'0 qup? npeuas acabem os pra-sós dos rpcojtóoajjufníps e &epjibliyuom ^1,9 Dja-TÍO do (joverno os ÍJOUIPS dos iudiyiduos eleyi-\P\Í> pariji Spnndor,os , iinme.diajflffjente manda-iei |irqc.i'der á olciçào dos Alembios desta Ca-ntnia, que faltam para os locares que o Senado declarou vago^.

Outra censura, Sr. Presidente,, foi lançoda sobre o Governo por se lirjver retardado a elei-cãq da Camará Municipal (Jo Lisboa. — O il-í.uslri: Senador njio desconhece dp certo qun iião pfjricncp, no Governp fixar o dia um que as oleiçpes jpupiejpaPs devem ler logi|r , e qu/^ rpta é umíi di's qilnbuiçòes dps Conselhos de Pi^tiicip, os qu.ios por isso fixnin aquclles que li-m por convpnioni ', MMD que compila no Go-•ycjíio pelos seu» delegados , os Ad/nini?trado-res Gcraps. 5 senão j |?er c.vcular J's suas doci-stVs, P lomnr 1:03 naUuihos eleilorapp pquelln jjjp Ij^c dj o L"i. Assim o Conafllm de de Li-boa f-ra a qucii) p-pilp-ncia, íj.\ur ç> rji,i paru. se procpcjci ú elpiçuo das Camarás jr)i|riicipacs da Capital, f dp lodo o Diêtiictn J\dininistif\tiyo, p ijiio cffpc|iv;imeiile. fez. Ala-» p iliuMp1 íòcnador sub" lambpin quo ,. na cou-formifKide da l,Vi de 20 do Oiilubrp de 1810, lia um {Jonsclho Muniripal CQ!iip,!)b|o d« certo dos maidi\^ e menores c()iiliibui(itps do >io: orn, os iimjprps. P inenoie^ contribuiu-ou antes Iodos os contribuirias, do Concelho de Lisboa s-ão muitos m,il Cidadãos; mas o tllustrc Senador sabe igualwe^lc que u actual Ca,n\ara, untes dciermjnar o fxprcino das suas. funcrões tem de proceder i\ designação dos m-quc devem formar es.^c Constílhq , á

não toriie a repelu-àe , p^r que deseja ,qu« os Cidad.âos votepi com .oofl.Ued^enJ^o de c.»v|sa, c possamba.biJiUir-.se aescçJlujr pq&sppp que dL-gname.uLe os representem.

o su.wíMsmQ PQ.S

TKAMQEIU!? : — nii

devo deixar de parj^e ws períodos di/or) oj)i»od^cos do j l lustre Senador; *sto pelo que Jh,e ouvi, por (j.u,e teifl sido in.i sontc ^ni-1,1 h.a a,le ^iojc cs,cu,Líilo d,cpois d« Jígv.cr começado h u iijUiito.

Jiím quanto ús sua$ prjniçjpaes pbs,erv^çòes-r— áj que fez deppis d« Ij.qyer preveiudo os JMj;»,ide Iro» do. qti/e us fazia-r—curnpre-njp observar que o nobre Senador procedau cavífiheirame>itc: não ftí^ o que algAjem usa praticar, i$lo e, prevenir os .Ministros para um objeclp , e ele.-ppis pas^r desle a outros fí^ra duculir s^.bre os qu.gpà se não fizera annunciq, Q procurar de?la arto colljer os mesmos Ministros dcsj?rer

vista 4M "'timo, lauçíirrirnio da Decima, par q lançamento du. Decima e o docuu)i:nlo i a Lei nítida alleudcr para este fi.ni. L'liu conM-çrju,-sp o p\amp dos lançamentos, segundo sou informou íp.o,!; q,ue , toi-no a r< potir, a, li\ação d;Q dia da, eleição não ao Goxerno) y Camará de Liaboa ios^ oçpraçuo , mas senrlo absnlutii-onU1 iiecps*«íio proced.çç a utt^ no.vo lauçn-c lendo fi Cnmai^u devl^ijudq Q.vi,ç. 11,110 P,y.(.\ia (les^ml.^nraçar o quç Ci.nlia, em 5011 poder Efiião jiast.fidos vinlr que coutam a-j nomCjS, ^iç. toilharcs. di,\ ^JidjOdão^ —. i que de cprlo não occoricu ao À^tUor «ilo. iojpçl,or cm que ÍQ propoj; a formação dos Concelhos nuu.|cinapi,, (|up naturalmente allpn-deu a^ «;pu pequeno Concelho, c çe não Icm-"brou d,os rle Lis,l>od , Porto, o outros de grande |10f)UVííí"0) : ° Sr. AJ.mistro da. Foxpnda d(t;-cíarou que não podia dispensar os líinçamci.los PO(C l^nto^ dias., |í_or que essa dem,f)ra causava

( . .

11 n | grande iranslorno á Faxenda Publica. JCrn con.-equeiicioi diàl^o voltaram os lançamentos onde eram indi&pei^avc-is. , e eu oidencii t^ii;iuÍs,Lríidorcã. (ícracs que fi/i>sse.m pfc-sç/itp ao

p, que o rnc^mp, l"ouspMio (sem qiwi por ipto çc ÍMKM|j!t-Sfse que q G,q,vpr,no &fi irjgeria cm nltjijiuiyòps j^opíjas flclle) tivesse cm. consideração cita circiuuíitancia nn fixação dp dia pa-j_a. a plpição, da Çnnjara^, quq pela, l^ei de Q9. de Outubro de 1810 Q\iclusivanie(ntf; Ihp pçrr tppçia. Em c^uspquoDCia disto decidio o.Çon-splho.de pistrictp que, a ejc/içãn , cujo duj cs-laya 0.\»

i:>se nos 1ra.a.i,9&, nppcss^ros^ e q,uc , o,d;a uir;u, vez co;iclnidps clk-s. • (|íi|anlo ú recomujcndaçtu) feito.pelo. illustro S«;i|i»'!or ao Gpveruo para q

venidn» e sobrrsallados. Eu não lemp |)jtí

O jneu nobri- Collegu, o Sf. PrusideoJe do Conselho, respondeu t creio eu , ús pergunta^ do illuslre Senador, lautq a r^speil-D da eleição dos logure» vpgos nas dijQs Gamaras do Í>arlumeiiro, como p«*Io que respeita 4s C^-niaias iVIunicipaes, O que elle expoi e o verdade do& factos: nem aqui se carecia do outra

Mas o que o illgstre Sonador disse dqs Mi-, que sendo Deputados ou Senadores tem de largar os seus Jogares., parecc^mt; ler referencia ú mmlia pehsoa , pelo que te succcdeu na composição do J\]i-nisterio — H sem quaror aduzir ui|ia qim*tão que o 11^0 pôde ser a.^ora , direi somente qup a opinião do illuslre Sonador quando foi l)e-plitndo cm 1834, creio eu, Iralando-se do Sr. Aguiar, que presente está, e do oulro Cavalheiro que ainda iiojo é Mnrr\bro d.e umq dqs Camarás do Pailamcnlo, foi conforme á decisão lomoda este anno a ui«u respeito, e de outro Ministro. Não creio qut cm identidade de citcums.tancias , ou antes — om circuiriitan-ci.is muito uifiis favoráveis ao, meu caso, o il-lustrc Senador liouveaue du coittradizpr-se opir na mio lir»jc o coniçario do q.uç opinara alguns,

tos, e as aulhoridades lambem o advertiram, e fizeram observações ao Governo, de que no estado em que se achava o recesseainoiiu» não podia ter logar a eleição. Naquellas u que se havia procedido antes não sealtenlon pela falta ; e jú se v£ qiut* hn'vendo iwdo logAr * qposLcão , -se Iri0m't-sse

• s~t ^

pr.opofiJ-to no Gov,er,no de «ao ordenar us cl-ei-ç.òeu, elle coineç^ria pelos Diá4íiclo6 ^tn que menos probabilidade ivo-w-vcss* de victoria para as listas do Miuistpfio. ilisla .consideiação deve ter pez o n.ojB a

annos anies. Kstou perãMadido que dando-so taes cirçninstancias elle i>n,o se Inoib^ria agora da UigUirnidqdc cofii que occupo na oytra Camará o lagar du Deputado... (O »SV. i*as-s.os deu sigruics de duvida.)

Q ^. CONUE -." ' não é ponto sobre que só poi>sa permiltir duvida : só o illubtre Senador a tem, deve dccla-ralo. (Virando^G para o Sr. Pasnos.)

O Í?H. VISCONEKE DE L/\BOl,U\ít: ^ Pe,ço que, se o.bsenvc o Regimento.

O Sá. MINISTRO DOSNliGOCÍOSES-TR.ANG l.illlOS : — O modo com qup o Sr. Passos se explicou não {..em, nada com, q q,uui-lão pendente : foi uin aparte da que eu s.ó po-isp r^oiwífr conla. Taes Apartes, nada sj^nili-crxui, n.cm fazem objçclo dí> discussão publica,. (Q Sr. Bnrâo de Rcnditffe:—r Peço a palavra» sobre a Ofderp). A^ora em quanto úa oleiçòcs... . Sc não cslo.ii na oídem, peço a V. lix.a que me champ a çllo. (l/ozcs: — Está. E^lú.)

O Sn. P1ÍL^IPEN'I'E : —r O q»e ífTio.e Ordem, e IVizeiem-bQ ii»lerruix;ôeà ao Orador q u*?

• ' l J l

c:

O SR. MINISTRO: — Mas como eu sou

interessado, confesso que as interrupções deor-jdinario me não perturbam; antes á* v.caes me !d.ão tempo para pensar no que me cumpie di-

(/íiso.) Ji' facto, que o nobre Senador não pqdc dei\ò.r dp conbecer, que o Governo nunca, dcixo"u de mandar proceder ins.la«tanea-me,ute ás eleições de Senadoras e Dcputadoa pivra os logafes que fiqa,vara vagos, em quanto não. hn.\iv£ mn motivo l^gftl qjLje.acisso obstasse. Servindo QU no Ministério dnsNegócios.do ttei-no, mandei proceder á eleição,de um Senador pelo Dislriclo de Bragança, assim que tivemos »a desgraça d,q perder o Sr. Manoel GonçaJves dií Miranda;, esta, eleição fezr.se ecroio.qua re-caji,io no J\tprqutiz d.ft.SíimpaJo ; elle aão pôde a.cccJtur , neoj o seu, Substituto que já era Se-naclnc propri^toriot, Fe^-se esta eleição sam at» te,nçã,Q_,a,.otu,e Uie faUfvyjaiii requisUoa

F^n quanto ao mais que eu podeu aHeg^r sobre o« mo.uvoti d.o iftardu tanto d u eleição de algumas Camarás Mumcipaes, CMIIIIO do» Mem-bios dos Corp«s Lejztt>liitivos , j»b*cotu que não cBr/ece de $#j- repetido o que expoz o bi. J5ie-áide.m^ do Cousfcllio.

