O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

SIESSA.O IsT.°

EM 12 DE MAIO DE 1922

Presidência do Ex.rao Sr, Domingos Leite Pereira Baltasarde Almeida-Teixeira

Secretários os Ex.raos Srs.

SumáHo.— Aberta a sessão com a presença de 5ti Srs. Deputados, é lida a acta e dá-se conta do expediente. É aprovada a acta. São concedidas licenças.

Antes da ordem do dia.— Prossegue o debate, na especialidade, sobre a proposta do Sr. Al-btrto Xavier, que modifica o Hegimento da Câmara dos Deputados. Usam da palavra, tendo sido por alguns dos oradores apresentadas propostas, os Srs. Ferreira da Rocha, Almeida Kibeiro, Pau Io Cancela de Abreu, Alberto Xavier, João Ca-moesas, Carvalho da Silva e Cunha Leal.

Ordena do dia.— Prossegue a discussão sobre a especialidade da matéria do parecer n." 53. que autoriza o Governo a utilizar o crédito de 3 milhões de libras obtido e-n Londres.

Unam da palavra os Srs. Ministro do Comércio (Lima Basto}, Ferreira da Bocha e Fausto de Figueiredo.

O Sr. Ministro da Marinha (Azevedo Coutinho) informa a Câmara sobre a travessia aérea do Atlântico.

Prossegue e conclui a discussão do parecer n." 53, usando da palavra os Srs. Carvalho da Silva, Almeida Ribeiro, António Fonseca, Alberto Xavier e Paulo Cancela de Abreu.

'É aprovada a dispensa da leitura da ultima redacção da proposta de lei.

Continua a discussão da proposta do Sr. Alberto Xavier, que modifica o Regimento da Câmara, Usam da palavra os Srs Almeida Ribeiro, António Fonseca e Alberto Xavier, tendo sido apresentadas várias propostas e um projecto, de lei do 3r. António Fonseca, o qual foi aprovado.

São aprovadas, depois de haver falado o Sr. Carvalho da Silva, as alterações do Senado à proposta de lei n." 5, que modifica a alínea c) do artigo 101.° do decreto n ° 5:640.

Antes de se encerrar a sessão.— O Sr.

Sampaio Maia ocupa-se do inquérito à questão dos trigos, respondendo-lhe o Sr. Ministro da Agricultura (Ernesto Navarro).

João de Orneias da Silva

O Sr. Álvaro de Castro chama a atenção do Sr Ministro das Colónias (Ttodriyues Gaspar), para o procedimento do auaitor de Fazenda da índia portu-iut&a.

O Sr. Pereira Bastos ocupa-se da melhoria da situação dos oficiais do exército, respondendo-lhe o Sr. Ministro das Finanças (Portugal Durão}.

Usam da palavra fiara expHcações sobre o mesmo assunto os Srs. Pereira Bastos, Leio Portela, M°ni»tro dos Finanças e Presidente do Ministério e AJinistro do Interior (António Maria da Silva).

É encerrada a sessão, marcando-se a imediata com a respectiva ordem do dia.

Abertura da sessão às lõ horas e 10 minutos.

Presentes à chamada 56 Srs. Deputados.

São os seguintes:

Adolfo Augusto de Oliveira Coutinho.

Albano Augusto Portugal Durão.

Alberto Carneiro Alves da Cru?:.

Alberto Leio Portela.

Albino Pinto da Fonseca.

Amaro G:ircia Loureiro.

Angelo de Sá Couto da Cunha Sampaio Maia.

António Correia.

António Grinestal Machado.

António Pais da Silva Marques.

Armando Pereira de Castro AgatSo Lança.

Artur Brandão.