O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8 Diário da Câmara dos Deputados

viços prestados podia tomar uma cómoda aposentação, continua no seu posto, firme, pronto a servir o país, que é o dever máximo de todos nós, especialmente nesta hora decisiva em que, com o início duma nova civilização, se definem os interesses de Portugal.

É perante êste exemplo admirável de dedicação pela Pátria que me curvo, cumprindo um dever que corresponde ao impulso do meu sentimento.

Sr. Presidente: separam-nos, por certo, ideas e processos, mas ligam-nos, indissoluvelmente, nesta hora, os mesmos sentimentos: o amor por tudo que é nosso, e a nossa inabalável confiança no futuro.

Eu queria que as minhas primeiras palavras nesta sessão fossem um grito de esperança no meio desta desoladora tristeza, fossem a afirmação da minha certeza no ressurgimento da nossa Pátria.

Creio na eficaz colaboração de todos que aqui estamos para resolver ou, pelo menos, atenuar os graves problemas que afligem a vida colectiva.

Essa colaboração é possível agora e não creio que haja algum português, cônscio das suas responsabilidades e que veja o perigo que sôbre nós se suspende, como ave sinistra de agouro, que negue a sua colaboração.

V. Exa. conte, e o país, com o nosso esforço, e mal vai aquele que nesta hora tam grave coloque acima dos interesses nacionais as suas vaidades ou as suas ambições particulares ou políticas.

O supremo interesse agora é o interêsse nacional e nós, católicos, podemos orgulhar-nos de o ter defendido desde a primeira hora, seguindo o exemplo de todos os católicos do mando, que estão desfazendo a calúnia de que a igreja é inimiga da Pátria e mostrando que ela é fonte fecunda dos mais sagrados preceitos do dever. (Apoiados).

Dizem que a nação tem os olhos postos em nós. Assim, deve ser! É que ela espera que êste Parlamento, que é o primeiro Parlamento que ela elege desde õ de Outubro de 1910, (Apoiados) faça o que os outros, filhos da viciação do sufrágio, filhos do sectarismo, não fizeram.

A situação que estava não podia manter-se porque não há regime que viva sôbre uma base de crimes e de injustiças.

O gachis era tremendo e dele não se poderia sair senão por uma revolução. Vivia-se uma tirania sufocante e sob a acção duma minoria inepta e corrupta que tornava impossível o progresso do país. Contra o trabalho dignificante essa demagogia soltava grito de guerra que mais se acentuava, sobretudo, contra a igreja, inventando revoluções e conspirações contra o regime para se defender a si mesma.

Nesta altura a revolução de 8 de Dezembro foi bem recebida e acolhida.

Não esqueça a Câmara que esta revolução era o esmagamento definitivo da demagogia. A demagogia não era um partido: era uma seita, pela contumácia no crime.

O nosso apoio significa uma obra essencialmente nacional, a qual não permito afirmações suspeitas nem situações duvidosas!

Sôbre êste ponto de vista a obra da revolução alguma cousa tem feito.

Quero-me referir à aproximação de Portugal e a Santa Sé, sôbre a qual tam levemente passaram as palavras eloquentes do Sr. Presidente da República, facto êste que devia merecer mais um pouco a atenção do país.

Veja V. Exa. o que está sucedendo nos outros, países que tem os olhos postos na Santa Sé, na questão do padroado do Oriente, êsse sonho, ainda por realizar do grande Afonso de Albuquerque.

Há um outro decreto que é preciso registar; refiro-me à assistência religiosa em campanha. Aqueles que lá fora, em terra estrangeira, tam alto levantam o nome português, impõe-nos o seu sacrifício o dever de fazermos uma política exclusivamente nacional.

O seu sacrifício não nos permite que enveredamos por um caminho de política de divisão e ridículo. (Apoiados).

Nesta hora de dúvidas e incertezas apenas devemos manter a unidade nacional. (Apoiados).

Tanto a forma de Govêrno como a luta de partidos que aqui se devem derimir devem ser cuidadosas porque a situação da Pátria a isso se impõe.

E árdua a nossa missão! O nosso caminho é exclusivamente nacional e estamos convencidos de que a maioria deixará chegar até o fim a nossa missão.

O Sr. Presidente é garantia de que isto