AgoiH, e por ultimo, espero me seja permit-tido observar que o illuslre Senador s;iiu do ca-iyu)Jio que actualmente segue, refeiindo-se a um facto occoindu na outiu C.unara. — Já eu vj o nobre Senador, quando DeptiLudo > desap-pruvar uma espécie de conluia que una collega nosso fizer» íi Camará doa P.-ues, que então vivia; e uíío uolío rnxíio p«ra que hoje se julgue peimiltidu a mu Senador alludu a um assumpto pendente na Caumra dos Deputados, assumpto sobre que se fez u DM accusação a um dos JVJinis-tjos d;* Coiôdtc ouço u nobie Senador qualificar ceitop Deputados de perjuros, e em summa, e«m-tir asna opmiuo pieaiaturHuieute, nrogando cen« s-maa Hepro8«

. O SR. BARÃO DE RENDUFFE : — Eu

pedi a palavra, porque julguei que se tmim acabado e*te Acidente, visto que o Sr. Passos linha. feit,a a ^ua. iutPipellaç^o , e a ella se havia respondido : parecia-iue quo devemos apio-» vei,tor ódio, ao me"nos pr.ra se fazer aquillo que- senão pôde fazer nos diaa anleriarea., pur-

bcmprp pôde ter logar cm diffcrenles oucasiòes cm quu nurtoslamos c?anumcro; mas a Ordem do Dia não pôde ser assim: portanto pedia quQ senão peidcss^ este tempo, visto quo estamos eui nia,i

O Sn. IMiliSlDENTE: — Uto e uma coo-versaçã.0, consequência da interpellação do Sr. Pa&soa, qu« costuma occorrer ern occasiòes &i-milliantp.s,. e que está nos usos parlamentarem; dopende doe iUu&trcs Membros da Camará o encurlala qua-nto lhes pareça raioavelm.cnte posjiiv«J ^ a firn do scempregar ainda uma porção dttsla Sessào na discussão dos objectos dados para, Ordem do Dia. (Apoiados.) Ha Iras Oradores inscriptos-; vou-lhes dar successiva-mentu a palavra , e encarrego á sua discrição usarem delia de modo que esta conversação sã liào protelle demasiadamente.

O SR. VELLB7, CALDEIRA : — Sf. Presidente, cn hei de satisfazei- á recominendação de V. Ex,,% nc4n e' meu costumo o conlrarjQ, c Iractnrei s.ó de passagem asj duas questões.

Página 341

Dtf>» SENADORES.

ftH

d.Q e-ximip Jurisconsulto pocjia deixar fie recjo-iheCjCrJ o principio de que entre as LqiSiffiYQT jadas i_ e, as que as, revogam n"iq,J?Qvj# ii\tei'r ^allo; CM p conscofuencia , se estava.jçm vigor.» Loi antiga, deviam fazer-se .sy^undo «lia ^ jlfiiçôes,; e se ella deixava dtt«£ Bestar , poj ter |ji pí/iMja axccnção a Lpf. Aqva,, ,c vigniar já 5(0, Indo a, Lei de 29 de, Putubr,o de 1840, devia entio sobre qsia {fn^er-bp a eleição fJa.Ca-ijiara^ ^e/io^o claro qjje (indo o prazo Içgai da( dunaçã.o d»s Cangaras Mumcipaes, tudo o que. alias , fizere^, passado e,sse tompo e illegoL — Krn qu^mfo a^ijinconvenifiilii a que^oíSr. MJ-. nftj^9,f#y/i/ji[íp por causa fiu*. l au^-acentos da, <ÍçpiinA de='de' ujfla='ujfla' senhoies='senhoies' çntfwua='çntfwua' dv='dv' sempre='sempre' mniibíros='mniibíros' faz='faz' eslou='eslou' endjo='endjo' leyisao='leyisao' es='es' _.='_.' eu='eu' po-bidadpdo9='po-bidadpdo9' prappsito.='prappsito.' fu.nca='fu.nca' fa='fa' que='que' lançamentos.='lançamentos.' dos='dos' ftfciecvarf='ftfciecvarf' cqiuto='cqiuto' de-='de-' eíjcs='eíjcs' se='se' para='para' sç='sç' eslá-se='eslá-se' pão='pão' go.ro='go.ro' sp='sp' _='_' outrp='outrp' tag0:_='_:_' a='a' dcraoraião='dcraoraião' mora='mora' elqigíioda='elqigíioda' c='c' i='i' dçpoja='dçpoja' violão='violão' q='q' pretextos='pretextos' u='u' iara='iara' çeío-na='çeío-na' y='y' offerecerào='offerecerào' cljycr-em.viera='cljycr-em.viera' xmlns:tag0='urn:x-prefix:_'>.

'Agora quanto /t^ejeiç^o^os Seflpdqree , não ri, s<_ que='que' líragaiiça='líragaiiça' logajr='logajr' vago='vago' está='está' d='d' l='l' o='o'>a um por Angiaf'e oul/o por ,lVancoso: raas ?3r. 1'fCbidenVc , e^qtiçrp que QS Senhoics Ministros,(por naç e,s1;íiwern. bem possuídos da matéria , passassftm, aaioifteus para se laxficm as eleições,, e depois ,o.s suspendessem • mas» per-gun^aroji ao? Sis. ^loisttos -se depois que re-flççluanji, 'c stispeudeiam estas eleições, para qjqíé passa}*!? ascu-dens para &e fazer a eleic-ào poio, l^unebal,', t£*sa c de agora moamo, porem, a^° $ e'tí'Çao de ,um Senador pelo Fun-çfô^jf ^ ei»oUvn .prin-C^aí porlque pod« a pal.uia, sfnlo quo i>ão esteja pnifcnle o Sr. Ministro da ftcpaitiçuo l io,spocli\a, por que gqslq de ser leal: o Sc. Mimstio daquclla Repartido disse nobla Caso, em Julho des,te anno, q--*/1, se IMO. podcsse por aqucUc1 roíreio e\ppd\f ns ordens para as «U-lçoes e , que, se nãoi expedisse as ordens no dja. s^mnnlc , dolu a uih rí)C7 o, íaji^^e imponente que »slo ae foça, por que uaO podemos ?sl.ar 0 esperai • confio que o Çípveroo fará x) 11,311)0 antps expedir as ordens neccssaií,as. . i ', ., . 0(SR. CONUE DE UNHARES: - Sr, Vresjdeiue , é jnsio qgc ejtphqo* o nlbidenié a, qu,e ha ptuico dei lo^ai. OoiBo-Membrp desta C.is.i, não jjossç i>nvn pc*4 eu; du\VM\ia a otoser» VJHK^ i^gojxj^a,' d$ CQ^?tHíii^ào.í .ouvi t> meu illusi\e ^ij/.go 9 Si,. iMjíUfUivd-ps Negócios E.8-Uangejrosi.coino que poigu^t^i ao illustreSenu-«,1,91 poi Aj\eiu>tj>ejqMÇS.(iuu^lvii,!a Iç^ahílade com q^e eia^Ufpntridcs ^ rç$j>o»j;a -lyi athrmativa ; entíío cmno Membro de>t|»ó<íke mírncçdo='mírncçdo' a='a' cuneulir='cuneulir' etu='etu' ai='ai' dçunncian.='dçunncian.' o='o' coituuck='coituuck' uaia='uaia' conjsuhnçâo='conjsuhnçâo' ligo='ligo' sdi='sdi' da='da'>n«tl dti assim. (,{$u*) jlouve, Su PieuulfciiiOí ivuui decizão ne^-i^lÇfim^r^j^ca tfm t;ç»so. anak>gf(*«i dt?i.'.i2ão,, ^e-jy-me iiqi(o d^i , qi»^( i'o|. toaiar«'Q , sç «ij^in» Mif,lu« (fl*f iy* e^lubekgivl^s qua.h^iiei Cedida p^ia o .pioiuii ,':iM«s ^té eniao não lft& ç penpittido (inv.vaar 'da- legalidade '4d sui obseivaiicui. — Tal r«L poia otn\otuvo ,p<_ ojs.khbldeíntjiitnhu='ojs.khbldeíntjiitnhu' senador='senador' illnue='illnue' piqsexpucasf-.='piqsexpucasf-.' mqrrçmi='mqrrçmi' nào='nào' ao='ao' pedi='pedi' fiiç='fiiç'>-pi ao nlusti,e Senador pm que.í^^he^o- os tuoi ti vos ji^m^Kyis e conscienciosos qwe o uiove-r«*vpl a.-tpc^u: ,qQssa uiateim,. ma* peçpoia

vi1oDa9^1ofld^.jÇp4(MÍtiVí5»0-ía exislv^cja \\ç> outra Camará dê um inxíiri4«^WÍ^al}n.c^to a tomar ronliecli«;fi)^íctes^*>;Jn,fr1accjrií>. cj" Con>líjun;Ao, iijip é";)r^vaJivp,jjte(^fyi|>«n)A (jíisÇalnaias, pote pijti^jíjt.e.ás CJòi^íí^iiíiigciaí ^iU'cil.\ o que n Co,t^sti]jui9iio çU&: ( Leu. o § 2," fio Xfl% 3%i)-Compre,j^ejs *i« Còru^ o v^Har ua Qb^xivaiipia ,da ConstUfttjg^o. -Se o illwsJre Mefpbjçp deslo $enat,lo reconjv«$^ , «tua. uífrao-r iiíyiíy^osn j|jo|>ôr ^iraa medida çorfvertk-rHfj pa^

rã a(fajifcr .cessar, e tal e' o .IBOLÍVQ. da miobt». ip»islencia.como >Membroi do-penado.\ A^ns-» tiluiçào' nav mínba opiniãt»; está perk-UaníeAlí^ obsi-rvcKÍA > mas-.o desl,a CrA-r. maca o pQi>íka xem d-uv^a.- > \ , ^*

,.O Sn. PRESIDENTE :^-Oíi» prvweiro Jo-gí>r r «u não Q>W^I qtie<_6esa cmtda='cmtda' tilçuo='tilçuo' oelgiki='oelgiki' o='o'> dg§ -Membro» l$&outra.,Ca,s,a ;, &e, ,liouve íjua|qu«r, taeêno ou g 1> ws.o não é cousa, qu« 4jodii9.se. provocar uniu

O Sfc< PASSOS : —Sc» Pa-caideote^ ^m-we pôr jsuu»feito com ,Q declaiaçào do Srs^ M,uu*-inxs., de qu«} lílo. de no futuro roíindur publi-is.ii no Din,no do Governo ,as Ordens para ps elfiçòw individuais de DepuUidos o\i Sena-do-resi, Nào me pusio. por-em da/.por snUsfeilocom os(Mis>ns «jue 05 Srs.- Ministros alIcgnranj.-p^rtT I não procederem ú»jeleiçiVo da Gamar» Muiuci- i pai do Lisboa , e qos logarei víigos na J?arln-

KHMltO. ^

liscudo de dilatar n iliscustão. — Qnaotr> á Cnmnra Municfpaf, e corto qmo oa actua*:* Ve-rytidoics não tem ),i mH^uo paraYidmmialraieni f»s brns do tnummpio, e que os Ijobitautes de Ltsboà não «podem jv>r roais lempn ser prjva-dói de aum tão excvHent,G-pferogukftv:». '

