O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

;isr.0 92

EM 4 DE JULHO DE 1922

Presidência do Ei.

Secretários os Ex.mos Srs.

Sr. Domingos Leite Pereira

Baltasar de Almeida Teixeira

Sumário.— Aberta a sessão com a presença de 50 Srs. Deputados, é l/da a acta e dá-se conta do expediente.

Antes da ordem, do dia.- - O Sr. Ginextal Machado requere que entre imediatamente em dis-cuseão o parecer n." 105 e, em seguida, o n.° 93.

O Sr* Modri(/o Rodrigues chama a atenção para palavras atribuídas a um membro do Congresso das Beiras e que reputa ofensivas do Parlamento. 2íesponde-lhe o Sr. Presidente.

Havendo número regimental, é posto à votação o requerimento do Sr. Ginestal Machado. Usam da palavra sobre o modo de votar os Srs. Vitorino Guimarães, LeiotPortela, António Fonseca e Fernando Freirià. E aprovado o requerimento. Faz-se a contraprova. Verifica-se não haver número. Feita a chamada e havendo número, a votação dá o mesmo resultado.

Lê-se o parecer n." 105. Usa da palavra o Sr. Fernando Freirià, que apresenta uma emenda, a qual é aprovada em substituição do artigo i.°. São aprovados os restantes artigos.

Entra em discussão o parecer n.° 93, relativo a caminhos de ferro. Usam da palavra os Srs. Francisco Cruz, António Pais e Almeida fíibeiro.

Aprova-se a acta.

O Sr. Presidente comunica à Câmara uma carta do Sr. António -Maia em que este pede escusa de membro das comissões dê guerra e caminhos de ferro. • Usam da palavra os Srs. Vitorino Guimarães, António Maia, Aqatão Lança, Estêvão Aguas, Ginestal Machado, Plínio Silva, Carvalho da Silva e António Fonseca. O Sr. Presidente, em vista da atitude dos representantes dos vários grupos parlamentares, insta com o Sr. António Maia para que desista do seu propósito. O Sr. António Maia aquiesce, agradecendo a manifestação da Câmara.

O Sr. Francisco Cruz pede esclarecimentos sobre uma noticia, do «.Mundo», respondendo lhe o Sr. Presidente.

Ordem do dia.— O.Sr. Carvalho da Silva requere que entre imediatamente em discifssão o

João de Orneias da Silva

parecer .n." 121 (sobre o regime cerealífero). O Sr. Alberto Xaviei manda, com o mesmo fim, outro requerimento. O Sr. Presidente do Ministério (António Maria da Silva) entende que o parecer n." 178 não pode xer prejudicado por qualquer outro assunto. Sobre o modo de votar usam da palavra os Srs. Carvalho da Silva, Francisco Cruz e, Pedro Pita, e para explicações os Srs. Presidente do Ministério* Pedro Pita e Cunha Leal. São rejeitados os requerimentos dos Srs. Carvalho da Silva e Alberto Xavier.

Entra em discussão o parecer n.° 178, que cria um tribunal especial para o julgamento dos indivíduos implicados no 19.de Outubro. Usam da palavra os-Srs. Sampaio Maia, Paulo Cancela de Abreu, Fernando Freiriay Cunha Leal e Dinis da Fonseca.

Antes de se encerrar a sessão.—O Sr. -José Pedro Ferreira ocupa-se de interesse» da Nazaré, respondendo-lhe o Sr. Ministro da Justiça (Catanho de Meneses}.

O Sr. Sampaio Maia trata do concurso aberto para o provimento de lugares de corretores na Bolsa Oficial do Porto, respondendo-lhe o Sr. Ministro da Justiça.

O Sr. Presidente encerra a sessão, marcando a imediata com a respectiva ordem.

Abertura da sessão, às 15 lioras e 10 minutos.

Presentes, õO Sra. Deputados.

São os seguintes:

Adriano António Crispiniano da Fonseca.