O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPUBLICA *SF PORTUGUESA

MÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

S B S S A O IsT.0 98

EM 10 DE JULHO DE 1922

Presidente o Ei.** Sr. Domingos Leite Pereira

Secretirlos os to.- ta.} f'^'1" f»f« ^"« i João de Orneias da Silva

Sumário.— Abre a sessão com a presença de 41 Srs. Deputados.

São aprovadas as duas actas anteriores. Dá-se conta do expediente.'

Antes da ordem do dia. — Continua em discussão o parecer n." 93 (sobre a construção de caminhos de ferro}. O Sr. Francisco Cruz, que ficara com a palavra reservada, conclui o seu discurso, seguindo-se o Sr. Eugênio Aresta. São admitidas moções de ordem dos Srs. Francisco Cruz e Eugênio Aresta.

Insta por documentos que requereu o Sr. Amaral Reis.

São admitidas proposições de lei, já publicadas no «Diário do Governo».

Ordem do dia (primeira parte).— Continua em discussão o parecer n." 102, que autoriza o Governo a remodelar os serviços públicos. O Sr. Carvalho da Silva, que tinha ficado com a palavra reservada, conclui as suas considerações. Segue-se o Sr. Pedro Pita, que não conclui as suas considerações.

O Sr. Agatão Lança requere, e é rejeitado, que na sessão do dia 11 entre em discussão na ordem do dia o parecer n." 136,

O Sr. Agatão Lança, para explicações, expõe os motivos por que fez o seu requerimento, terminando por novo requerimento: que o parecer se discuta na mesma sessão, antes da ordem do dia. O Sr. Presidente do Ministério (António Maria da Sil-va) usa da palavra sobre o modo de votar, falando no mesmo propósito os Srs. Vicente Ferreira e Sá Cardoso. Volta a usar da palavra para explicações o Sr. Agatão Lança. Sobre o modo de votar fala o Sr. Cancela de Abreu. O Sr. Agatão Lança retira o seu requerimento.

O Sr. Presidente f Alberto Vidal) declara que o parecer será marcado para discussão na sessão referida, antes da ordem do dia.

Entra na tala e toma assento a Sr. Carlos Eugênio de Vasconcelos.

Ordem do dia (segunda parte).— São aprovados sem discussão os pareceres n." 149 (tratados de paz assinados em Neuilly-sur-Seine) e 164 (convenção internacional sobre a navegaçã» de 13 de Outubro de 1919, concluída em Maio de 1920J.

Em negócio urgente^ refere-se a ameaças revolucionária* dos últimos dias, respondendo o Sr. Presidente do Ministério, o Sr. Sá Cardoso, fazendo declarações em seguida os Srs. Barras Queiroz, Carvalho da Silva, José Domingues dos San-tes o Lino Neto.

Continua em disaussão o parecer n.° 121, novo regime cerealífero, usando da palavxa o Sr. Cancela de Abreu, que apresenta e justifica diversas propostas. . O debate fica pendente.

Antes de se enoerrar a sessão. — O Sr.

Carvalho da Silva protesta contra o facto de se não poder tratar ante» da ordem do dia áe diversos astuntos.

O Sr. Torres Garcia refere-se à falta de comboios na linha da Beira Alta para transporte de cal no concelho de Cantanhede.

Encerra-se a sessão, marcando-se a imediata para as 21 horas.

Documentos enviados para a Mesa durante a sessão. —Projectos de lei.—Pareceres.—Requerimento.

Abertura da sessão às 10 horas e 12 minutos.

Presentes 41 Srs. Deputados.

Srs. Deputados presentes à abertura da sessão.