* is co n afJ.de-1 o ç ô e s secundaria» Je\eui ce-íler^dian-ly da máxima ertnsidWjação,—- 1cr'uF»a K^presenl^ção Naui^fhai víftíudeifca -e-inUira. S«.afl^no,va8 Ldis»,administrativa e eleitoral não podem fnncctonnr ainda, ftmceioncMii as Leis íinupYis. ijiem Lei* , sefri Doputados Jegaei ^ n ú o podemos nós. eslai. 'As cadeiras V.tgas não vol.im nom disculera». A Lei di«ve ser cx •p\prea-sTm-du motade.dyi «nat-onh Nacional. Com Pir» lírnieulos incompJtHo* ntio se pôde formar csea inniona, com olltisi po)s não poda'•liaww ver»-d-adlMias Leis, IfefjMitnKdftde' nos qoQgo-verfflíinl} obediência nos qu<_ p='p' mandam.='mandam.'>

O Sr. Gondii^de Linhares provou,jplenaHicu-Le que a veia e guarda da Constituição aâo es-tn^a eoiTfiadac só aos Depuludrts-mas'aos Depn* tados e Senadoras, Sou da1 mesma opinião. — Disso mais S. E\.a que se a Constituição t)v«s-se -sidojuviolada, devíamos restabelecer n »uft força «'pufezdí e que^ a CoB-3tt- na Leis não \cnham inficionadas e eivadas de corrupção <_ p='p' lega='lega' _1='_1' ida='ida' de.='de.' l='l'>

• A lurtllia itlen + se o facto «c vertfjcarj e'pro-p*ki»o Senado que interrompa as suas relações offitcho.es com toda a Camará que tiver M«m-blior. intrusos, r que mande uma respeitosa Mensagem a S. Ma^ladc porá rnsoh-Pi nuíto caso-eai conformidado com a Constituição.

Eu nuo prevoni a opimào doiSenorfo no ea» eo doifesípcmsabittdado dos MniiUcos; foliei da iílegfll«Japutra<íàraara. emi='emi' tuna='tuna' considerei='considerei' síib='síib' fu-llror='fu-llror' iniquidade.='iniquidade.' judieiartnnienle.='judieiartnnienle.' do='do' tag1:_='_:_' serem='serem' criminalidade='criminalidade' lei='lei' btias='btias' sufi='sufi' pnltiica='pnltiica' mi-nialro='mi-nialro' um='um' iun-='iun-' não='não' ncsto.cnso='ncsto.cnso' oas='oas' a='a' cbndcmnar='cbndcmnar' seu='seu' illegnlidade='illegnlidade' c='c' e='e' seno='seno' mts='mts' n='n' eac-ooitar='eac-ooitar' o='o' nulhdade='nulhdade' dtstinctosj='dtstinctosj' p='p' inieo-çòes='inieo-çòes' acto='acto' iiéitãosó='iiéitãosó' actos='actos' esta='esta' sua-='sua-' minislo-póde.-viokir='minislo-póde.-viokir' despachar='despachar' indu-í='indu-í'>

O SK. PRESIDENTE DQ CONSELHO l>lí MINISTROS-. —O iMusire S«riador rle«^ su por-sp-tisileiUsi, - ou para' m*

1 a43TCá-entadns pelo 'Governo ,- «ie/daS-GMi-qjié pu. nhã termo ás suaa mie f peite coes.-^— Srj Pf««i» (jknle, sinto .devei as que orltlubtreSen^dor não

| s« tc«/lia convencido de quâ o1 (Soverno fepifl seufdever. c'Uie nuo cabe a mars lo^e dens|iio o Gdverno prcaihte na' sua opimuo a e«te rct^ puiifo , e qualquci quo seja n convicção do"il-

' l usjce- Senador, lia de, se por ventura sri dor

,o mesmo èaao, obinr Ho menino modo, ^r

! que-esta convencido de'qiifl pfoctsdeu coma.lUe curjtxpíia.u" -i .--

í'>nf qitarjto ao quo disso uinnuJainMHe'í)'ii-

l)ttSfere,$8#a^,o,F j^bQm quizera eu não fc«r,fl[Ue jdizer cousa alguma, e lamento que itpwflfjotlda-m^fltOjSe, fpialMrn>u: esto objíicJlO c-bili -o das m-terp;el(açj$iB3 ,• por.quo o,qu« dist,e o ilIu&Uu Sei-n&fof pódq, >uajtt, te/ ndmiuido t ííír-grnvi&si-mas consequências. (Apoiado*.) Sr, Presideti-Le, é vçtdail$,quo cnçla uma dnsCâmaras dej^e iíj(a.r a ^bscrxaflíçia da ConstiiHiçâo , m;\? deve c,í«i^ ,iim.a,da8 C-pm/» i «s «elni íi obsci vancia dfr C^níVUiMç|o no,* Lcnncís, e denu« dos limites pifacriptos .pcxr cila „ e sem que uma,poisa m-genr-se nas altnbuiçôes exclusiva- da outra; e aonqltí nos- j e v* r ip.. a cfoiilrina 0)0 ÍH»/3lre SCJM-d-oí ?,l ,f 4 Constituição qiua hoj« noa re^e; maft uiileii de que R£ Lrncla dàíTerotiço alguma entro n sgnlonça do AKi^o (to Carla,.e a «enlcn* ca do AVtigo da Gon$titnrçà«; e decidio tfio sol>ora,nomv^ite como-wota 4<íMJd a='a' ie='ie'>peHo da íiclmiisrio doa seija Alambio-n. •_•• ,

Página 342

845

DlSmaQ^A'eAHMBBA

leftívo"sâUsfeiio 4s ifi*e?pel1açòes< que se fizèfam1 ao Governo; ' - ' " '

O SR. PRESIDENTE: — Ci'eio'qué?~é-iri»-tr\ que tenha mais segurmentd esin dífe^tié&íuo;' talve/ tivesse sido bdlri qne nfto aeguisséi tà'rVií!r. (Jtpoiiido*.) ' (

Passatfdo-8€ á OídPm do dia, foram stí^ss?^ vam'€t»fc Jtdos'0 Parece» áa fcrtmntí-ftaVd-e Adrrii-rrtitraçao ácêica do Pièjectfv de-í-eí, dteCàiriírta1 tios Depfltacrcfe, fobre o wtído rfe latiça^àsWn-IrtbufçÓeSiittHiticipqes, e- este Píojéctfc. '{'V: png., 32,5 í c**. 1." e C.*)'

O BR. P RESIDENTE: •'-"Está em1 dlstius-são D Parecer Já O&inm«sãor.tyu ò Projeétó na sua gewéYaWatie."'

TVve1» palavra - •'• 1 "> '

O Sn. PASSOS: —Sr Presidente, en'sinltí muito que nm Pio/ectft corto este fosse ripara»-todo j peloi illuflufes Membms da ComiulísÔo-de Adímmsfrai^o^ublíèu, que *tí fnnlló re&-perto. Estou ceitó que se fião'foMem ntovldds peta convicção de que frft rveres-ullo q u*1 paá-aas^ecom urgência BÍgumamadrdaqrte-habilitasve ft«'Camarás numicipaes «tím os meios indispensáveis pá i d fazer ince às suas despedis, sem duvida eiles o não lerúttn a^ai apresentado com a pesuma redacção que iem.'(O &V. Jíarno fie HendNJfv: —* Apoiado.) — O Piojecto começa poi dizei no Atugo U0:1 ~4 o glande prmctpio e'pensamento imaia mm p!® e*tp. consignado no Artigo 2.°, e não no ].",-—que» TO dim que o Projecicr ebkiveça por dtir irV (Ja-luaras o dwfrito dá pôr contribuições, quando seria liftetíior começa* pela semença .gejral dequg ás Cftiwirasi oonvpele discutir e approYaV-cv íse-rçs Qjvgainantos çespectiví)» da seoeita e despeizaít eeiabejlecido licite pnrtiejm Artigo «Bte.^nnci4 piq., fxxlftKpvostâguir cop> a$ diversos providenj eia$ r cq^*íc^rai* u*t ^li«»p a do otf^r.«OMio a 4«i»;|>uni«a e «Mjçmlas &,«. Jn-tendo que GS^e$diwfJ)l«w ^aa^Ko^/os dosCon-cçlIjOB PÍÍO q ffVflf i»«»'s oídinana dos niunifi-pios, .e», 4)'.uin^fi^tfki;i9aifti)8li)r que se pútle charlai 9s,snn á. Jeí.en«, príí^erfwenie-tlflSí^ííitistji* "WQW T0^^^ aomii¥líO«iílev e.ieieit.» «À 11 ao r,* Ô^ria,, ^yitqupp '%»». ^> ax^u«! piovéin roPr^^'si*Q Ir111'-tp ^u^erlo/^8 ás iOfvs,d^s.p€aa3 ojwi g alarias, e seçia, -a-W^.qi^ .çjiípor es\e íunp«tfte«Uo se cpjncfíujassLVfp, ç^ses. svl>ejQ8 >CQUIO leceita es+ tfaordiricirí.i,: e.ntr-çiaiUjio a outra Cauaoift deu es-ta^pe^ip^Bjtlf^iíJçà^ e, ^ij naçccito, a^^sai de jer Lao ai uiirjui!», ^ de ^(u>,4 imalginaçuo^ A n.)i-ivha Tftnyão, iun(l|iudo-iue pata ASSQ ma «uUjio-ijtlnde doahoyiçns &jy.e Ceifei,y» ,trac^aeu a sc^Oi-SíV-.^A^S1*^*?» á que a»3. Ujfcw não, Uevei*> fpcprpçra,! ileíjnjsqea pqr/ q,rçe .a^^çis devea^'«!eF s^niplíce^s e cl.aras, íC»^^» um pieceiia e'tii»a sancçdo. ^^9 se .deve tusa» nellas de 1ein>os obscuros; e as, d^Hjiiçties stto^em/cabidaa não no coipo da Lw ,,;m,^t nas ^b/a« (Jos Juryspf^ dentes, ^o uq ^ajUu^çUo, má» n^s C«dent

iS/Tio jMram por^rn qqui $$. incobseq.yiQne»fis, ^)s Legisladoras da oyt^a Campra djopo»s d« terem jpiio uuia de/fuiçiào a,cÍÉic^, G clas«ific$/do as rocéijíis cm orcj.in.a.íin c exiraojdiiíaíia, imo segiiodo a nalurexa ,e fonU-s delias, upa« oom TcfeieucLo, i\s dc8pc

