O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de :/./ de Março de

9

essa elassc diz respeito) é isso ainda motivo, mais do que suficiente, para, justificar a manutenção da escola na capital do Minho.

E esta representação, que eu mando para. a mesa, e que desenvolve outros considerandos, o espero que a comissão nào deixará, certamente, de torná-la, na devida conta.

Tenho dito.

O Sr. Francisco José Pereira: — Mando para a mesa uin parecer da comissão de administração pública.

O Sr. João de Meneses:- — Desejava, Sr. .Presidente, fazer uma pregunta ao Sr. M i n i s 1 1' o d a, ..l u s f, i c a .

Li, nos jornais, que S. E x.'1 tinha expedido uma, circular aos administradores de concelho, a respeito da Lei da Separação da igreja do Estado.

Desejava, pois, saber se S. Ex.° já tinha recebido alguma resposta ao questionário, que enviou, c se essas respostas virão a tempo de serem estudadas por quem deseje entrar na discussão da Lei da Separação.

O orador não reviu.

O Sr. Ministro da Justiça (Manuel Monteiro): — Já veio um grande número de respostas, e. ato a altura em que começar ò debate sobre a especialidade da, Lei de Separação das igrejas do Estado, trarei à Câmara todas as respostas que vierem a essa circular.

O Sr. Pereira Cabral : — Peço ao Sr. Ministro da Justiça que atenda ás minhas considerações, visto não estar presente o Sr. Ministro das Colónias, para delas fazer sciente a S. Ex.a

Corno V. E x.''1 talvez saiba, 'd eu -se um desastre em Lourenço Marques; a, draga que ali funcionava foi para o fundo.

Eu peço a V. Ex.;i para d i /e r ao Sr. Ministro das Colónias que, como S. Ex.:i sabe muito bem, se torna urgente comprar imediatamente outra, porque a dragagem do canal cie Polana não pode parar um momento, senão a navegação deixa, de se fa/cr e V. Ex.;i calcula os prejuízos que isso pode acarretar para. o porto de Lonrenço Marques.

Eu tencionava; quando cheguei, protes-

tar energicamente contra a iniquidade da proposta orçamental de )30 de Junho, que veio afectar todos os funcionários do ultramar, mas já soube que a Câmara reparou essa iniquidade; portanto, agora só tenho a felicitá-la por esse facto.
Tinha mais considerações a fazer, mas reservo-as para quando receber os documentos por que espero. Não perdem nada pela demora.
O orador não reviu.
O Sr. Ministro da Justiça (Manuel Monteiro):— Transmitirei ao Si;. Ministro das Colónias • as considerações do Sr. Deputado.
O Sr. Ribeiro de Carvalho:—Mando para, a mesa um projecto de lei criando no hospital das Caldas da Kainha um posto climatológico.
O Sr. Helder Ribeiro: — Por parte da comissão de guerra, mando para a mesa uni parecer.
O Sr. Presidente: — Vai passar-se à ordem do dia.\Os Srs. Deputados que tiverem documentos a mandar para a mesa podem íanê-lo.
Documentos enviados para a mesa
Requerimentos
Kequeiro que, pelo Ministério de Instrução, me sejam, com urgência, enviadas as seguintes informações:
l. ° £ Q uai s a s c o n d i c õ e s n e c e s s á i • i a. s para a promoção dos professores primários de 3." classe à 2.a e á J.a? •
2.° ,; Q u a l o critério seguido?
3.° Lista completa dos professores de o.;i classe promovidos, com o número de anos que serviram nessa classe e as informações relativas ao seu serviço em cada ,'[.\\o.= Joaquim Ribeiro.
Mandou-se expedir.
Reqneiro que, pelo Ministério do Fomento, me seja fornecido um exemplar das Notas nobre Portugal. (Exposição Nacional do .Rio de Janeiro). = ~Rodri Mandou-se expedir'.