O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPUBLICA PORTUGUESA

DIARIO DA ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE

9.ª SESSÃO

EM 28 DE JUNHO DE 1911

SUMMARIO. - Leitura e approvação da acta. - Expediente. - Segundas leituras do projecto de amnistia aos empregados dos Caminhos de Ferro do Sul e (sueste; de uma proposta acerca das nomeações de funccionarios, feitas sob a Republica; de outra sobre a conveniencia de haver duas sessões em cada 24 horas; de outra relativa a uma commissão de inquerito ao trabalho e condições da vida operaria; de outra que diz respeito aos funccionarios que fazem parte da Assembleia Constituinte. - Usa da palavra para um negocio urgente, depois de consultada a Assembleia, o Sr. Alfredo de Magalhães que trata largamente dos acontecimentos de ordem publica no norte do país. Respondem-lhe os Srs. Presidente do Governo, Ministros da Guerra e Ministro dos Negocios Estrangeiros - O Sr. Ramada Curto manda para a mesa um requerimento relativo ao Sr. João Alfredo de Faria, major reformado. - O Sr. França Borges requer esclarecimentos acerca dos quadros de funccionarios da Direcção Geral de Estatistica, do Ministerio das Finanças.

Ordem do dia: - O Sr. Deputado Antonio Bernardino Roque, manda para a mesa uma proposta para desdobramento em quatro secções da commissão de negocios ultramarinos. - O Sr. Presidente interrompendo o orador que principiara a justificar a sua proposta, lembra que a ordem do dia é a eleição de commissões. - Trocadas algumas observações entre o Sr. Presidente e o Orador, este pede que seja consultada a Camara sobre se lhe permitte que continue a justificar a sua proposta. A Camara resolve negativamente. - Procede-se ao escrutinio das eleições realizadas na sessão anterior, e um seguida, á eleição das commissões de negocios ecclesiasticos, de negocios estrangeiros, marinha e legislação operaria. - O Sr. Deputado Xavier Esteves manda para a mesa uma participação em nome da commissão de finanças. - O Sr. Deputado Victorino Guimarães participa tambem a constituição da commissão de guerra. - O Sr. Presidente levanta a sessão.