c%rttfir, «--dwslílrííndi) *«t/^í«n/o jMra fàeisfaver a dt*j)i%n oúrtgM&idiy O OrçafhêWo s6ra op* provado jci pelo Conseèka áe? Distrtffêo, ítè rt íTjfÀww í/rt"ireí?4t/b"-n<ÍÉ>;^rí:eííw* o dtèfc fcoTt^os- tíe w'ií, ifáryjar w^-í^r^reto flfti» Gtoserno, «íívíltft) o «as&o OwiwtfA*',!'*» à-*CMlècl'U*:6kde^aquelln «wi«»7ia. *—§ 'W* Nem'Q Goué^wq i' W»?i o CíW" Si»Ma rfeDísttioio, -poderão introtfulir ttovaides-pezeniiti Orçamento, bw-fnigmtntav as propôs-tss^' sajíífô quando estas dttfvczus*fortim okrtga-t-onus.»-*-fy.^QSQ.ntmdt» emvirtuctei/,e &'QJçemitn4Qjâi nllcrndo, 'e a.rtbètí& tiêl-It w/c&fd/rti-nno /rir iufficwnec pnfa ttítisftfter* '« dèvpcw ithtigcitfH m) -u fyrçruitenfo será devol* vido á C tinia ni, para que exta tom o Qenisêthv Municipal vòit er vèceita. nede&ana. —J^$.° Re-cu$nièdo**e os/a a votar.'a dtla-receita', terá elfa Lançado pelo Conseèko de fòttèncto , qtcando a este pertença a apf^ovufúo 'd^^rçcrmento j e pelo Conselho -de •Dislrictv -e Decreto do Governo , que confirmo a de^beraç^o do rtiesino Conselho, qmindr>*pe*lcÀ£n ao Governo a ap-pretíaç&o do OTÇMnent-o.—^QLunndvarcceitaor' din&ftti, dcpots de satujetla a Uespé%n obhga-toria , chegar para as dcipetas extraordinanai ou facuitatwas, o-Orçamento 8erá(inprovS"/i*^'mi/j>M??í/rs comprovativos, *erá enviado no /IdiMnitlrodar G ar AÍ -para-.ein €oihelàa' do Ditlvièlo .consultar acerca dciler c depois renie£tirjo'ao Governo? que fura ÍT/ÍÍO-posta, á» Cortes. -^§ 'S.Q Níío &e achando teu-nzrfrai ÍM iCôrtcò; a anthortiHtfâo de que traía o §>'J.* deste drhgo pode se*-concedida por Decreto da Governo, que deftons daru conhecimcn-át'Caries da&auth&risfiçue* deaictadas. Pois Sr. Presidente, se AS receitai ordinarva» são tan-liíin quanlum as despezot obrigatórias ,. conto e poasiTol quo rggis ok&pezae possam OM crescer ou« rnÍRguar/Z É ui>id eootrndioção tlíigrante; e HW» -miaeiio. ^-Jiu peçd ípardna a'estes Cava-Híeiros j ç que1 mo façam a justiça de acaredi-tar qiiie «« penso q»ej se SS. Ex.*8 redígis&etn eila Lei , não a fauatn aismi, e não apreseu-tahain á nx»^s» Consideração este iH&nlurv de idéôs pequena» e revoltantes, « de, palavra* <àaa que='que' com='com' de='de' jí-5isutjo='jí-5isutjo' negócios='negócios' publj-cos='publj-cos' mosío='mosío' nlolhop='nlolhop' irlanioiilos='irlanioiilos' mais='mais' geval-meite='geval-meite' iarhctras='iarhctras' jorressa='jorressa' por='por' se='se' isto='isto' bite='bite' tio='tio' mas='mas' vem='vem' só='só' tiaelar='tiaelar' os='os' e='e' é='é' is='is' teiriq='teiriq' p='p' _.a.='_.a.' pcímar='pcímar'>on VCKCS, sn-Uido tant» obra de f unharia legislativa. Eu mreí-mo não n>e considero.i/enjpto tioinou quinhão d>e censura t}U£ ogotóaiifaçocaflódo*/ -Mau*y u «IA vez q»« estou aqui >•'de^c|o qne. iiào' piasse nes-» ta.Cesa'iiiBa Lei tão: n-bsuida que aeuàro pensa ««éoiKôni, f«a borvserÃiaií-yráve aspecto1, b a íé« rio carholer de Lei na presença do Pu x

'.Agora Sr, Pies)dentc, no Auigo ft.° di-5 o Projecto: (leu.) —^r-n-BtfceisíniKiiacQfírfsegrjtAr ç>'r*ttdtmt)Káo>^dp!ijo?i*pxtmà.'A.& crtnlfibinçõeà <_5i-recíja bào='bào' ordi-='ordi-' itceitas='itceitas' rmxlns='rmxlns' o='o' _-indirectas='_-indirectas'> nanas j tuas não jia rccrtila^naM ordinária <_3o cqsiclerou.='cqsiclerou.' que='que' de='de' a='a' télaoi.='télaoi.' nasle='nasle' tag2:am.tp='jitiipel:am.tp' os='os' cominissao='cominissao' casas='casas' k='k' duas='duas' oscen-ccuios.='oscen-ccuios.' o='o' caso='caso' t='t' un='un' não='não' taíídtmcntodas='taíídtmcntodas' foros='foros' xmlns:tag2='urn:x-prefix:jitiipel'>f : oa-nós havemos der coJicoder quo. os próprio* não sffo rfc&ita, ordtnatia, o qne á'urn absurdo dtx prt-meira tnluiçao; ou que ellt-s sã» COH.ÍIibuiçôns, o isto. m>o é muiioí absurdo Á>face daScicftcia Suvtellologica —Parec«jme poi& qj»e> esL«'Pro-jeolKx ffstii t od i g ida de .tal maneira qtUMião e poísivcí do modo algxim quo elle passe sem nos eruergonhar. r • '

iSri PtesídeJiltói aihtía ha óutrtt circurrtstán-cAa >n& Artiyo 4.° que*disí: (eittro por oia/nesta ^uostão ,•; mas .fcwiBla 'Sabor^ira «tá ao Pod»«'Exatíutivo p:d»reiLô'de pô< e al,-le-rav iconltiijuyçècs dtt-dueolas p^ra^TVdrrefa*» e »7 AppHomoção deiiuiUva dos Orçamentos Mi/m-c»pa«è& da« -Oíd-a/dcs do Porto e L1iboa

o'qUe1 íÍRlò-'a eíse r es pó1! r cr ;"%!»§ poV 'esta falta sUfxpfir- as' stia? atlrtDiíiçòfes frrtVpgundo-as a': MMtfstres^Vnbvívefs, nr^d'posso corívir.-*-M*5'o q-uero rior^m drlòloi-nic sol>r^ esle olijdtíto pnr qiíre ha ãhí^uHl1 nobTi1 'SiMMtídf' que te4ii rtnulo a peito eMlurPceí1 osta -qrtos(3ôj c •d%fendfslnctò ob; tóntMrrt)'^1^ floverrtb^^o^í^sfVISnliiA^aò de qué^rfâa poderá o GJbvenm nggtravaf as dns-jií^sife. E'u ctesèjo ejiplicaT loiiy o meu pcnsa-niento. "" ' ! ' '' ' ',''

Sf. Presidente, os zeladolrs das 'prfVQgatl-vas rnofrarchicos levaiftararíl Voz ingrata1'contra o Código'jVdmiuislrativo por UM rpconhe-cido a necesssulnde da candidatura popular pá-p;t os Adriimislfíidores de ConcelliO. Insi^tio-so bQbfçj « ne-cés^idade de ^nr mais nniào c íbrça it acgTio1 do (joAerno1 C^fiLrat ; nào se fpru , que no Fftffldo movimento da s-ua gerência, dle fosíe embaraçnrfo1 com as consultas e 4nforruaçòps dos administrados ; qm/.-se que a sua vmnarte frtssé forto, mie não encotitidíse tropeços, t\ié clicg-ar arv ultimo.degiau da es-oadrt adtnrnislrativa , e ao fr-cinlo da maf5'pe-quciia i- nbandormda Fregíiczia. Betn ' J£u pó-d»é conttíBlar esta tlicona com a ru^ão',' e tforn a aiUliorndadc de gran-dcs' Po-blici^las eTnincn. l«menu inonarchicos.'' Mas o facto est& con-SMtfBimado, é-Alinclas os éandid-.turas popuíaVc?, e^ o l?ci pôde esfcoihèr os Administradores de Gotirdho sHin ouvir os Povos do Município". Apfbnr do que se tem dito c feito e sTctna' que olla •iiliBh-tnio, e que Ilie suhstitnio. — Mas já que aasiin o querem, eu deixo ao Poder Kxecuíivo a livre nojnèaçâo de seus Agentes em todos o<_ candidatura='candidatura' que='que' ln='ln' pontos='pontos' geral.='geral.' do='do' se='se' popular='popular' diáer='diáer' mas='mas' _='_' a='a' e='e' centra='centra' administração='administração' otfertda='otfertda' exorbita='exorbita' poder='poder' í='í' embarga='embarga' livre='livre' o='o' pôde='pôde' acção='acção' nào='nào' da='da' reino.='reino.' agora='agora'>ma'vez q«ie assim .quiseram-extremar ai raiad que scpàrhrn a Ad-fniíHshaçfto Central e- Gerai da Adrniniáiraçãft municipal r pafoc^íai, )é riecesáarió que Igualmente se deixe livre a acção díis Frcguczifts |>elo que toca aofi'in'icrèsie9 paroclnacs, aMps Concelhos pp-ro que- tdca DOS inlertsscs cuncc-IhartSj e a ctoa- Distnctós pelo' quê toca tidí iniorosres foparlamenttics. É neèe^sario qnc f>. sua noção dentro do Gírcufo dos interesses lo-caes não seja «ísirragada orfcittbaraçada por a mardrn- exceiitric» e-c-xorbilante do Poder Executivo. A visia do'que fevb:drro qual'pôde sô'f a. uiucn 6€ç»o dW^OsVe-fno que è'u feòonlicça Cfom0'jtii8iif»c.ad4i sobre a gerência puramente inlioicrpa», e sobre a delVuiflVò1 UHs- se-us brfi-wíJtjEog^' Eu « Sigo1. Cfcnándo a Lei impõem à uflMit-^hífrtaVa- JSfiiniuipul a'obrió-ação de Ta^ci certas- d*ep«HftS>, infentlo1 que'/stí cilas se it-cu-saJii « isio, os 'Mirfislros1 da ^Corôa, como fí^b-cutore«-da Lei g-eral, dert;m estar'nrmados comi c*'mejo9'c¥>físlrttieíonai<ís pa-vá1='pa-vá1' tíuja='tíuja' aos='aos' sntisfa70íern='sntisfa70íern' governo='governo' outras='outras' rècòulitfçii='rècòulitfçii' _6iw='_6iw' tfá-caiha-vítè='tfá-caiha-vítè' iag-ârem='iag-ârem' pélas='pélas' óbtagaloíiai='óbtagaloíiai' insftricçafi='insftricçafi' lei='lei' fiãrt='fiãrt' abroga-r='abroga-r' icirns='icirns' ca-wras='ca-wras' des-giiçndo='des-giiçndo' ihiqrfas.='ihiqrfas.' exemplo='exemplo' qtve='qtve' impôz='impôz' rfe.ím='rfe.ím' pírfrt='pírfrt' ra='ra' govèniv='govèniv' ario='ario' tynt='tynt' evptjslosvrallh='evptjslosvrallh' sua='sua' dol='dol' áuu='áuu' rt='rt' im.pkjifaspor='im.pkjifaspor' itígtitt='itígtitt' mttrét='mttrét' carhrtras='carhrtras' btnle='btnle' cjamor-cfos='cjamor-cfos' e4taríirnjado='e4taríirnjado' se='se' itvipoeiw='itvipoeiw' iguíiltwérífrecfítmada='iguíiltwérífrecfítmada' ha.='ha.' deiodo='deiodo' munifipítí='munifipítí' _='_' itits='itits' a='a' fieis='fieis' e='e' nnsndi-='nnsndi-' lhe='lhe' n='n' o='o' pôr='pôr' p='p' te='te' face='face' _-a='_-a' obngaçíio='obngaçíio' impõem='impõem' _6potltm='_6potltm' v='v' éíc-cutivo='éíc-cutivo' da='da' imit='imit' slas='slas' primeiras='primeiras' de='de' obrigação='obrigação' do='do' ovse1='ovse1' _-vblarrrí.='_-vblarrrí.' pq-lo='pq-lo' justiça='justiça' des-íes='des-íes' lis='lis' cxpcyéios='cxpcyéios' professoics='professoics' ven='ven' ainda-oiurb-daso1.='ainda-oiurb-daso1.' respnctívoftíos='respnctívoftíos' tínfnatíis='tínfnatíis' cxcriliir='cxcriliir' _05='_05' otttrò='otttrò' quimdo='quimdo' pfiricipíós='pfiricipíós' dbvidçsfs='dbvidçsfs' ngratificnçao-='ngratificnçao-' todas='todas' eu='eu' desp='desp' ás='ás' imrôo='imrôo' fcómènlu='fcómènlu' necesíivlfl='necesíivlfl' eésas='eésas' ertlieí='ertlieí' dfespnezas='dfespnezas' faxtír='faxtír' ns='ns' èrfii='èrfii' uma='uma' ftizér='ftizér' nãb='nãb' necesèi-d-ade='necesèi-d-ade' igualmente='igualmente' de-='de-' itorfrieço='itorfrieço' caottftytfe='caottftytfe' cambraslvldnicipae.='cambraslvldnicipae.' então='então' para='para' pn-a-tom-='pn-a-tom-' triirtvntoçoé='triirtvntoçoé' pn.mhrla='pn.mhrla' ínt-erefsaôr111='ínt-erefsaôr111' à='à' á='á' qmola='qmola' yeeeifra='yeeeifra' íja='íja' è='è' é='é' ha='ha' _-irtífervenoão='_-irtífervenoão' fvr1='fvr1' votar='votar' ddbs='ddbs'>

