O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário da Câmara do» Deputado*

Art. B.° Fica revogada a legislação cm contrário.

Ministério das Colónias, em 9 de Março de 1914. = O Ministro das Colónias, Alfredo An(/uxto Lisboa de Lima.

Admitida. Paru a comissão de colónias.

Projecto de lei

Senhores Deputados.-— A vossa comissão do guerra, tendo examinado a pretensão do primeiro sargento reformado, Manuel de Almeida, em que pede para lhe sor aplicado — molhorando-lhe a sua ré forma o disponto no decreto de. l'.' d'1 Outubro do l DUO o :.)(.) de Maio de 1!K)7, é de opinião que n â'o há que deferir, pelos seguintes fundamentos:

1." Reformou se o requerente em G de Setembro de 1899, nos termos do artigo 5.° da lei.de 23 de Junho do 1880, que á data regulava a reforma das praças de pré. com o pré diário de ;\:>>í)(õ).

L.'," Niío há nos dois decretos de 1900 o 1907 disposição alguma que ihe po.-^a ní;r aplicada, pois que, quanto aos sargentos reformados anteriormente •:'! q u «•!•."•* decretos, só estabeleceram: o de 1900 no seu artigo 7." ('transitório) «que as disposições do presente decreto poderão aproveitar às praças de pró a quem haja sido '•onrc.diila a reforma depois da publicação na ordem do exército da carta de lei do 7 de ,l unho de 1907, se assim o requererem» ; e o de 1907, no seu artigo 3.° «é elevado a 1ÍGO réis diários o vencimento de todos os sargentos reformados que actualmente percebem vencimentos inferiores àquela quantia )>.

Sala das Sessões, em 1.1 de Marco de 1914. - - Antó-fiio d o Carvalhal da $ H rei m Telex de Carvalho--Alfredo liuldiútio f/r Reabra Júnior--Sá- Cardoso-- Vitorino Godin.ho — - Fernando da Cunha Macedo-----Heldcr Ribeiro, relator.

Faz-se a inscrição pura antes da ordem do dia.

O Sr. Carvalho Mourão:—Sr. .Presidente : constou me, por via indirecta, que a Companhia dos .Fósforos, isto é, a sua direcção, se queixara de que eu aqui a maltratara — por palavras, que não por obras, bem entendido.

Ora, eu tenho a declarar, em primeiro lugar, que não costumo tratar mal nin-

guém. Foram, porventura, mal interpretadas as minhas palavras, porque eu aos Srs. directores da Companhia dês Fósforos individualmente os considero e respeito, eo-mo devo.

Portanto, íica bem assente que eu não pretendi, nem de leve, magoar os directores da Companhia dos Fósforos; individualmente merecem-me, corno já disse, todo o respeito e consideração. Sinto, porém que a Companhia não mereça a mesma consideração, nem o mesmo respeito. (Apoiadoti).

Seja me lícito estranhar, Sr. Presidente, que a direcção da Companhia, tendo tido o ouvido tam duro <_ que='que' tenha='tenha' uma='uma' do='do' nilo='nilo' simples='simples' pagar='pagar' sensível='sensível' amargas='amargas' para='para' delicada='delicada' menos='menos' arranhadura.='arranhadura.' contribuições='contribuições' á='á' tam='tam' aberta='aberta' suas='suas' trabalha='trabalha' epiderme='epiderme' queixas='queixas' e='e' apoiados.='apoiados.' lamentações='lamentações' h='h' público='público' p='p' as='as' diariamente='diariamente' escutar='escutar' lumsricneia='lumsricneia' inais='inais' sua='sua'>

Era bem melhor que ela tivesse procedido de modo que, não desse lugar às queixas constantes, JI pobre contribuinte; ruas cia tem sido surda a todas ;ib iv;'i;!T!i:!c~>cs «Io publico. FJ a rsse propósito, oeorre-mc contar uma his-torieta que eu li, nào há muito, num jornal francês:

«l;m cidadão qualquer apresentou se com uma carta de recomendação ao director da Companhia de Oeste. O director leu a carta e preguntou ao portador que habilitações tinha, porque ele pretendia um lugar na mesma Companhia. Não obtendo resposta, reiterou lhe, várias vezes, a pre-gunta, e sempre com o mesmo resultado; mas tanto berrou, que o pretendente percebeu, pelo gesto, o que ele lhe pregun-tava e respondeu-lhe:-— sou surdo. Então,. o director, sorridente, respondeu-lhe : — está bem, irá para a secção das reclamações».