Página 343

343'

cim ,%Uft» n&o ppdflm.fllijapaíxsaf,. ^ »v-. s

As^.§Mf4Ê, Sr. r residem te, s&o- ujjiítr*bt»toqtre\ aJsifl q* capitais ; ^ qu» pw.UwagftiJM 'incwsa* e <_ _-vai='_-vai' no='no' a='a' vendedor='vendedor' reáatar='reáatar' vndae='vndae' c='c' nr='nr' e='e' pobre='pobre' qviff='qviff' çigripu='çigripu' momento='momento' o='o' q='q' bre='bre' svioi.ur-gususl='svioi.ur-gususl' coqrpièicial='coqrpièicial' dat='dat' fnov.ifiiçnlo1='fnov.ifiiçnlo1' mh='mh' da='da' jhioramentos='jhioramentos'> suas rr\isenas^^riSr. Presidente , -q fiza tinhn^s.idjQ, redusida a^fii lermoiruars ca» soavel, ^fcU? jpjperador de-Saudosa M emoli o, i)o .Deprfiiv.cie 19 d« A^il d<í com='com' lm='lm' de='de' _-illuslra-d='_-illuslra-d' _183j='_183j' dasua='dasua' capnara.='capnara.' jos.='jos.' asfrt-ciliciares='asfrt-ciliciares' menor='menor' ia='ia' majestade='majestade' tag2:iohal='moosliut:iohal' ver='ver' corpo='corpo' pesada='pesada' tag0:_='jtnpertol:_' esiar='esiar' quiesae='quiesae' sizasj='sizasj' _09='_09' nindak='nindak' _110.='_110.' ao='ao' armado='armado' tag1:_='oqe:_' ás='ás' vi='vi' annuliar='annuliar' lyjajftrmoaiuinervl='lyjajftrmoaiuinervl' sua='sua' p.eueníle.ram='p.eueníle.ram' nbulos='nbulos' que='que' no='no' foi='foi' sào='sào' mulilisai='mulilisai' roa='roa' bulido='bulido' cim='cim' existem='existem' júfigjsjaiiro='júfigjsjaiiro' ie-é='ie-é' ljpje='ljpje' camarás='camarás' ugou='ugou' algumas.='algumas.' se='se' _3krta='_3krta' deaggrasnar='deaggrasnar' mal='mal' ijdiqipafi='ijdiqipafi' anila='anila' jaxçarr='jaxçarr' devia='devia' mas='mas' _='_' só='só' a='a' á='á' _18.38='_18.38' e='e' ura='ura' uibutoanli-sociial='uibutoanli-sociial' poder='poder' jyiunipaes.='jyiunipaes.' _.jjaiiivo='_.jjaiiivo' n='n' grande='grande' f-amo='f-amo' o='o' p='p' q='q' lei..='lei..' r='r' s='s' t='t' u='u' cj.oyífrno='cj.oyífrno' addicionaes='addicionaes' _1833='_1833' cftniairt='cftniairt' esh='esh' pjflo.='pjflo.' e-d='e-d' mento='mento' pensa='pensa' necessárias='necessárias' xmlns:tag0='urn:x-prefix:jtnpertol' xmlns:tag1='urn:x-prefix:oqe' xmlns:tag2='urn:x-prefix:moosliut'> grande principio. JisSj.v.paefcU.íi Lei d* 19-de Abril de 1832 «frta-bejqccu oulPf gfíHMl»-' /'rwíffí/wo — a lilxerdade de,Goai,meiciA» a franquia, dcts rios e dímca*-nti.es.,,JO Código ^Vclpun.ulrativo decretou qwfc 95 Camarás tiao podiam «npôr direito» sobre o,lrantitOi porq^» se 03 legisladores, das lo-ia*-jjfLades liffcfcstMH-írcadí) com Ioda a latitude para legi&lar, dU« IW/IIUTJ eui-baraçatli) a acçào ^o commercio mte/no, wm o qual não -l*a prosperidade npm1 cmlisíição tios Estados. Por isso , r^Hllfl > o GJpverB^idwve eslar. armado d.e tndqs. as rn,eios para evjtar que as Namoras Muuicipfxus .imponham tributos conlianus. # in/tHfoo e disposição das L«is, e porá rebater ebBíu alcavalas quo, prendem o commercio in IÇ,EHQ, e airic«i£aii) renovar, as \exaçô>» da idar de mc4w' liji'!'*'1'}!» oqvie leconheço dejusUça; m.#s ajdm di&so hqda. Por 'modo algum possç çoíjvir em que, s$ ntinbua ao Conselho de Disln-çto o ex.iniií í\\ soluio.dosorçaioeiHoB das Muni-cipalid/«dtíp. Que e .»'n Município poliltcomeflf te; tonia^n7 Jl^,'«opa, família. Se elle quer fazer pontes e calçavlns, que piai pro\ê«n HO EgUido «Je,q»!je algunaiçapuaoa leoha.ni esse l^o vanta-[o&v ienjp-rcgfol? T— (N5o vunos nós as anlijçtfs j\íxunc.ipQ)|ida.(?les dejLisboa, -anlos de 1837 e 28 } ga&lí^rem oe çl"il»-eiros *do» seu Conoeljjo scin..c()fc ÍM? -vi^e- ovv soubesse erta que J E não 6í»b!cçu. mu,» nicipal tem feito, e não só «m Lisboa^ ma^ yp^orlujj l^otlerii haver p»lrioU*íno quet iguale Q doa, ycrííadojea djevta^^uae CidíidcsiiHutíies.' JJonr,íi(j(i/yKijiUÍ i'QÍ>re a QOÍKC dvsses liQiWfns que j-evoUjuram,,,e çí)fiio,que c ré ar u. n» duu^ Ci-daflp» novas. r ,, , • . •

Taes, soo- ívs caçoeis poxque nftq pofrso goOvfí nes.^ Pr.ojuclo. «li con»o ei»i mbíurio l3e» ile'^9 do Qu^ulUo de, 1840 'neceasUn de muWas qorrec-çpes;1,c por, i&so q MO eu nào ^ro^íonho. aliei íi" ÇÕe^ ^ssí-n^q^s^ao, Projecto cio dis.CittS&âo, por ^«.afl^q-j^e^,!» «.VpW4enciftj>íins-vJrfti nu»s4rar n, ue,qes,sijda(de1.d(

$r,. Presidéhte , in^findeufeef^vie-os-.tíarigoR clocJivqBi c*pm immcjrsosi, po>r qu»> paftOt o isen t^mplajfcpijUkUayaií? «ítéíos-íwôs/í/^íoíij para «vi-> iqrí'^<_.í4>-H;i*rl'ie"refa^» 'P*1*10 cx*^ger*doV ereqtirsç vupk s-yjstfturft-eocanjdalos^oinéultí ahsiu* do. No JL)HslriCL« dÃ-.SflhtaiufhtefiM.1 oheRtjàiiai* lojnar pa^te jcompilVjsreaKlor n^at.jGonoarca ,í d^ Tlieqdoro dos Santos-Crozy que,Vm^ obíj^lo-niuJ pouooã,votoiv e qu* nesMi o«a«siãd nào Eepicipio o governo das jwjnoráafc. :Na, Jnn-t» Gíiflltdcinj:o"Pjrocuradoias úo-n^ftndps .nlç legaUawi insigntfican» le^.^yçpiia^. A Cama/a da GUamusca officio*i ú/iç ,4!íiWfip» píUftrque (oata votar no Ppotuv 1,9,^4 á Jv«lfl fijHji*!; era no leíepo1 da oii/ata^ íkjunmârjà ^ (AJiBn«ir*íu. «^o pô p" or que , se il^o tiije ^ftgsi^iiq», o» Sr.,Mini5lroft são os pn-rr^os qu«ic4ávêA) nu oe«t|»s4d)ado da rd for m a u#^ r^o^os^c^i-aduirHiistrfttita» qu« oo. Sessão p#g$a4a fofiamieittttuidas.

Gomo-^ixiaj o Conselho á*. Dwtncto »-ão *ve Lar du^u^isenâo paçà oJpngar as Camarás «otar p Euoeka nec*srari» 'para as d-«s|»ôz«í &rt^a/afcuniaipros, e psava ftBTKt-riijar as artlnbuiçòéi que fcrpnt de encoaiio^s £.tb# ^o ^K.. pK)Tf'ciD« jmoíiva4n>i««do que o Projecto J n> 'di&cíiwSto, por quodá aos Cwiaelljosi outras j l+ribqições, e illngac» Ifcn«erenn4as , não pude jr.'Rp*pírovàxiò' pela sabedoria dusta C o r» a rã. O iàr» 'M«Bi6lr«i já aqm nos diwe^que conw-ba decidir o>»Pro^ccío) por que aã euatt dispo-kçôeB fcèin de-«e incluir na nova redacção do !od; e que elle era urgvn-í por-que «nuiia^iCaraardi estavam sem ínt-ios e faz sobne «90 a 400Cama-fi» que f xtsiam» — Pon um Decreto da sregun-a DicUoUiHa, os Concelhos mumcipaes, d<_ que='que' ovpow='ovpow' con-='con-' ioo='ioo' d.uo='d.uo' resso='resso' ainda='ainda' mais='mais' uc='uc' emquti='emquti' creou='creou' _900='_900' lãotemoiteios.='lãotemoiteios.' _-ir-aranl='_-ir-aranl' acínmora='acínmora' ora='ora' _='_' malhada='malhada' nas='nas' a='a' tag0:_='u400-:_' e='e' edi='edi' apeníjs-viiií='apeníjs-viiií' o='o' ijaochegam='ijaochegam' alguns='alguns' reclamaram='reclamaram' destes='destes' íionsliliqíiale='íionsliliqíiale' asim='asim' _351='_351' reduzidos='reduzidos' oram='oram' da='da' xmlns:tag0='urn:x-prefix:u400-'> • kirna dns-vinte) nuo fialla Innto nascontri-' luiçôes in'on*cipfies. tíHtina sobre a necessidade' lê se liwr «olarem Ires contos de réis paia fa/er )iua-cfídáj ,• e Tefere-iSP a uma clausula da LIM' Io Orçamento, pnteada no M um t «ri o do il-uslre Baião cl» líi beira de Sabrosn , em q^et Jesiguflva tinia «niemn para obras ern Ctidfiumi ÍOB l>kslriotos. Mós eíla-pmMi^íio tifin se cum-v anã. Em logar miupravel , e sobre tudo as j jonie*'cuja falta ecnoaraxja absolutamente o rauiiLo , o-i^ue SM] r'c/5 Io* concfitur j>aéacinÍ pá-tacias. foivifii co^icariados á nosan <_.us4a que='que' oíiltptu='oíiltptu' outras='outras' loi='loi' camarás='camarás' o='o' pagámos.='pagámos.' por='por' pre-ítn4a='pre-ítn4a' nós-é='nós-é' ferio='ferio' sogundo='sogundo' das='das' tag1:ó='_:ó' vjo='vjo' mas='mas' _='_' xmlns:tag1='urn:x-prefix:_'> uma ií q\ie requereu com o eeu Couseílio de Munucipro na rftOUvgtianin: foi a da tíarrn.— Ku dnu pouco Valor ús representações dos C«-faana» neít«- m-goou» ^ guando com ellívs nuo re-rjuer o ConceMio-do JMuwicipio, por qsud ai" tenção á Represwntaçào d» Camará mwntmpal da./?arccr, por qne ^a «iia fcaudo veio o« (xxrttfi-buintes. — Km geral, «*stn& Represei)taçdi'6 *^G Io C«nti»a-ra q HG quer elevar a contribuiçân ao dohro da tíecíma, a 20 p^r cen-to do rendi-mcniiO liqíii-do>, isto «o* GoincelJios-'menos ^ravo4ois < euro entraf. na calc\ilo o suicídio liUororno e con» gir.ua do Paro qu*'pr«rteiidco> íi»?«í freffl a« (nonos mo&tiare«j qiw ponerauí uma wcon-Leibuirjão itidir^oti/i, seai-prnv^aoin.q^c^friíira-i» uma íó econoty»»» nas di'»p»z«6'do Concelho! Alem do qi»er só uma' «m duixs, dias ClaítííiHW Siu^phcantes dooumbnloiMus enuade^p^zas com u i»-orça mesto 6m> detalhe, — ;de ver-bu por verba,— como nos ditetw ; o distar modo «cm pó* doutos r-econtuicvjr dos mottioipios, nem avaliar os setts h«Kjurao8y-c por Unro quast que'nada pejemos dooidrr á^iilti de-tãtí inciinaeiR^pr^freul-ações, por que é impossível dar um voto deoonfia« que Upresenla o te» earçaàfcenlti"cwtg/oóo,'~»]s>s.-aqut f> quedia om'a delias! i^/cw.J Por 4G\vau)t∈ gcnwt de despe-t aws cdínpudresc»?, •vé^se «cjTre é-impo-ssivol con-•MindrlíJ-esta llagn»»le dissipação, rieMes.etteper-diciosi, 'O-n^slfefS patrômctt* —• O* orçamentos em.gfo4ío iÍJB»'ftoii jwwíeiní ebdarecer; e o»pou-eoi> que Vi&ranr» etÚ detàHie sãq eV>ntraprt)du-centea. -*-1 >lio &lu uma C&f»atía quo tom «uma divida^ e pr-i(«ríd« paga Ia em tressto ó fyripratusaveL Vlttlti pur cento! Na Françfri, 'rica « prospera ^ o« Dapaftantamo* mai* g^a+ados pagam ^S'- por cenlo^de conMjfibur^&o-diH-ectai e a França l-em HÍD Gçwensq foj>tft'i-''l*íte- etíradas , eanaé* i e t-odoâ os «slab^lecioltettlfíWdfriim-íi vuk1*»* etvi-lísaeção, £ scH>\cYuh»rgt) jn^a-^fr1 lèrlt qu«> aqnet-I» qirola é denMw4a«te', -exúeegtva : tílguh^ D& purt.)>men-tos. ndo'|)«g«m-tutois de-6 'e 7. B en> bão Pnrttrg.al , f>obro e nmivavet, ha de pagar 20 porcento, 10 p&ra iô Estudo, 10 p

SM ooflgwas. H*'37tJ9 Poportiiiíis,'qu'e"lem.'de féroft- e p&ásftee 9% contos, (posso a&sogiírar à Camará que'Tertdenattrês v«eéi nwi», conheço di-elfíctos êDi^ufl 'iiuo ha dois passaos avalucbcvs acima de gO^ mri réis)'; e pé d'allar e»tá cal* culado em fí^é''contos, e a derrama tolah enpi 3^2 contos: tolal-tftt des^exa — 6f)0 eohlos por anuo — são ma>i6 de 800 !<_ f='f' diz-sé='diz-sé' não='não' povo='povo' o='o' xjiie='xjiie' _='_'>aga! Paga c. mitUoi >***• JBm vi&fca disto o Minisl,eiii>'deve ser- soÍK;ito,.e desvelar-se ptvra que as contribuições m u n i ca pães não nggravem ainda matí A rtossa situação: cm matérias desta ordeãi^ quando se tra*ta dos interessas mateim«s do» Cidadãos, de>v«.&« fa&er abstracção do interesse^ poiaioos de partidos. O LegibladoT' não deve ter iram. paixão mais forte do que a do bem

Andcipo estas conaideraçôes^pan^o-oasa eoi que se venha pedir ao Senado que vote novas MUptvjíçõtis, afim dg mostrar que o Povo «paga j<í que='que' de='de' caddum='caddum' lanlo='lanlo' nrão='nrão' iso='iso' poc='poc' substituição='substituição' empregados='empregados' do='do' eacompadie='eacompadie' fio='fio' camarás='camarás' imrnonso.='imrnonso.' projecto='projecto' e-para='e-para' br='br' lei='lei' se='se' essa='essa' medico.='medico.' muita='muita' munítipaes='munítipaes' ki='ki' pâo.d='pâo.d' a='a' _-gflfereço='_-gflfereço' necessário='necessário' d='d' preciso='preciso' passo='passo' é='é' ino='ino' n='n' grande='grande' discute='discute' pooo-dêeim='pooo-dêeim' tjowweniw='tjowweniw' approvoção='approvoção' ás='ás' tnoltidão='tnoltidão' na='na' u='u' reduza-s='reduza-s' que-='que-' fatia='fatia' feita='feita' íeuafilhado='íeuafilhado'>os Artigos do Projecto d« que se trn-ctn.

Substituição ao Tiojccto-de Lei N." 149.

Artigd l.e A Camará Municipal discute e pesntYo COMU d CnnseHio Municipal, e em Se»-sào publica, o Orçamento da r«i»»ia e despe-zaj do Co-ntellio "— par* ò| anno/wíztjfo ecooo-mioo MuinL1>píil.*

- §~Uivkífl • Se depây|* 4cí distwfeido e appro-vado esleOrÇAfnenlo, a Camará Municipal julgo r h«c*s&itin o» tili! fazer «igurria hova de$-pd7,s ^ n'4)vu! dn Mnrfic^tí^ a qual no Orçamente respnctKo nuo IJeoha std^ contemplada, o mesma -Camará eoríVo Conselho do Mufíic-ípio, e com elle discutirá1 * resolverá i»m rrcTn O^tm^rtto s o p^l emento r.

Art. ÍJ 9 lialo Orçamento será, d w idido • etn du.is S^cçfS^s : ''fl

i.* l># dés^a Abngatoria e recpita neoe»-sarík paí-á Hii"fn/er fuce.

2ía i>a des^peza fftotiliativa e da receita ne-oessoria par* lhe Fezor 'frfee.íi •' • Art. 3." O* Orçamentos Muni

•^ í.01 O Conselho de Dislficto examinará se as Camarás e Concefhos 'Muriicipaes votaram os rneios GécessflNos para faíer face ás'des-pezas obftgalortas ; e frchani3tem a recel-16 para is^o rtecessafl*.' }

§ 2." Se A Camftra 'e Concelho Munhcipal se recusjffeía a'vôtar a receUa { o Consetho'de Disificto Vbtftrá ascontrifeuHçô^s neoefcsarriaí ria eoftfbrmidadfe dos Leis.

§ .f).° O Cotícelho n5t> pódte introduzir novas deôpufcas' no Orçaiirèrrto , ne«rr angmentar as propostas, se nfto quando e^stas dtsspezaa fo^ rem obrigatórias.

Art. 4.° Ga'reridirriefltos Municíf)*es d/re-ctos^ nunca pode r tx

§ Unic'o. Os Prôptietari-os nSò Residente1 nd Concelho } ' só potiern ser •coHpctaiios na niela*-de das quantiasrem que ô seriam se n-ellfe-Jfos* »ern nMlderrteíf ' ;

Arh '&•." O^ovérrií» 'tearcará o ^raro den* lio cio q (ta! os O^Ça^freWtas Mutàòipaes devem ser ert-ttégne* ao'CrJn3elfiò de Dt^rlcto para o s*\i eírtdtié1 e approvação. Se-as Camarás não satisfiiéreír» esta obrigação, ''o- Conselho da^Dts-trtetô,ordenará o Or^flMsnto da receita e''des-peza obngat

Art. C.° Ficam «xlinctas as teri«$ doCon'-celho — e a coritríbmçâo pnra'à Úfirv^rsidadt1,

Página 344

344..

.,Ai|l. 7w O Gtewitfo em Concelho ;de feroi fiçjKflulUo-risado para x:ô*cçdçí dos Bens Níreionees^ás CameM-as •M*»nioipne*p-r-'or. ler'-Tehoa neces&arioa .para *e construírem Cemitérios , »+*

- Ari, 8.° lAsConfrorias e Lrinefidftdcs dafã.Q wu«^ da suagercncíe ásCaiuarAs MuiiU cpm feturso parei o •Conselho de Dis*-

.». .

§,,Línico, O excedento d«s suas rendas de-poia de-salisíeibos o£. legados , e3 ;>«o«, , tlôspeziis do falto approvados, «o»1» convidei.», •do como reoid-iincnlo Municipal , e;applir*d< •á «w t c ulat^io dos • expostos ^.partidos de -'

. Professores du inslr-ucc.tto. primai ia , aáylcs

«»t;iidiçida.de , ou otitios «Maftelacitwo.ijloj.prt:-•dosos,. caritativos*,« fiíun-icipaes.: ATL #v°. AiCo-maras Muíiicipa

llmriaaidat pwfa aitenmlanem ou • «dnsBafcas de .pastagetij.tSOjtae-oà-Rios que cor •ren» ddnKro-dosliicnitíís dos seus respt'cbiv

1." • Quando ftòdbuft» margens dos Rios em i locarem 'os Barcas de possagem 4; pcrlou-, ceiam a Concelhos diversos, o produeio da arrematação seiá/dhridido otn duas^pnrlesiguaes, meJade para cadauin diisst>b*redjlos Co,nceJI»os. § 2.° O Ciovv.rrrõ faia oa Regulamentos ne-ijção, deste Artigo da pre-Lei.

Ari. .10.? As gratificações:, aos dt>res'x)« /Coricelho-decfiM.ada's pelo ArU*>,o 117 (do~ Código AdiminU.trati.vo & li oj pregado s dp Admiti-istnálção') ficara exlinclas como encargo Mmvicif>al. *+t. /'flissoi (Manoci). . • ',Sr. Presidente, aahw os lr<_ de='de' nada='nada' nl-giiimas='nl-giiimas' deixar='deixar' dps1='dps1' ucèrcn='ucèrcn' fazer='fazer' nso='nso' artigo='artigo' por='por' luus='luus' coim-aum='coim-aum' delias='delias' _4.='_4.' outros='outros' po-sio='po-sio' mas='mas' _='_' accrescuninrei='accrescuninrei' íigorn='íigorn' e='e' altivos='altivos' io='io' dilo='dilo' _8-wlsti='_8-wlsti' primeiros='primeiros' li-vo='li-vo' p='p' luiçíio='luiçíio' dft='dft' polo='polo' açoes='açoes' ohspi='ohspi' ffue='ffue'>

$r. Pi circumslancias que áe

(.1jf)i»rf«eníl«Wfiuo-, c tie 4- pa-ra 40 nos foros-. Sr. -•Preaickulo, -cn nãp«pccilotg»,J^calQu}o» e do .q.we- eJJe-c. eJm^r^do,; »;as O q uo- e v Q r incontestável , e (JIHÍ qu«nl toyobft rpí^R. qua»i-«fií^pro uUegr^lmontc í» fiticinaa , porque os. foreiro* vi.v«,-m níw-lwrras-, e não loru inlt-r»»? «p de octa -doa lindo,* jx^r, Iromens I,QÍ íMuHicipiios — •- qve, cjntvsideran» qs iuip .i^K>ra4«t [,!>&. Assj.tn g..ftxvuf( fa/. neslii | niagraplio ainda, é UUHIOS up sq(Tveí« nos laq^m^ntosi^er^íi. ,

Sr. PryíjiUente, ftujc.rcio.quje.cançoi-.a jjyjciejíi-c'ra dí» Caniar» , .was conjo/t,nós Jia.vflwios do s.1!!1, govt mudos , por eata,. Lei», iljOs de»valomo6- c{n fp.zçla ião boa quitui^ wç O Anigo 5.° da Substil nitriu Ui?.: JSíío; t!1 provável ^ SF. PreçidçjiU- < «jiio ns Ca-mpras dos Concejko^ deijiernjd': ^|>r

uaia. providenci», para .o remediar/ • Auti^o C.* ídLft^ Substituição. .•;'„ Peço -tío 'Sr. MmjsUrt qne.íjuatldo ou vi F ler «siUe Artigo, não pé ti se que eu vou Airar 'CÍT recurso» ao Tíibsou1-' FO , -e que se uuo assusta, prtrqne, o (]«ie «u \ou,pço.pdr rí d& jusii^a , (o".resultafllo d»:»bo-liiçãu da» ccmlníkjiiiyòes absurdas ninimoraes* ba de^set mqib proveitoso. ( Leut ú tiviigõ 6.°'.) Bu ooutro-)jnrugrap(io. (Jeu ) — Sr. Píeside*/-(Jmnara -Municipal' e -a-iíe-famão' de fonnlias; polilicamehte e':.vrcna..fainilia ; piopricdi-ides -ru^Ucas- o urbanas, 03 5eus

u-ns se«ib toros j no so caáas t pôs, .» fórns esiowmu ligados e a>na'i.. títí nós lançítríiiOíf a Iodas as prupric-d,»dv!» riihlicas d'-nuo podemos !.iti<_.n julgíitn-sc='julgíitn-sc' cuniiibiji.cõe-='cuniiibiji.cõe-' de='de' con='con' _-que='_-que' dus='dus' aos='aos' mfiniifjpíi='mfiniifjpíi' pie='pie' _.a='_.a' liíio='liíio' apenas='apenas' pitipiedados='pitipiedados' coriti='coriti' chis.='chis.' como='como' dt-inuiiiirio='dt-inuiiiirio' aullionsadas='aullionsadas' enenyicafmeru='enenyicafmeru' iilenticas='iilenticas' nmpoítará='nmpoítará' ai='ai' í2o='í2o' espoliação='espoliação' deaubiraljir-se='deaubiraljir-se' retrib-uir='retrib-uir' rjjíirií='rjjíirií' conlos='conlos' as='as' presidido='presidido' possíveis='possíveis' tnovo='tnovo' ilmicào='ilmicào' legisjadori-s='legisjadori-s' lribito='lribito' que='que' sobepnnamenle='sobepnnamenle' leni='leni' creia='creia' elle='elle' influído='influído' por='por' iis='iis' lançamentos='lançamentos' p-r='p-r' sem='sem' cilas='cilas' íeia..='íeia..' cama='cama' lias='lias' irtiqiia='irtiqiia' ca='ca' mas='mas' _='_' tfste='tfste' a='a' c='c' contr-a='contr-a' eridjjnento='eridjjnento' porcenlr.='porcenlr.' os='os' d='d' vêem='vêem' innla='innla' ou='ou' f='f' conserva='conserva' h='h' é='é' i='i' de-le='de-le' m='m' iíijuáiiça='iíijuáiiça' quando='quando' o='o' p='p' la='la' u='u' eepoliaçôes.='eepoliaçôes.' lã='lã' iniquo.e='iniquo.e' embargo='embargo' todos='todos'>

du dou i um sobre os reiidmienléi dos próprios Municipnes e aunvtia cotitnbuiçâojus-ta» (Js trib-u.toB >,qnc nàn tem .justiça rebativn são dxloríck'8.,. — /\s tt-rças são urn.- tributo ex-cepii»Qiiul:,.-c.,io guacda 'as devidas pro-fior^ííes. . EsL«6 InlwAos. pequenos, de-fníliffo i, parasitas, vão comer» a grajíd* acxore das con-s geratís, e euipeccr que cila

se eleve vigorosa e que fruciiftquD. Na conta dos IriUuus parasius ponlio lodus as contribui-coes locar? , irrogolíires-, mais pezadas 11*11113 pontos do que n'òulros, e cresoeudjo para-clAi-par í\ sub&taucia dos Povos, Wi^ ,nno d^ixum ibrçai baálaní« pns:a c&rrogarern com o ^pczio das conlcibuiçòes goiaes. Diesofton lar , pois- estas fionUibuiçòcs densos1 tt-Lbutos-.iinpeitmoTitcs, absurdos c morli^!cadoresr é.tornac utna grande tncdidn de .frnauçns, — Nào se aterre o Sr. 'Mi* insiro com o oslado do Thesouro. &iuo--9e p«r« swada'. que «na. crise porque cslotuns passarrdo, seja absurdo-abolir aá.coortribuiçàep cFu innúitas, irregulares, nimiamente opf»r.esst,vas e vexato-rias j ppJí) cwfllrnrlo, ae&te) momento solomne é que â cabeça do Legislador- »g deve elevar- á altura das circum^lancias, e neste tnomeniqqiict elle deve ler a coragem -e o; bfm censp necessários pára lançar pó v -tarra e sem uma cliiUMna. de co»tribuiçòos comtnodas.,- è Cbter^ia.tr-para.rtíjMirtir atontri btíi^àíQ com igualdacfe-y o p

*** Pódtó S. E\.a accretlitiir que, FC ou ae ncslc momento a»sentado.iitftq'u:d'u d&nima prvfáiaJ ; 10, por centoivdc n»a* ireiq>Í4Bi|>oBl4j no reudflir-o; » a-poi' ce-uto de-cotí* tri-Uuicãq miniiQVpyl, tjuncjp a derruiu* i^»ua* ti decima^ *ày,'i5 po/ocífila^-e^.qíodin -quo nòb 90^ JAíentio,5 poi cenlo p,»r^o Pa,rocho, são 40- por uertlo de iitfibuiçòos (dilectas !. l7, m nljuiii pontQS sei quc-.a cQPilnJUtiicòo ti muito ma i s for-lê. Isto «xliaure a& forças, doe coo» este j>ysiema e, ir

a decima

no #tt em cjeícoali* ,cli-min m'cã,o ; para que alia r«iiti* <_ que='que' c='c' dcvcjirptdwiefie='dcvcjirptdwiefie' _.mister='_.mister' terae='terae' coita='coita' dog-trifaitus..='dog-trifaitus..' _.e.lncaea='_.e.lncaea' _='_' tag1:_='dcsafron-ljlft:_' xmlns:tag1='urn:x-prefix:dcsafron-ljlft'>«fa isso, adopfar as niodJd.ns,nece»í*itias.— Aã ti -vqni

e iiío

ric;l<_. p='p' a='a' tf='tf'>

que çr& sobre a itt rendeiro j diste, qne era . u/ifaad(f,.(!0mo etn> Pffnnça ai di-por t a* e juneillas, &\ '>n&bili(irva e di»c qws-isto ctam, slrattgids

disse ser injustiça, porqn'e -Q tribni-o Técalie «d»-bre o proprietário e ufa saòirt ô rthdeíra ,"' e que k* homens immcnêamcnte rfcfos, còfff tnttí-tos • prédios urbanvs • pequenissirrim:; ' t ' 'p'ó1>ret e «ó UHI um pr-edio urbaMo gratufá. ^' ' ' • '

. Qunnto blo A"rtigo 7.' f/euj ~ Sr.:Pr-estden-to , vento tias Pr^vincias, visitei alguns còh-«; s:«-^íin-c4.o8, oid antes n*snà*\-úi>iás, 'e ve-irttli^p.-ido 'com tamnnhit vandarfsmd ;'' iiãó ha castigos -^ev-eròs para "'os AdmirVístrador^s-culpados « indignos a qucrii tstc d^p^ositô" das"1 rrqiioxa&iihlrcaa 'í(Mn bido ct

ct

sim o deixíirom doshnrnlnr. R. Presidenlt; , et» vi lugcns-tle sepuldiros com insc^ip^ôcs ; íi ' forma r os lados dos tanques p:ira as beatas1 Hebe-' rcni : ns- túmulos de -limnens histórico^ alicr-tos, e 'fiirító cinxss ItinçoTiqq1 ao ar ; viSleVirni»' dos cm mos&a fts m-nnuMie nios díiá bcHus'hrtes ! Cau-ift dor vor 'este, crimes, e mais aindíi cpxí íiqtiem sem onsliaro. . . 8r. Prcsidehio ,' tnniloí do» bent Nacíonues que existem -pelas 'Províncias oàn são senão-ruinas ; os edifícios levantados Cí^m fanto CUN|O estuo reduzidos a pnr-difeiros; para sb tirar uma miserável argola de ferro di'slrae-â<_ a='a' nthr-morey='nthr-morey' a-rellior='a-rellior' cantaria='cantaria' pí='pí' mais='mais' o='o' _-bclla='_-bclla'>ço de esculptura qnc-c.n--be a talho de martcHo ê picão.».. O que vai por essn-s Pcoviueiaç com os -conventos ex'-tinclos ! . . . . Nào se vendem esses edifícios ; « sabi-m porque se n-âo rendem'? E" por ijue; Sr. Presidente, el-les eslào- em minas, e nrto servem já íe,não pa~rn dernol r. Necessita rnos'drt

•>— . multo

uma1 aiJcga, nm.i cav;yil.irie;>, e hana, arrerofiiiímovínrn» coíi-»e*rtl(> prtra lltrí-tU -raiinoa h pouca, teíiiíl quê lhe resta, algirm lip-joki , a pcdf u : o ale u l Am as "o que podorn Vril/r es e c s maimriaes com n accreacida despt-zit ifa demolição, 6'so nos: fica mais eiri coufa chm-prhr ««sãos inalcriaes com1 o nome de convén*

rvempard isso se coirí-O que vnlem pois esíios e^>g extractos dás Sessões «Tc* l, -i Caíflaia, ffwtí seus Senadores se i'ém op-posVo- Su estua eu n pestes, e i»ão desejo r»orfmo-dr> 'nenliiHm ir deoenoontro hs resoluções -da Ca" imUa{ — luas dfevo.

Os Ccrniteiios foram mandados eí,tabfle«T por tf m a Lei de uuia'Admmi que uíépn-eédq«è nus Uisírietôs ehi (jue os Administradores Geraes se tinliam em-f>*nHívdo'«ím que os çeaVi,teriofr*ste rrzessem, hrivia muitos cen>ite«Jr)& tíOí)0iindos,"e tuide os Admi-nisiVffrlcfí** fíeracs nãtí eram ' pai tidisfas o« corri' ast grafite» tnedidas-dí» civilisac*d *'á freníe delias.' Não té um rieVla^o de 1 erra «tlestinixlo1 rinm íeffti-^ quem ha de couiprornetier 'as finaiiç:»B-CrfxTern-a deve coadjuvar as íxias -quizereu* estabeíeoer A-»ylos tte' mendicidndié v^ > Escholas -de iiriãrYueção , ' Brblio»

. Por e«ta occasíão , como fáHei -em tíitnetito3 de cbanotade. (ain^ o,uê fórn de or^ deiu) e como eti'èon o maior \id4odo» os e/jíio-diiítas , quefo-'lembrftF ao Sr. Miilisire^llôs Ne-go*i«8'tlio Roinov q'ie -para l» 'Pouo fle decretou? \\K\Y Asjlo ile na-eif lÍMMélacte, e 'que hf« já' legado* debtiidos »com applicaçao paft». «ste A*y\a, íé el-le áe *Fi;vbekcWideWtvd (Ví< certo prazo. Pefco» CK* Sr. MwiBtro qufc ftime esteWgock» na'con-siel

• Srt. P;rc»i(ipnte,: coM>ô ha -outM -rr/edida

Página 345

intendo que estes partidos tem uma pia cippli-cação. Sr. Piesidente, o Código Administrativo e as Leis anteriores decretaram que as Confrarias dessem conta ao» Administradores de Concelho com recurso para os Conselhos de Districlo, e que o Conselho de Districto applicasse o excedente de uns para auxiliar os outros estabelecimentos de beneficência. Esta providencia legislativa não produzio em Portugal os benefícios que se esperavam ; não por culpa da Lei mas por falta de zelo. O Sr. Ávila com esta Lei, fez cousas muito úteis c dignos de reconhecimento nos Açores; a sua solicitude eslen dou-se depois aos Dislriclos que administrou cm geral. \ Lei não tem sido ião fecunda como se esperava , o que se dev.e at-tribuii ao serem as contas das Confrarias tomadas pelos Administradores dos Concelhos e não pelas Caniara*. Mas Sr. Presidente, nós sabemos que as Confrarias tc-m riquezas im-luensas, mas que as suas contas não tom sido tomadas com exactidão, e que o fui: para que fórum dcí-tiuadob rsles rendimentos não tem sido preenchido, c quem superintende a final esta administração, está, longe, e não a pôde fisculisar efliciizmenle. Eu julgo que e melhor entregar ás Camarás Municipaes a fiscalisação dos e-labelccimcnloà de caridade, e que os seus excedemos sejam applicados para objectos pios commcttidos ás Camarás. A nova Lei sobre expostos tem produzido grande beneficio a bem destes intVlizcs; mas, da maneira por que isto vai, receio que a contribuição venha a crescer piodigiosa e funestamente • muitos liomens casados mandam seus filhos á roda j e assim com o tempo não podem hnsinr os recursos doscontiibumles : então, Sr. Pn-sidenlo, os sobejos das Confrarias não podem UT melhor applicaçao do que serem para os expostos e para os pobres Piofessores de primeiras leiras, por que é uma obia de misericórdia ensinar os ignorantes, e pelas estatísticas crimi-naes se montra qui- os homens que não sabem ler cometlem mais cumes do que nquellcs que tem alguma inslrucção. Julgo pois que esta TiK>dii)a é vantajosa, por que conhecendo as Camarás Municipaes os Compromissos, poq^am melhor obstar a que os rendimentos das Con-

DOS SENADORES.

frarias sejam delapidados; e os excedentes dessas despezas das Confrarias, depois de satisfeitos os encargos pios a que estão ligados, não podem ter melhor applicação do que á Creaçâo dos expostos, Asylos de mendicidade, e Professores de primeiras letras. Se esta idea passar, o peso da contribuição municipal ha de diminuir, e o Sr. Ministro da Fazenda yóde elevar a decima a uru ponto rasoavol , e se não tomar esta medida, é impossível fazer nada , pois as forças dos contribuintes ficarão exhaustas.

Pura que as Camarás não sobrecarreguem os povos com derramas e' mister reduzir as sitas despelas obrigatórias, ou crear-lhes novos receitas, para isso proponho a medida do Artigo 9.° (leu) Apesar de ainda não passar uma Lei sobre barcas de passagem , as Camarás da Barquinha, de Constança e Chamusca tem, segundo creio, arrematado estes rendimentos; tiram d'ahi uma renda — não vexam os contribuintes— e o Povo é melhor servido. Onde as barcas não são arrematadas os especuladores unem-se, combinam-se, o Povo paga mais, e pcior servido, as Camartis ficam tem aquelle recuiso, e os contribuintes mais carregados na derrama. Sem embargo, eu sou muito opposlo a *»sta espécie de Leis, ainda que este privilegio é concedido ás Communidades municipaes, c por is*o desejaria que o effeito deslavei não durasse mais de quatro ou seis annos. — No emlanto esta Lei c grandemente reclamada pelos Povos, e nas circumstancias actuaes julgo-a útil.

Lerei o Artigo 10 ultimo da Substituição : (leu.) Sr. Presidente, os nossos antigos lieis quando queiiam alargar a sua aulhoridade, como dizem alguns escriptores, quando não queriam Juizes Ordinários, diziam = vá para lá o Juiz de Fora (e accrescentavam) nós lhe pagaremos da nossa Real Fazenda: =. eu já disse que não conbatia por ora as decisões desta Camará relativas á reforma Administrativa ; mas depois da nova organização os Administradores de Concelho são empregados da Administração Geral e da sua exclusiva nomeação , e não podem ser considerados empregados das Municipalidades, nem os seus ordena-

345

dos ficar a cargo delias. Esta gratificação doa Administradores de Concelho pôde ser abolida, por que elles tem hoje emolumentos ex* cessivos, pela Lei de Q9 de Outubro de 18tl: (leu.) O registo das hypothecas lhes foi devolvido, o que é uma das medidas que eu não approvo , e que a experiência ha de mostrar que se enganaram ; m Administradores tem tanta cousa de que 9e~empregueni, e não podem levar a nota das hypothccns ás costas: ao registo das hypolhecas nas Cabeças de Comarca, se deviam sor accrescentado o registo dos Testamentos: cm algumas partes não ap-pareccu a estatística das hypothecas, e nas Províncias do Noric , aonde o juro é de 5 e 6 por cento, aonde tudo si» faz com segurança, tinham-se feilo bons Omcios. (Leu diversos Artigos da Lei de 181-0 pnra mostrar os lucros dos Administradores.) Por consequência, no meu intender, tem emolumentos de mais, e não necessitam de gratificação, e a emenda que eu proponho não vexa o Tlicsouro ; esteja o Sr. Ministro certo que lhe não ha de faltar gente que queira, entào aliviem-se os contribuintes. Ò Sr. Ministro intenderá que em todas estas medidas não tive a menor intenção de o embaraçar.— Mando para a Mesa a minha Substituição.

O SR. PKIÍSÍDENTE: — A hora já deu ha muito tempo: por tanto, como a Camará já não está em numero, o que vou propor é — se se admille a Substituição do Sá r. Passos para ser discutida conjunclamente com o Projecto.

O SR. CONDE DE LINHARES: —Eu peço que se impnma. (Apoiados.)

Consultada a Camará^ admittio aquclla Substituição, c approvou que se imprimisse.

O SB. PRESIDENTE: — Como temos a decidir alguns objectos de urgência seria bom que a Sessão começasse ámanhan um pouco mais cedo. (Apoiados.) A Ordem do dia e' a mesma que vinha para hoje, e a reunião da Camará será pela uma hora. — Está fechada a Sessão.

Página 346

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×